A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
“O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NÃO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO, QUE DEVEM CONDUZIR À META ÚLTIMA.” “NADA É ETERNO EXCETO A MUDANÇA”. Heracleto 504 a.C.

2 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
MINISTÉRIO DO TRABALHO - SECRETARIA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 11 DE ABRIL DE 1994 Art. 1º - O empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória - EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção coletiva implementadas, ou enquanto as mesmas estiverem sendo implantadas, com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.

3 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
MINISTÉRIO DO TRABALHO - FUNDACENTRO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA RECOMENDAÇÕES, SELEÇÃO E USO DE RESPIRADORES; 1994

4 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
RECOMENDAÇÕES, SELEÇÃO E USO DE RESPIRADORES: Objetivo; Práticas Permitidas; Responsabilidades do Empregador; Responsabilidades do Empregado.

5 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA MÍNIMO ACEITÁVEL DE USO DE RESPIRADORES: Administração do programa; Procedimentos operacionais escritos; Limitações fisiológicas dos usuários de respiradores; Seleção do tipo (s) de respirador (es); Treinamento; Ensaio de vedação; Manutenção, inspeção e guarda; Respiradores de fuga.

6 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA MÍNIMO ACEITÁVEL DE USO DE RESPIRADORES: Administração do programa; O empregador deve atribuir a uma só pessoa a responsabilidade e autoridade pelo programa de uso de respiradores. Essa pessoa deve possuir conhecimentos de proteção respiratória suficientes para administrar de modo apropriado o programa. A responsabilidade do administrador pelo programa inclui o monitoramento dos riscos respiratórios, a atualização dos registros e a realização das auditorias (ver item 2.3)

7 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA MÍNIMO ACEITÁVEL DE USO DE RESPIRADORES: Procedimentos operacionais escritos: Em toda empresa onde os respiradores forem necessários devem existir procedimentos operacionais escritos cobrindo o programa completo

8 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA MÍNIMO ACEITÁVEL Limitações fisiológicas e psicológicas dos usuários de respiradores: Cabe a um médico determinar se uma pessoa tem ou não condições médicas de usar um respirador. O conteúdo e a freqüência desse exame médico estão especificados no Anexo 6. Com a finalidade de auxiliar o médico na sua avaliação, o administrador do programa deve informá-lo sobre: tipo de respiradores para uso rotineiro e de emergências; atividades típicas no trabalho; condições ambientais, freqüência e duração da atividade que exige o uso do respirador; substâncias contra as quais o respirador deve ser usado, incluindo a exposição provável a uma atmosfera com deficiência de oxigênio.

9 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
PROGRAMA MÍNIMO ACEITÁVEL: - Seleção do tipo (s) de respirador (es) deve ser feita, considerando-se: a natureza da operação ou processo perigoso; o tipo de risco respiratório (incluindo as propriedades físicas, deficiência de oxigênio, efeitos fisiológicos sobre o organismo, concentração do material tóxico, ou nível de radioatividade, limites de exposição estabelecidos para os materiais tóxicos, concentração permitida para o aerossol radioativo, e a concentração IPVS estabelecida para o material tóxico); a localização da área de risco em relação à área mais próxima que possui ar respirável; o tempo durante o qual o respirador deve ser usado; as atividades que os trabalhadores desenvolvem na área de risco; as características e as limitações dos vários tipos de respirador; o Fator de Proteção Atribuído para os diversos tipos de respirador conforme tabela 1.

10 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
AUDITORIA Lista de pontos a serem verificados deve ser preparada e atualizada quando necessário, e deve abranger as seguintes áreas: administração do programa; treinamento; avaliação médica; ensaios de vedação; amostragem do ar e classificação do risco; seleção e distribuição do respirador; uso; limpeza, manutenção e inspeção; fontes de ar respirável; guarda dos respiradores; prontidão para emergências; problemas especiais.


Carregar ppt "PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google