A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES
O Brasil na América. E a América no Mundo. Jahu e região no estado de São Paulo O estado de SP no Brasil

2 ESCALAS GEOGRÁFICAS CADA ACONTECIMENTO REFLETE UM TIPO DE ESCALA NO QUE DIZ A RESPEITO SOBRE O NOSSO DIA A DIA, PORÉM ELAS SÃO INTERDEPENDEN-TES, MAS INTERLIGADAS.

3 Exemplo : O Aquecimento Global provoca transformações diferentes em diversos lugares. Por sua vez, cada lugar alterado contribuiu para o aquecimento no mundo inteiro.

4 Um exemplo diretamente
ligado a nós jauenses. O calçado feminino brasileiro tem dois pólos de destaque, as fábricas do sul do país e a cidade de Jaú-SP. As fábricas do sul do Brasil tem uma grande relação de comercio externo, enquanto Jahu abastece principalmente o comércio interno (Brasil). Quando a China entrou no mercado com seus calçados baratíssimos, os calçados do sul do Brasil começaram a perder seu espaço e voltaram-se para o mercado interno, ocupando o espaço de comércio do calçado jauense. Conclusão: Crise calçadista e econômica em Jahu.

5 Exemplo 3: de caráter nacional para efeitos globais.
A crise imobiliária dos Estados Unidos (2006), fez com que os estadunidenses parassem que gastar, ou seja, quando a maior nação capitalista do mundo parou de consumir, as demais economias mundiais sentiram o peso da crise dos Estados Unidos, afinal não conseguiam fazer um comércio com o maior país consumidor do planeta.

6 ESCALA GEOGRÁFICA ESCALA CARTOGRÁFICA
É uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. É a relação de elementos físicos e humanos daquele espaço, de seus moradores com o resto do mundo.

7 ESCALA CARTOGRÁFICA Fig2) 5,5 cm x 1km = 5,5km

8 Para realizar uma viagem de 4
Para realizar uma viagem de km entre Nova Iorque – latitude 41ºN e longitude 74ºW – e São Francisco – 38ºN e longitude 122ºW aproximadamente foi traçada uma rota no mapa a seguir. Com base no mapa : I) Em que escala está o desenho apresentado ? ____________________ 1 cm = 670 km 4335 km : 6,5 = 670 km

9 Importância de cada escala geográfica
Até 1980, acreditava-se que a escala dos Estados Nacionais era soberana. Geralmente a maior parte da política e a economia são determinados pela escala nacional. Com a globalização, a crescente importância de mercado, economia, surgiram as instituições supranacionais (ONU, União Europeia, Nafta...). O enfraquecimento das fronteiras permitiu uma valorização da escala local em alguns casos. (descentralização do governo).

10 REGIÕES GEOGRÁFICAS 3 1 DIVIDIR UM LOCAL EM REGIÕES AGRUPANDO CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES E SEPARANDO DAS DEMAIS. PARA REGIONALIZAR UM LUGAR PODE-SE ADOTAR VÁRIOS CRITÉRIOS. NÃO EXISTEM REGIÕES GEOGRÁFICAS EXATAS. PARA REGIONALIZAR UM LUGAR, É IMPORTANTE SEPARAR OS CRITÉRIOS QUE VOCÊ QUER ESTUDAR, (ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS); E ADOTAR UM PONTO DE PARTIDA.

11 3 4 EUROPA ÁSIA 1 2 ÁFRICA AMÉRICA 5 OCEANIA 6 ANTÁRTIDA
A regionalização do mundo em continentes levou como critério principal a geologia do planeta, ou seja, blocos de terras não contínuos. Porém, observe a Europa e a Ásia, formam um único continente, a Eurásia. mas foi adotado um segundo critério de regionalização. Neste caso a diversidade histórico e cultural entre a Europa e a Ásia. 4 EUROPA ÁSIA 1 2 ÁFRICA AMÉRICA 5 OCEANIA 6 ANTÁRTIDA

12

13

14 A DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL

15 POPULAÇÃO MUNDIAL DESNUTRIDA

16 MAPA DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL
NORTE = PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUL = SUBDESENVOLVIDOS.

17 ABORDAGEM DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Geografia tradicional: descrições de paisagens. Procura explicar o ser humano no seu quadro natural. Geografia crítica: entende que o homem é transformador do espaço.(espaço geográfico).Transforma a natureza original em natureza humanizada, tendo direta relação com os interesses econômicos e políticos. COMO ENTENDER MELHOR OS PROBLEMAS DA NOSSA ÉPOCA? Para estudar o mundo atual iniciamos com a organização econômico-política dos principais conjuntos de países, pois ela determina como a população vive e aproveita a natureza. Regionalização: aspectos físicos = mais simples = pouca alteração com o tempo. Exemplo: O Brasil tem a maior parte do seu território na zona intertropical. Demorará milhões de anos para que esse quadro se altere. aspectos sociais = mais complexo = alteração constante de características. Exemplo: A Iuguslávia deixou de ser um país e dividiu-se em 8 nações: Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Macedônia, Kosovo, Voivódina.

18 Um exemplo atual de 09/07/2011 – SUDÃO DO SUL
No Sudão do Norte a população é, predominante, mulçumana de origem árabe, enquanto que no  sul, a população é de origem negra, cristã e animista.  O novo país é rico em petróleo, mas grande parte da infraestrutura está na região norte, portanto, é uma das nações mais pobres do mundo.

19 Para construir 1) São as escalas espaciais fundamentalmente essenciais para o estudo geográfico. Elas variam desde a escala local( que é a nossa casa, bairro, cidade, ou seja onde temos uma relação de afetividade), escala estadual (influências que essa unidade do país exerce sobre a sua população), escala nacional (onde prevalece o poder do Estado, é constituído por fronteiras que delimitam o território nacional, escala regional do globo (áreas com algumas características em comum, como União Europeia, América Latina...) e escala global ( mais abrangente, envolve todas as relações do qual envolve a humanidade.

20 2) Resposta correta é a alternativa D) IV
Por quê? Observe a escala: a frente do terreno tem 10 metros e seu comprimento são 20 metros e sua frente está voltada para leste, onde o sol nasce. Conta: 10 metros x 20 metros = 200 m² Por que as demais estão incorretas. a)I – o terreno apresenta 400m² e sua frente é voltada para o oeste. b)II – o terreno apresenta 400m². c)III- a frente do terreno é voltada para o oeste. e) V – o terreno apresenta 400m².

21 3) Está correta a alternativa C.
Brasil, México, Índia, África do Sul e China. G8 + 5 = potências econômicas, políticas e industriais do mundo e as economias emergentes que se destacam no cenário mundial. 4) A) Essa grande região do globo tem por base um espaço descontínuo, onde a regionalização é realizada usando a sociedade como ponto de partida, ou seja, países desenvolvidos e subdesenvolvidos. b) Não se fundamenta em critérios sociais e econômicos semelhantes, independentemente do continente onde as áreas ou países se localizam. Os elementos naturais ( solo, clima, relevo) não servem como critério para definir o espaço socioeconômico.

22 Para Praticar 1) Foi em Nova Iorque, ou seja, escala local, porém afetou a economia nacional e consequentemente mundial. 2.a) Critério natural: relevo montanhoso b) Político-econômico: bloco econômico do Mercosul. c) O mapa 1. O relevo demora para ser desgastado, enquanto um bloco econômico pode ter novos integrantes ou saída de membros a qualquer momento.

23 Para aprimorar 1.a) É um problema de escala local, regional, nacional, porém de importância mundial, já que o desmatamento está relacionado com as mudanças climáticas globais. b) – petróleo no Oriente Médio. - gases responsáveis pelo efeito estufa. - crise econômica dos Estados Unidos.

24 2) A sociedade humana é mais complexa, vivencia mudanças mais rápidas do que a natureza. Portanto, é mais difícil regionalizar algum lugar com os aspectos sociais.


Carregar ppt "ENTENDENDO ESCALAS E REGIÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google