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PublicouGabrielhenrique Real Alterado mais de 9 anos atrás
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b) Largura do Canal de Navegação: trechos retos
Medida em relação ao pé das encostas laterais ou da faixa correspondente a maior profundidade (talvegue). Fatores a considerar: Direção e velocidade das correntes; Cruzamentos e ultrapassagens das embarcações; Ventos; Lamina d’água abaixo da quilha (fundo da embarcação); Grau de confinamento (Fatores de bloqueio f); Geologia da calha; Alinhamento do canal (talvegue) (embarcação sempre navega no eixo).
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FIGURA 33: Largura do canal de navegação: Trechos Retos e em Curva
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Critérios de dimensionamento: PIANCO (Permanent Internacional Association of Navigation Congress):
Canais com cruzamento e ultrapassagem 6B ≤ L ≤ 7B Canais sem cruzamento e ultrapassagens 3B ≤ L ≤ 4B
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FIGURA 34: Características Geométricas da Embarcação Tipo
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Método Canal do Panamá Considerar:
Folgas laterais (1) (faixa da largura devido a: ângulo de derivada da embarcação, profundidade e largura do canal, velocidade do navio, direção e intensidade das correntes, ventos e ondas e características físicas das encostas: talude). Faixa de manobra (2) (controlabilidade da embarcação); Folga entre navios (3) (forças hidráulicas de sucção e repulsão entre embarcações nas ultrapassagens e cruzamentos);
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FIGURA 35: Canais com e sem Cruzamento – Método Canal do Panamá
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c) Largura do canal de navegação: trechos em curvas
Características: Nesses trechos a embarcação navega fora da linha do centro da via navegável; A força centrífuga tende a deslocar a popa para a parte externa da curva (côncava), contrariamente ao movimento da proa (convexa); As correntes do deslocamento e o vento afetam a manobra.
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FIGURA 36: Navegação em Trecho Curvo
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Le=l²/8R (unidades em metro)
Classificação da curva: Se R < 1500 (m) curva fechada Se R ≥ 2500 (m) curva suave Se 500 < R < 2500 (m) curva normal Le=l²/8R (unidades em metro) Le = largura extra ou sobre largura (m) (para segurança do tráfego) l = comprimento da embarcação (m) R = raio da curva
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d) Lay-out do Alinhamento do Eixo de Navegação
FIGURA 37: Eixo do CN
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Direção do eixo preferencialmente reta; Curvas com raios longos;
O eixo do Canal de Navegação é definido tendo em vista realizar-se navegação mais cômoda, com menos manobras. O eixo do CN é definido com base: Na planimetria (sondagem feita de 50 em 50 metros) do rio (talvegue) ou canal artificial e das singularidades hidráulicas (bancos de areia, etc.); Direção do eixo preferencialmente reta; Curvas com raios longos; Região meândrica: prever a instabilidade do leito e a retificação da calha, ou a implantação de canal artificial (lateral).
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C. 6 - Capacidade de tráfego em hidrovias
Objetivo: definir as atividades de transporte (tipos de carga) e conseqüentemente a embarcação do projeto. É analisado com base no mercado atual e futuro a ser atendido pela via navegável. Tipos de carga: Carga a granel Sólido: minérios, soja, carvão, milho. Líquido: petróleo, óleo, álcool, gases.
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FIGURA 38: Características Físicas da Embarcação
Cargas gerais: produtos empacotados em unidades (container, pallets). Embarcação FIGURA 38: Características Físicas da Embarcação
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Características físicas:
LBP: comprimento (motor); L: comprimento total; Calado (d): distância entre NA e quilha (navio totalmente carregado); B: boca de embarcação; Pontal: distância entre convés e quilha; Borda livre (h): distância entre NA e convés; Pontal = d + h
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PB = DM - DL (pesos: combustíveis + lubrificantes+ tripulação + ...)
Características de peso: Deslocamento da embarcação: peso do volume de água deslocado; Deslocamento Leve (DL) (ou deslocamento mínimo): deslocamento sem combustível, lubrificantes, tripulação, passageiros, mantimentos, bagagens, cargas, lastro; Deslocamento Totalmente Carregado (DM): deslocamento com o máximo de carga; Porte bruto (PB): PB = DM - DL (pesos: combustíveis + lubrificantes+ tripulação + ...)
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Porte líquido: peso comercializado;
DL: Peso próprio (PP); DM: PP + carga + gerais + combust. + lubrificantes + tripulação + ...; PB: DM – DL (corresponde aos pesos: comb. + lastro + tripulação + passageiros + carga + ...).
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Tipos de embarcação: Marítima:
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FIGURA 39: Arranjo Comboios Tipos (Hidrovias)
Fluvial: Comboios tipo (VN natural – rios de corrente livre; VN artificial – rios regularizados e/ou canalizados) FIGURA 39: Arranjo Comboios Tipos (Hidrovias)
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Proposta de Classificação das Hidrovias (referência: Plano Nacional das VN’s):
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FIGURA 40: Aplicação da CPNA’s para Hidrovias
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