Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCauã Alvarenga Alterado mais de 10 anos atrás
1
Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I
Avaliação de Software Profª. Leticia Lopes Leite Software Educacional I
2
Qualidade Conceito multimensional que se realiza através de atributos.
Deve ser definida para determinado objeto.
3
Qualidade de Software Dependente da área de aplicação do software.
Objetivo comum independente da área de aplicação Avaliar um software de folha de pagamento não vai ser igual a avaliar um software educacional Atendimento das necessidades do usuário
4
Qualidade de Software é...
Um conjunto de atributos que devem ser atingidos, em um determinado grau, de modo que o produto atenda às necessidades do usuário. Sendo assim... Não devemos esperar chegar ao final do processo de desenvolvimento para avaliarmos se o produto tem ou não, a qualidade desejada.
5
Mas, se quisermos comprar um software pronto?
Devemos realizar um processo de avaliação.
6
Por que medir Software? (Pressman)
Para se ter uma indicação da qualidade do produto Para assegurar a produtividade das pessoas que desenvolvem o produto Para assegurar os benefícios advindos dos novos métodos e técnicas da engenharia de software Para formar uma base cognitiva Para ajudar a justificar um pedido de novas ferramentas e treinamento adicional
7
Software Educacional... Crescimento rápido da disseminação e utilização de software educacional. Muitas vezes o SE produzido é de baixa qualidade, principalmente devido a: Pouco praparo de recursos humanos na área educacional; Pressão mercadológica dos fabricantes de hardware Produção descentralizada de programas de ensino; Quantidade de horas de trabalho necessárias para o desenvolvimento e a implementação. Dificuldade de montagem de uma equipe multidisciplinar que desenvolva um trabalho cooperativo.
8
Uso do computador na Educação
Aplicação bastante complexa, pois exigem características de utilização nem sempre consideradas em outras aplicações.
9
Avaliação de Software Educacional
Avaliador deve se perguntar: Para que avaliar? O que interessa saber em relação ao software? Respostas permitirão escolher os métodos e procedimentos de avaliação que sejam mais apropriados
10
Planejamento da Tecnologia Educacional
Deve responder a 3 perguntas principais: Onde estamos indo? Busca a qualidade da educação para os alunos Como vamos chegar lá? Como alcançar juntos a qualidade da educação Como sabemos que chegamos? Exige coleta de dados por um certo período de tempo e avaliação contínua
11
Avaliação (Sanchez) Formativa: Somativa:
realizada durante o projeto e desenvolvimento do software, pelos próprios desenvolvedores. Somativa: realizada geralmente com o produto final, por pessoas não envolvidas na produção do software.
12
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade explorando assuntos não facilmente apresentados por outros meios educacionais.
13
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo filosofia educacional objetivo claramente definido e pode ser atingido com o software
14
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo vocabulário adequado conteúdo apropriado ao nível do aluno
15
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela usuário tem controle das seqüências correção da ortografia tela é bem utilizada recursos de cor e movimento são bem utilizados
16
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções informações claras, completas e bem formatadas na tela possibilidade de avanços e volta na apresentação das telas de informações facilidade de interrupção do programa entrada e saída do programa em diferentes pontos possibilidade de inclusão e exclusão de informações programa “roda” de acordo com as instruções fornecidas na documentação
17
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno entradas e saídas de dados são fáceis e consistentes convenções e símbolos para entrada de dados são usuais tratamento de erros (possibilidade de fornecer escores para que professor e alunos definam o perfil de desempenho do software)
18
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais avaliados principalmente em relação a quantidade e qualidade das telas gráficas fornecimento de helps, ajuda recursos de animação, cor e som
19
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação grau de concordância entre o que o programa pretende fazer e o que ele realmente faz
20
Avaliação de SE (Lathrop e Goodson)
A avaliação de um programa educacional deve ser feita observando aspectos como: criatividade objetivo conteúdo formatação da tela instruções repostas do aluno recursos motivacionais aspectos técnicos documentação função do professor relacionado aos níveis de autonomia do usuário permitido pelo programa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.