A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz."— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz.

3 O ponto de neutralização em uma titulação ácido-base é geralmente sinalizado por um indicador visual, tal como a fenolftaleína ou o azul de bromotimol.

4 Mas podemos utilizar outro sentido - o olfato - para detectar o ponto de viragem, desde que tenhamos um indicador olfatório, isto é, uma substância que apresente odores diferentes em pH acima ou abaixo de 7,0.

5 A vanilina e o eugenol são dois exemplos: ambos apresentam odores diferenciados em função do pH. Na aula de hoje, entretanto, vamos introduz um novo indicador olfatório: o suco de cebola!

6 O odor das cebolas é devido a presença de compostos orgânicos sulfonados, tais como tióis, tioéteres e tiosulfinatos. Os mais importantes, nas cebolas, são o 1-propeniltiosulfinato, propil-tiosulfinato e metil-tiosulfinato.

7 Estes compostos são voláteis somente em pH abaixo de 7,0 - fazendo com que, quando numa solução básica, eles não apresentem odor.

8 EXPERIMENTO CASEIRO

9

10 Parte A: entendendo o indicador 1) Prepare um suco de cebola, batendo pedaços de cebola com água, no liquidificador. Filtre o suco, para tirar os pedaços de sólido.

11 2) Molhe 3 pedaços pequenos de tecido com o suco de cebola
2) Molhe 3 pedaços pequenos de tecido com o suco de cebola. Cheire cada pedaço de tecido - todos tem cheiro de cebola.

12 3) Mergulhe o primeiro tecido em uma solução aquosa de 0,1M NaOH, o outro em uma solução aquosa de 0,1M de HCl, e o terceiro em água destilada.

13 4) Cheire cada pedaço de tecido novamente, e anote as observações - um deles não apresenta mais o odor de cebolas.

14 Parte B: A titulação com o indicador de cebola 1) Misture alguns pedaços de cebola a uma solução de NaOH (aproximadamente 0,1M) a ser titulada. Deixe sob agitação durante 15 minutos e filtre para se livrar o sólido. Separe 3 alíquotas desta solução em 2 erlenmeyers.

15 2) Encha uma bureta com 0,1M HCl (solução titulante)
2) Encha uma bureta com 0,1M HCl (solução titulante). Titule, lentamente, a solução contida no primeiro erlenmeyer. A cada gota de ácido adicionado, cheire a solução que está sendo titulada - ao sentir o odor de cebolas, pare a titulação (este é o ponto de viragem).

16 3) Repita o procedimento com o segundo erlenmeyer, mas desta vez adicione algumas gotas de fenolftaleína à solução de NaOH com indicador de cebola. Compare o ponto de neutralização observado visualmente (fenolftaleína) com aquele observado pelo olfato (cebola).

17 Pronto: está completa a sua titulação olfatativa!!!
Fonte: QMCWEB


Carregar ppt "Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google