A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345."— Transcrição da apresentação:

1 L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345 SLIDES

2 L OGÍSTICA E E COLOGIA Um mundo preocupado

3 P RESERVAR É PRECISO... Preservação do meio ambiente está diretamente ligada a sistemas logísticos Mas, o que é logística? Atividade de administração que cuida do gerenciamento de materiais e produtos em geral, envolvendo, entre outras atividades, transporte, movimentação, armazenagem e embalagem.

4 O QUE FAZER COM A EMBALAGEM ? Observar os produtos que exigem embalagens especiais durante a fabricação e transporte - produtos químicos, petroquímicos, farmacêuticos - mas sem esquecer de dar preferência aos RECICLÁVEIS E BIODEGRADÁVEIS.

5 E A L OGÍSTICA R EVERSA ? Conceito: gerenciamento do fluxo de materiais do ponto de consumo até o ponto de origem. A vida do produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados ou não funcionam, e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reaproveitados ou reparados.

6 U M GRANDE E RECENTE EXEMPLO 20 de maio de 2011 Capital quer ser pioneira em reciclagem de resíduos Porto Alegre pode ser a primeira cidade brasileira a implantar um sistema de coleta, triagem e reaproveitamento de resíduos tecnológicos a Capital gaúcha foi selecionada para a implementação por estar avançada em relação ao processo de logística, com as cooperativas de triagem e reciclagem já existentes.

7 O UTRO EXEMPLO 2 de dezembro de 2010 Reciclagem de lâmpadas no Brasil lâmpada, em cujo interior há mercúrio – substância poluente -, é de se esperar que o descarte adequado do produto pós- consumo seja alvo de total atenção por parte dos importadores e do poder público no Brasil, apenas dez empresas que oferecem serviço de reciclagem de lâmpadas

8 P OR FIM... S USTENTABILIDADE NA C ADEIA DE S UPRIMENTO S USTENTABILIDADE NA C ADEIA DE S UPRIMENTO EMPRESA SUSTENTÁVEL é aquela que continua gerando lucros para seus acionistas sem causar impactos negativos (ou causando impactos positivos) aos outros stakeholders da empresa. A cadeia de suprimento sustentável segue o mesmo princípio: Como sua cadeia de suprimento pode gerar valor para as empresas que fazem parte dela sem impactar negativamente aquelas que estão a seu redor? Pensando em aspectos ambientais, sociais e econômicos, seguem alguns pontos nos quais os líderes da cadeia de suprimento devem pensar:

9 Os equipamentos usados nos processos de movimentação de materiais são modernos e energeticamente eficientes? Os materiais recicláveis (ex: embalagens) são processados adequadamente? Os salários pagos aos funcionários da cadeia de suprimento são justos? A pressão pela produtividade e velocidade não se sobrepõe à segurança dos funcionários e da sociedade? (ex: horas de trabalho dos caminhoeiros) Os fornecedores da cadeia recebem um preço justo pelos seus produtos ou são pressionados a reduzir sua margem de lucro a quase zero? Os riscos de longo prazo para as empresas e a cadeia de suprimento como um todo são analisados regularmente, e ações preventivas são tomadas?

10 DICA ECOLÓGICA A quantidade de ações pode parecer grande e inviável para o curto prazo. Isto não deve impedir a cadeia de suprimento de tomar os primeiros passos em direção à sustentabilidade, e de traçar um plano de longo prazo neste sentido. Claro que em um momento inicial estas iniciativas envolvem custos, mas são estes investimentos que permitirão a sobrevivência de longo prazo das empresas da cadeia. Lembre-se que a sofisticação dos clientes está aumentando, assim como seu acesso às informações. Aos poucos eles migrarão para comprar daquelas empresas que não só oferecem um bom produto, mas também um bom processo de produção e entrega (bom = sustentável).

11 D IVISÃO DO TRABALHO Marcio Couto e Rafaela da Rocha: Slides e organização Texto. Bruno Pinheiro e Laís Romero: Perguntas e respostas.


Carregar ppt "L OGÍSTICA EMPRESARIAL – U NIDADE 9 – G RUPO 19N Bruno Pinheiro – 09/0142608 Laís Romero – 09/0138490 Rafaela da Rocha – 09/14827 Marcio Couto – 10/01345."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google