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A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão

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Apresentação em tema: "A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
de Marketing é estudar, analisar, identificar e desenvolver ofertas aos seus múltiplos mercados.

2 3 Objetivos da Gestão de Marketing Criar ou identificar valor
Desenvolver e entregar valor Alinhar pessoas aos valores

3 Inteligência de negócio
Aos gestores de marketing se faz necessária a competência para identificar oportunidades que se apresentam às instituições, bem como as ameaças que ela deverá enfrentar na tentativa de cumprir os objetivos estabelecidos. Inteligência de negócio

4 Construindo a ideia do valor.

5 Equação que sintetiza o valor da oferta do ponto de vista do cliente:
Benefícios percebidos Valor percebido: Custos percebidos

6 Benefício é tudo aquilo que o cliente acredita
Para entender melhor: Benefício é tudo aquilo que o cliente acredita estar recebendo na proposta de valor.

7 Custo é tudo aquilo que o cliente acredita
Para entender melhor: Custo é tudo aquilo que o cliente acredita que deve dar em troca dos benefícios.

8 Benefícios do produto Caractetísticas; Estilo; Marca; Garantia;
Ou seja: Caractetísticas; Estilo; Marca; Garantia; Durabilidade; Facilidade (uso); Imagem; Prestígio. Benefícios do produto

9 Benefícios do serviço Confiabilidade; Empatia dos funcionários.
Ou seja: Confiabilidade; Empatia dos funcionários. Benefícios do serviço

10 Custo monetário Preço de varejo; Impostos; Despesas de entrega;
Manutenção.

11 Vamos fazer um exercício.

12 Vamos fazer um exercício. Vamos comprar um leite Ninho...

13 Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui.

14 Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui. E comprar aqui.

15 Vamos fazer um exercício. O exercício é comprar aqui. E comprar aqui. O preço é igual? Por quê?

16 O gestor de marketing tem que conhecer as exigências de valor de
Uma reflexão: O gestor de marketing tem que conhecer as exigências de valor de cada mercado-alvo e adaptar o mix de marketing para atender bem.

17 Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos:

18 1 Excelência operacional
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 1 Excelência operacional

19 1 Excelência operacional
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 1 Valor superior a concorrência; Preço e conveniência; Preço competitivo; Rapidez no atendimento; É confiável; Boa qualidade. Excelência operacional

20 1 Excelência operacional
Exemplo: 1 Excelência operacional

21 2 Intimidade com o cliente
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 2 Intimidade com o cliente

22 2 Intimidade com o cliente
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 2 Valor superior a concorrência; Segmentação focada; Produtos adequados; Atendimento surpreendente. Intimidade com o cliente

23 2 Intimidade com o cliente
Exemplo: 2 Intimidade com o cliente

24 Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos: 3 Liderança em produtos

25 3 Liderança em produtos Valor superior a concorrência;
Para essas exigências é preciso levar em consideração três aspectos: 3 Valor superior a concorrência; Produtos que tornam os da concorrência obsoletos; Atende clientes exigentes; Inovação; Soluções atuais. Liderança em produtos

26 Para essas exigências é preciso levar em consideração
três aspectos: 3 Liderança em produtos

27 Diferenciais & posicionamento

28 Para o Gestor de marketing?
Desafio: Identificar as possíveis vantagens competitivas, que são os diferenciais, que permitirão posicionar a proposta de valor na mente dos consumidores pelo produto, os serviços agregados, o atendimento, a marca e a imagem da instituição.

29 Passo a passo do pocicionamento.
Posicionar cada produto para um grupo-alvo de consumidores, criando atributos que atendam às suas necessidades desejadas;

30 Passo a passo do pocicionamento.
Elaborar a mensagem de propaganda mais coerente e pertinente para atingir esse grupo-alvo de consumidores;

31 Passo a passo do pocicionamento.
Planejar bem o mix de comunicação. Escolher veículos e meios eficientes para esse grupo.

32 Passo a passo do pocicionamento.
Os canais de distrubuição bem planejados para que o produto chegue com maestria ao consumidor;

33 Passo a passo do pocicionamento.
Estratégias de preço para cada grupo-alvo trabalhado.

34 Construção da ideia de valor:
Passo 1: Definição e segmentação do mercado-alvo;

35 Construção da ideia de valor:
Passo 2: Definição de benefícios e atributos potenciais;

36 Construção da ideia de valor:
Passo 3: Avaliação do desempenho percebido pela concorrência;

37 Construção da ideia de valor:
Passo 4: Identificação das vantagens diferenciais;

38 Construção da ideia de valor:
Passo 5: Desenvolvimento do pociosionamento Específico;

39 Construção da ideia de valor:
Passo 6: Nível de valor percebido;

40 Construção da ideia de valor:
Passo 7: Criação da declaração de estabelecimento de alvo e posicionamento;

41 O que o Gestor de Marketing
não pode tirar do foco: Clientes atuais e potenciais Intereção do Cliente com o relacionamento A hora da verdade

42 Qualidade

43 Qualidade Tudo aquilo que o cliente reconhece e percebe como

44 O quê o cliente recebe e o
Markeing técnica Markeing funcional O quê o cliente recebe e o como o cliente recebe.

45 O gestor de MKT tem que observar:
:: O profissionalismo e capacidade; :: Atitudes e comportamento; :: Acessibilidade e flexibilidade; :: Confiabilidade e integridade; :: Recuperação de serviço; :: Visão geral do serviço; :: Reputação e credibilidade.


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