A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação"— Transcrição da apresentação:

1 O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Eliane Gushiken Flávia Galdiole

2 Etapas da produção de uma matéria
Pesquisa de conteúdos para serem abordados: Os jornalistas fazem uma análise dos fatos e temas que estão sendo discutidos no momento nas esferas política, social, econômica, cultural, entre outros, para discutir e escolher o que será abordado no telejornal.

3 Etapas da produção de uma matéria
Produção de Pautas: O jornalista desenvolve um processo de pesquisa e análise dos fatos, busca dados com possíveis fontes, checa os acontecimento e marca (agenda) as entrevistas que irão compor a matéria. Desse trabalho todo é produzida a pauta (roteiro) que deverá ser seguida pelo repórter.

4 Etapas da produção de uma matéria
Reportagem: é quando o jornalista vai para a rua, junto com o cinegrafista para produzir a reportagem. O jornalista utiliza a pauta como guia, porém ela pode sofrer alterações, caso seja necessário. Junto com as imagens e as entrevistas o jornalista monta seu texto que é gravado e em seguida editado por outros profissionais.

5 Linha editorial Cada telejornal segue uma linha editorial de acordo com seu público alvo, o horário de exibição, a emissora em que ele é vinculado e isso reflete diretamente na maneiro como são abordados os fatos.

6 Linha editorial Exemplo: - Jornal Nacional (TV Globo): por ser o principal telejornal da emissora e ser exibido em horário nobre, apresenta um resumo geral dos acontecimentos do dia, por isso precisa ser mais objetivo e tem como principais temas: política e economia. - Jornal Hoje (TV Globo): por ser exibido no horário do almoço é apresentado em um formato mais leve, descontraído, com matérias variadas como: economia, comportamento, cultura, etc.

7 Apresentação das matérias no telejornal
Escolha da ordem de exibição: A ordem de exibição é definida de acordo com a importância e o peso do tema. Um fato inédito e urgente normalmente é apresentado logo no começo do telejornal, como forma de chamar atenção do espectador. Em alguns casos, a principal notícia é deixada para o fim do telejornal como forma de segurar a audiência. Essa escolha varia de acordo com as estratégias do veículo.

8 Apresentação das matérias no telejornal
O tempo de cada notícia varia de acordo com o seu grau de importância e de interesse do público e da emissora. Lembrando que o tempo do telejornal é muito curto e pela necessidade de abordar diversos temas em um mesmo dia, as reportagens precisam ser simples e diretas (em alguns casos apresentados apenas na forma de notas). Em casos especiais como uma tragédia, uma crise política, o espaço destinado para esse assunto pode aumentar ou até se tornar uma edição especial, com várias matérias destinadas ao tema.

9 O caráter informativo Linguagem: precisa ser simples, clara e de fácil entendimento de todos, já que, o público alvo é variado com níveis social e cultural distintos.

10 O caráter informativo Neutralidade: o jornalista precisa ser o mais “imparcial” possível na abordagem do tema. Precisa ouvir os diferentes lados da história e mostrá-los de forma neutra para não influenciar na opinião dos espectadores, que precisam fazer isso sozinhos. Porém, em alguns casos isso não ocorre, a própria linha editorial do jornal influencia na maneira como os assuntos são apresentados e cabe ao público ter uma leitura crítica.


Carregar ppt "O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google