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O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro

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Apresentação em tema: "O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro"— Transcrição da apresentação:

1 O SOLO 3ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
2008

2 ROTEIRO O SOLO E O MEIO AMBIENTE O SOLO E OS SERES VIVOS
O SOLO E OS SERES HUMANOS O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

3 FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR
O SOLO E O MEIO AMBIENTE FORMAÇÃO DO SISTEMA SOLAR Nuvem de gás e poeira Primeiro bloco de poeira e gás que deu origem ao Sol Segundo bloco de poeira e gás que deu origem aos planetas

4 Observe a simulação feita pela NASA:

5 O SOLO E O MEIO AMBIENTE A superfície terrestre é composta também pela matéria de meteoritos que se chocavam intensamente com a Terra no início de sua formação. Dessa forma houve a formação de uma grande rocha, denominada de rocha primária ou rocha mãe

6 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
QUAL DAS AMOSTRAS DE SOLO TEM CONSISTÊNCIA PARA FORMAR UMA ROCHA?

7 EXPERIMENTO (SOLO E MEIO AMBIENTE)
QUESTÕES Quais foram as suas observações com relação a consistência das duas amostras de solo? As duas amostras apresentaram consistência para formar uma rocha? Na sua opinião qual o fator responsável para que as duas amostras tenham características distintas? A partir dos resultados dessa atividade você é capaz de dizer explicar como sedimentos soltos podem originar rochas sedimentares coesas?

8 O SOLO E OS SERES VIVOS A rocha primária (Rocha mãe), pela ação do vento e das chuvas, passa a se decompor pela ação da erosão. Nas rachaduras instalam-se alguns seres vivos. O crescimento de pequenas raízes tendem a abrir essas rachaduras, contribuindo com a erosão A combinação do processo de erosão com a ação dos primeiros seres vivos deram origem aos diferentes tipos de solo.

9 O SOLO E OS SERES VIVOS Os seres vivos contribuem para aeração do solo. Inclusive os microorganismos que atuam quimicamente reagindo com substâncias do solo e das raízes das plantas, originando fertilidade ao solo.

10 EXPERIMENTO ( O SOLO E OS SERES VIVOS)
QUAL A IMPORTÂNCIA DOS SERES VIVOS PARA A RESPIRAÇÃO DO SOLO? POR QUE UMA DAS AMOSTRAS DE SOLO BORBULHA E A OUTRA NÃO? Microorganismos não podem ser vistos a olho nu, mas existem e podem promover reações químicas importantes. Assim, a reação química entre esses microorganismos e determinadas substâncias produzidas pelas raízes da plantas são fundamentais para a respiração do solo.

11 EXPERIMENTO (SOLO E OS SERES VIVOS)
QUESTÕES Qual a diferença entre as duas amostras de solo? Por que você acha que a primeira amostra não produziu borbulhas e a segunda sim? O que significa essas borbulhas? O que produziu o processo de respiração do solo? Qual o papel do açúcar nesse processo? Em situações reais na natureza, como o solo poderia ter açúcar em sua composição?

12 O SOLO E OS SERES HUMANOS
AÇÃO DO HOMEM SOBRE O SOLO PODE ACARRETAR BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS PARA O MEIO AMBIENTE

13 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS)
QUAL O EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE O SOLO? AMOSTRA DO SOLO DO SERTÃO NORDESTINO

14 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS SERES HUMANOS)
QUESTÕES Como eram as características das amostras antes de serem colocadas no fogo? Quando foram colocadas no fogo o que se pode observar? Você saberia explicar a causa dessas diferenças? No caso da argila haveria algum modo de fazer com que ela voltasse a apresentar o aspecto original? Como? E no caso da outra amostra? Como?

15 O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Aristóteles ( a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.

16 EXPERIMENTO (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS)
AS FASES DA LUA Por que a Lua muda de aspecto?

17 EXPERIMENTOS (O SOLO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS )
QUESTÕES Como estava a esfera branca quando você olhou pelo furo C? Como estava a esfera branca quando você olhou pelo furo B? Como estava a esfera branca quando você olhou pelo furo A? Fazendo uma comparação com as fases da Lua, qual objeto da experiência representa a Lua? E qual representa o Sol? E o que significa os furos A, B e C? No furo A a Lua estaria em que fase? E no furo B? E no furo C?


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