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PublicouNatália Carris Alterado mais de 10 anos atrás
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Capítulo 3 Formas de comunicação do processo de CIM
©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Mix de comunicação de marketing
Figura 3.1 ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas tradicionais de comunicação
Propaganda: o benefício-chave da propaganda é a capacidade de comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. A propaganda é paga e repetitiva, e o patrocinador da mensagem é identificado. Publicidade e relações públicas: a publicidade utiliza a mídia de massa da mesma maneira que a propaganda. O que a diferencia é o fato de não ser paga. O gerenciamento da imagem da empresa é chamado de relações públicas. CRIAÇÃO DE IMAGEM/POSICIONAMENTO ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas tradicionais de comunicação
Patrocínio: pode ser considerado uma forma de comunicação cuja essência está relacionada à construção de uma imagem por meio de associação com outra já estabelecida (patrocinado). É necessário a adequação da imagem pretendida com a imagem do patrocinado. IMAGEM NA SOCIEDADE Promoção de vendas: um conjunto de técnicas de incentivo, de prazo determinado, objetivando estimular a compra/venda mais rápida. Visa a agregar benefício extra ao produto. ESTÍMULO DE VENDAS (BENEFÍCIO EXTRA) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas tradicionais de comunicação
Marketing direto: permite a comunicação personalizada. Visa a criar uma resposta imediata e mensurável do mercado. Exemplos de marketing direto: mala direta, telemarketing, venda direta, propaganda de resposta direta e formas que utilizam meios eletrônicos. CONTATO PERSONALIZADO Venda pessoal: é a comunicação individual (por telefone ou pessoal) entre comprador e vendedor. Tem a vantagem da persuasão. Permite apenas a comunicação com um número limitado de indivíduos por contato. MENSAGEM PERSONALIZADA, INTERATIVA E MODULADA ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas tradicionais de comunicação
Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas complementares de comunicação
Product placement: equivocadamente chamado no Brasil de merchandising. Ações cooperadas com o trade: campanhas de comunicação de varejo desenvolvidas conjuntamente pelo fabricante e pelo varejista. Marketing digital: métodos que utilizam computadores ou redes de computadores (exemplo Internet). Eventos: feiras, congressos, seminários, exposições, shows etc. INSERÇÃO DE PRODUTO EM TV OU FILME CAMPANHAS CONJUNTAS COM VAREJISTA FLEXIBILIDADE, RAPIDEZ E BAIXO CUSTO CONTATO COM PÚBLICO ESPECÍFICO. EXPOSIÇÃO E VALORIZAÇÃO DE MARCA ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas complementares de comunicação
Merchandising: atividade de exposição de produtos no ponto-de-venda. Folhetos/catálogos: especialmente importante nos casos em que a decisão de compra é mais planejada ou feita em momento posterior à visita ao ponto-de-venda. Marketing de relacionamento: o processo contínuo de identificação e criação de valores e compartilhamento de seus benefícios com clientes individuais durante todo o tempo de vigência da parceria. EXPOSIÇÃO COMPLEMENTO DE INFORMAÇÕES CONTATO COM CLIENTES ATIVOS ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas complementares de comunicação
Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas inovadoras de comunicação
Advertainment: associar uma comunicação mercadológica com entretenimento de tal forma que seja impossível desassociar uma da outra. Marketing viral: boca a boca com o uso da Internet como meio de suporte. Buzzmarketing: semelhante ao marketing viral, mas não necessariamente feito pela Internet. ASSOCIAÇÃO DE MENSAGEM COM ENTRETENIMENTO EVIDÊNCIA/DESTAQUE DE MENSAGEM EVIDÊNCIA/DESTAQUE DE MENSAGEM ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Formas inovadoras de comunicação
Tabela 3.1 (trecho) ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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Comunicação e Internet
Internet: oportunidade e ameaça. A situação clássica na qual a empresa era a única emissora da mensagem, e o cliente era o único receptor agora ficou ultrapassada. Figura 3.2 – Fluxo de comunicação na Internet ©2008 Pearson Education do Brasil Comunicação integrada de marketing, 2a. ed.
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