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Aprendizagem e individualização
Flavio da Silva Borges
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Noção de causalidade “ O hábito de buscar dentro do organismo uma explicação do comportamento tende a obscurecer as variáveis que estão ao alcance de uma análise científica. Estas variáveis estão fora do organismo, em seu ambiente imediato e em sua história ambiental. Possuem um status físico para o qual as técnicas usuais da ciência são adequadas e permitem uma explicação do comportamento nos moldes da de outros objetos explicados pelas respectivas ciências” (Skinner, 1953/1994, p. 41).
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Causalidade externa: relação organismo-ambiente
“Ao nos voltarmos para as condições externas que modelam e mantém o comportamento dos homens, ao mesmo tempo que questionamos a realidade de faculdades e qualidades internas às quais os êxitos humanos foram atribuídos, nós passamos daquilo que é pobremente definido e vago para aquilo que é observável e manipulável” (Skinner, 1955/1999) Causas externas são as únicas que podem ser alteradas e, consequentemente, são as únicas que possibilitam o controle do comportamento
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Três níveis de explicações
1. Filogênese: história da espécie 2. Ontogênese: história do indivíduo 3. Cultura: história da comunidade verbal Como identificar as variáveis de controle do comportamento?
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Evolução e Comportamento
Variação e Seleção Tipos de Seleção Filogênese Ontogênese Cultural
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O Reflexo Inato ou incondicionado
Características importantes destes comportamentos: Desenvolvido ao longo da história filogenética Estão presentes desde o nascimento (alguns até antes); Não há a necessidade de ser aprendido; São comuns a todos os membros da espécie; São muito importantes para nossa sobrevivência; Apenas um estímulo biologicamente determinado pode eliciar (produz) a resposta reflexa. Um estímulo incondicionado elicia (produz) uma respostas incondicionada.
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US UR
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Definição de reflexo: Linguagem cotidiana: Linguagem Psicológica:
Reflexo como sinônimo de resposta – reflexo pupilar; reflexo de sugação Linguagem Psicológica: Consiste em uma relação entre um estímulo e uma resposta. É um tipo de interação entre um organismo e seu ambiente.
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Comportamento Reflexo
“Somente quanto se começa a relacionar aspectos do comportamento com os do meio é que há a possibilidade de uma ciência do comportamento” (Keller & Schoenfeld, 1950). S R Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente; Resposta é uma mudança no organismo;
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Estimulo + Resposta = Reflexo
Estimulo só pode ser definido considerando sua relação com uma resposta e vice-versa. S R Determinada mudança no ambiente produz determinada mudança no organismo (físicas e fisiológicas). O reflexo é uma relação entre um estímulo e uma resposta na qual um estímulo elicia a resposta.
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Exemplos de reflexo Estímulo Resposta Fogo próximo à mão
Contração do braço Martelada no joelho Flexão da perna Alimento na boca Salivação Barulho estridente Sobressalto
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Leis do Reflexo Lei da Intensidade-magnitude. Lei do Limiar
Lei da Latência Habituação e Potenciação
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Os reflexos e as Emoções
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Reflexos Aprendido ou condicionados
Características do reflexo condicionado: característica particular do indivíduo difere de outros membros de sua espécie. é um tipo de comportamento que depende de aprendizado. Construído a partir de reflexos inatos.
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Procedimento para reflexos condicionados = aprendidos
Antes do condicionamento, apenas o estímulo é capaz de eliciar uma resposta reflexa Condicionamento Antes Início Durante Após US UR US UR NS CS CR US – Estímulo Incondicionado NS – Estímulo Neutro RC – Resposta Condicionada UR – Resposta Incondicionada CS – Estímulo Condicionado
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Exemplo de Emparelhamento Caso Sra. W
A Sra. W estava usando um vibrador por vários meses. Uma tarde, aconteceu-lhe estar na casa de uma amiga para um bate-papo. Durante a visita a filha da amiga voltou da escola, ligou o teclado elétrico e foi à cozinha preparar um refresco antes de começar a tocar uma música. Quando o motor elétrico do teclado foi ligado, a Sra. W notou seu zumbido; ele lhe pareceu familiar e agradável. Enquanto ela continuava a conversar com a amiga, começou a perceber que esta ficando sexualmente excitada. À medida que o zumbido continuava, sua excitação alcançou níveis mais altos.
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Procedimento para condicionamento
Estímulo Incondicionado Estimulação do clitóris com vibrador Emparelhamento Resposta Incondicionada Excitação sexual Estímulo Neutro Som/zumbido _______ Resposta Condicionada Excitação sexual Estímulo Condicionado Som/zumbido
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O reflexo e o estudo das emoções
1 – medo 2 – alegria 3 – raiva 4 – tristeza 5 - excitação sexual 6 – amor – Ágape; Filos; Eros 7 – ciúmes 8 - timidez, etc.
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Medo aprendido 21
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Comportamento Operante
O comportamento operante é emitido. Os homens agem sobre o mundo, modifica-no e, por sua vez são modificados pelas conseqüência de sua ação. Se o meio se modifica formas diferentes de comportamento desaparecem enquanto as conseqüências produzem novas formas de comportamento. (Skinner, 1957)
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Comportamento Operante Paradigma
C (S) R (Futuras)
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Condicionado Operante
Resulta em uma crescente taxa de ocorrência de uma resposta que já existe com alguma força. Dizemos que comportamento operante é condicionado ou fortalecido quando ele é seguido por reforçamento. - Procedimento: Todo comportamento que já ocorre com alguma força quando seguido por um estímulo reforçador é mais provável de ser emitido novamente, ou seja resulta em um aumento na taxa de respostas. R SR
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Tipos de Conseqüências
Estímulo Reforçador É definido pelos seus efeitos sobre o comportamento. Assim quando apresentado como conseqüência de uma certa resposta deve-se verificar um aumento na sua taxa. R SR - Reforço Positivo: deve-se verificar um aumento na sua taxa de respostas pelo acréscimo de um estímulo ao ambiente. - Reforço Negativo: deve-se verificar um aumento na sua taxa de respostas pela retirada de um estímulo ao ambiente.
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Punição Assim como o reforço este também e definido pelos seus efeitos sobre o comportamento. Assim quando apresentado como conseqüência de uma certa resposta deve-se verificar uma diminuição na sua taxa.
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Esquemas de Reforçamento
Reforçamento contínuo – 1:1 Produz uma alta taxa de resposta em um curto período, utilizado na aquisição de comportamentos, pouco resistente a extinção e o organismo rapidamente fica saciado. Tempo Respostas
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Esquema de Intervalo – Tempo
A conseqüência é liberada contingente primeira resposta que ocorra após a passagem de tempo fixa ou variável. - Intervalo Fixo. Primeira resposta depois de uma passagem fixa do tempo. - Intervalo Variável. Primeira resposta depois de uma passagem variável (médio) do tempo. Tempo Respostas Tempo Respostas
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Esquema de Razão – Respostas
A conseqüência é liberada contingente primeira resposta que ocorra após um número de respostas fixas ou variáveis. - Razão Fixo. Primeira resposta depois de um número fixo de respostas. - Razão Variável. Primeira resposta depois de um número variável (médio) de respostas. Tempo Respostas Tempo Respostas
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Esquemas de Reforçamento
Tempo Respostas IF Tempo Respostas RF Tempo Respostas RV Tempo Respostas CRF Tempo Respostas IV
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