Carregar apresentação
1
Portfólios da Prática Pedagógica
Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo
2
Portfólio da Prática Pedagógica
Resultado do trabalho educativo do professor elaborado ao longo de um período de tempo. Deve apresentar a trajetória do professor, desde a definição de critérios para a seleção de conteúdo, a seleção dos conteúdos, a metodologia de ensino e os critérios de avaliação advindos da auto-reflexão do professor sobre sua prática.
3
Elementos Planejamento Execução Avaliação Reflexão crítica
Replanejamento
4
Planejamento I Programa de ensino Ementa Objetivos
Conteúdo programático (unidades didáticas) Metodologia de Ensino Meios Processo de avaliação Bibliografia Básica
5
Planejamento II: Unidades didáticas
Plano de aula Competência Tema de Estudo Metodologia Recursos/Meios Avaliação Referências Bibliográficas
6
Execução e Avaliação I Trabalho de execução Trabalho de avaliação
Execução do plano de aula Identificação dos prós e contras do trabalho realizado Trabalho de avaliação avaliação somativa avaliação formativa Reflexão crítica sobre o trabalho identificando sucessos, fracassos e dificuldades
7
Avaliação II Heteroavaliação Auto-avaliação
Identificação dos prós e contras do trabalho realizado pelos alunos e por seus pares. Auto-avaliação Identificação das dificuldades enfrentadas; Identificação dos sucessos obtidos. Reflexão crítica sobre atuação avaliando sucessos, fracassos e dificuldades.
8
Avaliação III Trabalho de projeto
Descrição de um trabalho realizado; Justificativa do projeto; Relações interpessoais; Relações com a comunidade. Comentários sobre o trabalho, avaliando dificuldades, contribuições, e desafios
9
Síntese Evidência e reflexão sobre a prática;
Visão do desenvolvimento processual do professor; Auto-Avaliação processual; Reconhecimento dos pares e colaboração; Estabelecimento de padrões com base na prática pedagógica efetiva; Estímulo ao Aperfeiçoamento e à Reflexão; Desenvolvimento de uma cultura da prática pedagógica.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.