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Marketing Composto de marketing: promoção

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Apresentação em tema: "Marketing Composto de marketing: promoção"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Composto de marketing: promoção
Mix de comunicação ou Composto promocional É o conjunto de mensagens que o ofertante do produto/serviço comunica ao seu público-alvo e stakeholders. 1 1

2 Algumas Metas Estratégicas da Comunicação de Marketing
Meta Estratégica Descrição Informar o público sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Criar consciência Formar imagens positivas Criar na mente das pessoas avaliações positivas sobre produtos, marcas, lojas ou organizações. Identificar possíveis clientes Descobrir nomes, endereços e possíveis necessidades de compradores potenciais. Formar relacionamentos no canal Aumentar a cooperação entre membros do canal. Criar valor para os clientes, satisfazer seus desejos e necessidades e conquistar sua lealdade. Reter clientes 2 2

3 O Processo de Comunicação
A fonte codifica a mensagem O receptor decodifica a mensagem A fonte transmite a mensagem via meio de comunicação O receptor fornece feedback para a fonte 3 3

4 * IMPORTÂNCIA: DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO
ETAPAS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO “ O modelo dos cinco Ws” * IMPORTÂNCIA: DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO Quem :a quem comunicar Quando: quando comunicar Por quê: por que comunicar O quê: o que comunicar Onde: onde comunicar

5 Comunicação de marketing
O Modelo AIDA Comunicação de marketing Atenção Interesse Desejo Ação 4 4

6 O Composto da Comunicação
Venda Pessoal Propaganda Merchandising Marketing direto Publicidade Promoção de Vendas Marketing digital Atendimento ao cliente Além desses, temos: a assessoria de imprensa e relações públicas, Embalagem e rótulo. 5 5

7 “ CONCEITOS DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO ”
Propaganda: é qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto/serviço, feita por um patrocinador identificado. Venda pessoal: é a forma pessoal de apresentar o produto e tentar eliminar possíveis sentimentos contrários a sua aquisição. Promoção de vendas: são incentivos a curto prazo que visam estimular a experiência e aumentar as vendas do produto/serviço. Publicidade: é qualquer forma não paga de divulgação de produto/ serviço. Merchandising- são ações de comunicação e promoção no ponto-de-venda, com sinalizadores promocionais, cartazes, folhetos, stands.

8 “ CONCEITOS DO COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO ”
Marketing direto- é a comunicação direta e criteriosa, porém impessoal, entre empresa e cliente. Pode ser via telefone, internet, correio. Atendimento ao cliente- é a comunicação pessoal entre as empresas e o cliente, sem propósito de venda imediata. Marketing digital- é o conjunto de mensagens que a empresa insere na internet, seja na forma de página, jornais eletrônicos, newsletter e fóruns. Assessoria de imprensa e relações públicas- é a comunicação dirigida especificamente aos meios de comunicação e aos stakeholders quando de eventos específicos.

9 Comparação dos Elementos do Composto de Comunicação
Propaganda Vendas Pessoais Promoção de Vendas Publicidade Controle sobre a mensagem Alto Médio-alto Alto Baixo Modo de Comunicação Mão única Mão dupla Mão única Mão única Fonte imparcial da mensagem Não Não Não Sim Mensagem pode ser direcionada para cada cliente Não Sim Não Não Foco a Curto Prazo Não Não Sim Não Custo por Contato Baixo Alto Pode variar Custo indireto Custo Total Alto Baixo Pode variar Custo Indireto 6 6

10 Administração da Estratégia de Comunicação
Definição dos objetivos da comunicação Escolhendo o composto de comunicação Definição do Orçamento de Comunicação Implementação e Controle 7 7

11 Duas Abordagens para a Comunicação de Marketing
Estratégia de Expansão, push (empurrar) Comunicação de Marketing Comunicação de Marketing Usuários finais Produtor Revendedores Comunicação de Marketing Usuários Finais Produtor Solicitam produtos Revendedores Solicitam produtos Estratégia de Retração, pull (puxar) 8 8

12 Métodos para Definir os Orçamentos de Comunicação
Vantagens Desvantagens Percentual de vendas Simples de usar Orçar com base nas vendas esperadas implica a ideia de que a comunicação não pode melhorar o desempenho das vendas O profissional de marketing tende a beneficiar-se com o aumento do orçamento durante períodos de crescimento das vendas Valor fixo por unidade Reduzir o orçamento de comunicação durante períodos de queda nas vendas pode ser desastroso em alguns casos 9 9

13 Métodos para Definir os Orçamentos de Comunicação
Vantagens Desvantagens Pode ser difícil obter informações orçamentárias dos concorrentes ; Pode levar ao crescimento constante dos orçamentos de comunicação; Supõe que os concorrentes tenham os mesmos objetivos. Leva em conta as atividades dos concorrentes As quantias orçadas serão razoáveis se os concorrentes estiverem orçando com eficácia Baseado na Concorrência Não considera os objetivos de marketing Tomar empréstimos pode ser uma alternativa válida para custear algumas estratégias de comunicação Leva em conta recursos limitados; Pode estimular a criatividade para fazer com que os recursos rendam o máximo. Disponibilidade de Recursos 9 9

14 ? ? Avaliação da Eficácia da Comunicação de Marketing
Mudanças nas Vendas O que aconteceu ? Sales Pesquisa de Marketing Por que aconteceu ? 13 11


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