A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação, cultura e políticas da diferença

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação, cultura e políticas da diferença"— Transcrição da apresentação:

1 Educação, cultura e políticas da diferença
Gilberto Ferreira Ana Colling Mestrado em Educação Unilasalle

2 Entre Lugar (Homi Bhabha)
O híbrido Um terceiro Eu Homem Negro Outro Mulher Branco Espaço de Negociação Campo de disputa de poder

3 Não-lugares (Marc Augé)
Modernidade Nascimento - séculos 15 e 16 com o chamado renascimento. o homem como centro formador e originário da modernidade –  Luta entre racionalidade /empirismo que vai assentar as bases das ciências físicas e naturais, Abandono das justificações teológicas por outras de base filosófica Supermodernidade Figuras de excesso: superabundância espacial: paradoxalmente ao encolhimento do mundo (concentração urbana, imigrações, etc...) – produção de não-lugares: aeroportos, vias de passagens, shoppings, etc. Superabundância da individualização e da referências Novo entendimento sobre a categoria tempo

4 Não-lugares (Marc Augé)
Modernidade Supermodernidade Lugar Afirmação Não-Lugares Negação de lugar fixo Não é identitário/nem histórico Nunca se realiza Completamente Vivências de solidão Espaços de passagem, incapazes de dar sentido Polaridades Fugidias Espaço: lugar praticado

5 Não-lugares (Marc Augé)
Não é relacional Não é histórico Não é identitário Entretanto, como o conceito é dinâmico carrega duplos sentidos e pode ser, a partir de quem produz...

6 Não-lugares (Marc Augé)
Exemplos

7 Auto estradas

8 Aeroportos

9 Salas de espera

10 Não-lugares (Marc Augé)
Características Espaços de ninguém Espaços de passagem Permeados de pessoas em trânsito Permitem vislumbrar um mundo transitório Efêmero, fugaz Comprometido com a solidão e com a semelhança

11 A centralidade da discussão
(Novo) Objeto Lugares da contemporaneidade– a ser estudado nas suas contradições e complexidades Método passagem

12 Fomentador de relações
Oposição Espaço antropológico: Relacional Identitário Fomentador de relações interpessoais, São históricos É principio de sentido para quem habita e de inteligibilidade para quem observa Não-lugares

13 Zona de contato (Mary Louise Pratt)
“(...) espaços sociais onde culturas díspares se encontram, se chocam, se entrelaçam uma com a outra, frequentemente em relação extremamente assimétricas de dominação e subordinação – como o colonialismo, o escravagismo, ou seus sucedâneos ora praticados em todo o mundo”. (p. 27)

14 Zona de contato (Mary Louise Pratt)
“(...) espaço de encontros coloniais, no qual as pessoas geográfica e historicamente separadas entram em contato umas com as outras e estabelecem relações contínuas, geralmente associadas à circunstâncias de coerção, desigualdade radical e obstinada”. (p. 31)

15 Zona de contato (Mary Louise Pratt)
“(...) é uma tentativa de invocar a presença espacial e temporal conjunta de sujeitos anteriormente Separados por descontinuidades históricas e geográficas cujas trajetórias agora se cruzam” (p.32).

16 Relações assimétricas
Zona de contato Relações assimétricas de subordinação e dominação Zona de Contato Trajetórias que se cruzam Estabelecem relações contínuas Portadores de culturas distintas Separados geográfica e espacialmente Colonizador Portadores de culturas distintas Separados geográfica e espacialmente Colonizado

17 Zona de contato Dimensões Interativas e Improvisadas Anticonquista
dos encontros coloniais Trata das relações entre colonizados e colonizadores, presença comum, interação, Entendimento em contextos de relações assimétricas de poder Anticonquista Estratégias de Representação Aquele cujos olhos imperiais passivamente vêem e possuem

18 Zona de contato Como modos metropolitanos de representação
são recebidos e apropriados pela periferia? (p. 31)

19 Espaço de Espaço de Espaço de fronteira Negociação e tradução
Entre - Lugar Espaço de Negociação e tradução Espaço de negação e de passagem Não - lugares Espaço de fronteira Colonial Transculturação e identidade Zona de contato Fronteira Lugar de encontro e Enfrentamento Campo de disputas Recriação de novos espaços

20 Por uma síntese conceitual
Entre – Lugar Espaço de Negociação e tradução Fronteira Lugar de encontro e Enfrentamento Campo de disputas Recriação de novos espaços Zona de contato Espaço do Improviso, da espontaneidade Não – lugares Espaço de negação e de passagem

21 Referências BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, p AUGÉ, Marc. Não–lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, p PRATT, Mary Louise. Os olhos do império relatos de viagem e transculturação. Bauru, São Paulo: EDUSC, p


Carregar ppt "Educação, cultura e políticas da diferença"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google