Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Instituto de Ciências Sociais do Paraná Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
2
Semana Acadêmica 2008 Curso: Consultoria Empresarial
DEFINIÇÕES e CONCEITOS: O QUE SE ENTENDE POR CONSULTORIA ? QUAL A IMAGEM IDEAL DE UM CONSULTOR ? VISÃO E COMPORTAMENTO DE UM CONSULTOR ? EMPRESA EM CRISE OU EM DESENVOLVIMENTO ?
3
DEMANDAS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL
Situação: Crise ou desenvolvimento ? Competitividade Qualidade (preço) x Produtividade (custo) Flexibilidade (opções) x Agilidade (tempo de resposta) Criatividade e Inovação. OBJETIVOS DA CONSULTORIA Por quê contratar um Consultor ? Aumentar Capital Intelectual: conhecimentos e experiências Poupar tempo: evitar erros Minimizar de custos: otimizar de desempenho Maximização de Resultados Definição e aprimoramento de “core business”
4
FUNÇÕES DA CONSULTORIA Generalista e Sistêmico
O que faz um consultor ? Generalista e Sistêmico Diagnósticos Situacionais - direcionamento Cenários e Estratégias - planejamento Visão holística e sistêmica - contextualização Especialista e Específico Mercadológico – Clientes, consumidores Produção/ Operação: Processos internos, integrações Recursos Humanos: Aprendizagem, inovação; Financeiro: Receitas, Custos, Investimentos e Resultados. Tecnologias: da industria, de informação
5
MERCADO DE CONSULTORIA
Setor Primário, Secundário ou Terciário ? Definição de Modelos de Negócios Plano de Negócios - viabilidade Mudanças ambientais: novas tecnologias MARKETING DA CONSULTORIA Foco e especialização Formação acadêmica Networking: rede de consultorias, Consultorias multifuncionais: complementaridade Carteira de clientes: casos de sucesso Atuação acadêmica: divulgação e cientificidade
6
CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS DE CONSULTORIA:
Apoio formal da Direção; Autonomia e poder Condições de trabalho Metodologia formal: Contextualização Sistêmica Atuação Focada Comunicação e Documentação Equipe de trabalho: Profissionais da Consultoria e da Empresa
7
ATUAÇÃO DA CONSULTORIA
MODALIDADES E FORMATOS: Projetos determinados Objetivos, Prazo, Recursos, Investimento, Etapas Orientação e assessoria especializada Planejamento, acompanhamento e aconselhamento Formação e Treinamentos Cursos e on the job PROPOSTA DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Levantamento de Situação: Diagnóstico Proposta de trabalho: Etapas, cronograma Recursos necessários: humanos, materiais, tecnologias Investimentos: custo inicial e permanentes Resultados concretos a atingir. Valores e prazos
8
CONTRATO DE DOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA
Objetivos: Melhorias / Resolução de Problema Específico. Modalidades: Projetos Abrangentes X Projetos Específicos Produtos e Resultados: Investimento e Prazos: Horas de Consultoria X Valor “Fechado” Contratante e Contratado: condições gerais O PROCESSO DE MUDANÇA PLANEJADA - Etapas da intervenção do Consultor na Empresa Levantamento de dados: Entrevistas e Analises Proposição / Projeto - Projeção de Cenário Futuro Indicadores de desempenho e mecanismos de mensuração Estratégia de Trabalho – Etapas e Recursos envolvidos Cronograma Físico-Financeiro
9
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS DO CONSULTOR
Competências profissionais Domínio e Conhecimentos científicos Experiência – cases Capacidade de Análise X Síntese Analise e Reconhecimento de padrões Relacionamentos, analogias Habilidades pessoais Proatividade – iniciativa e desafios Comunicação – escrita e falada Objetividade: cientificidade, isenção emocional Relacionamento Interpessoal – Empatia e simpatia Didática – metodologia e clareza Atitudes comportamentais Transparência e veracidade Sobriedade e Confiança Reconhecimento das limitações Ética e Sigilo
10
CONSULTOR COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO.
ÉTICA DO CONSULTOR. Fidedignidade – posicionamento ético, confiança pessoal Sigilo nas informações – privacidade pessoal e organizacional Responsabilidade social - ilegalidades, Exclusividades – concorrência, limites geográficos, temporais CONSULTOR COMO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO. Ponte entre Teoria e Prática: Academia x Empresas: Best Pratices – “polinizador” O PLANO DE CARREIRA DO CONSULTOR. Executivo Assessoria Consultoria Aconselhamento
11
Ferramentas de Consultoria Empresarial
Planejamento e Organização, Sistemas e Métodos Textos descritivos e textos estruturados Gráficos e Diagramas Organogramas Funcionogramas DFD: Fluxos de dados Office: Editor de Texto, Planilha, Apresentação
12
Gestão de Projetos: PMI – Project Mangement Institute
PMBoK – Project Management Book of Knowlegde 9 dimensões Gantt - Cronograma PERT/CPM
13
Sistemas Administrativos
WorkFlow: fluxo eletrônico de trabalho Intranet Chat´s FAQ´s Compartilhamento de Informações Agendas GED: Gestão Eletrônica de Documentos KM: Knowledge Management
14
F I M
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.