A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Professor João Pereira Valim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Professor João Pereira Valim"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Sociologia 1º ANO ENSINO MÉDIO Prof. Luiz Egidio Tasca Tussi Graduado em História e pós-graduando em Psicopedagoga Institucional e Clinica pela Fundação Educacional de Fernandópolis

2 O que é Sociologia? De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que, através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade.

3 A Sociologia como disciplina
O termo “sociologia” foi criado por: Augusto Comte, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc. As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: Positivista-Funcionalista; tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim Sociologia Compreensiva; Iniciada por Max Weber Explicação Sociológica Dialética; iniciada por Karl Marx.

4 Contexto histórico do pensamento social
No século XVIII, a Europa vivia um dos mais importantes momentos de sua história. A Revolução Francesa e Industrial provocaram mudanças que até hoje são refletidas na nossa geração. Toda conjuntura política, econômica e cultural passava por modificações: os novos métodos de produção geravam o aumento da produtividade e vários trabalhadores foram substituídos por máquinas. Além disso, ocorria o intenso êxodo rural, ocasionando uma explosão demográfica e conseqüentemente, uma falta de infra-estrutura capaz de comportar esses excedentes populacionais. A falta de empregos aliada à falta de infra-estrutura levou a um relativo estado de caos social: aumento da miséria, fome, criminalidade, doenças, prostituição, suicídio, etc.

5 Sociologia e senso Comum
A atitude natural perante o mundo produz, a partir das experiências vividas pelos homens, um tipo particular de conhecimento geralmente designado por Senso Comum. Este é o modo comum e corrente do conhecimento humano que se adquire no contacto directo com a realidade. Assim, o senso comum é este saber empírico e imediato que adquirimos espontaneamente sem nenhuma procura sistemática ou metódica e sem qualquer estudo ou reflexão prévia.

6 Sociologia e senso comum
A expressão senso comum designa, também, um conjunto de saberes e opiniões que uma determinada comunidade humana acumulou no decorrer do seu desenvolvimento. Sendo produto das experiências vividas por um povo ou por um grupo social alargado, esse saber comum constitui um patrimônio que herdamos das gerações anteriores e que partilhamos com todos os indivíduos da comunidade a que pertencemos.

7 Sociologia e senso comum
Caracterização do senso comum O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objecto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do "conhecer".

8 Sociologia e senso comum
Superficial: isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti", "porque o disseram", "porque toda a gente o diz"; Sensitivo: ou seja, referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária; Subjectivo: pois é o próprio sujeito que organiza as suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquire por vivência própria quanto os "por ouvir dizer"; Assistemático: pois esta "organização das experiências não visa uma sistematização das ideias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de validá-las; Acrítico: pois, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica. (E. Lakatos, Metodologia Científica, São Paulo, 1986)


Carregar ppt "Escola Estadual Professor João Pereira Valim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google