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Prof. Roberto Cabral de Mello Borges

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Apresentação em tema: "Prof. Roberto Cabral de Mello Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Roberto Cabral de Mello Borges
Cores Prof. Roberto Cabral de Mello Borges Dez/2001

2 CORES Amarelo AM Amarelo-Verde AV Amarelo-Laranja AL VD Verde LJ
Azul-Verde Azul AZ Azul-Violeta Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja-Vermelho LV

3 Olho Humano

4 Cones e Bastonetes

5 Cones e Bastonetes S - Short Wavelength M - Medium L - Long

6 Cones

7 Caminho da Visão

8

9 Espectro de Cores Visíveis

10 Sensibilidade das Cores
400 440 500 570 590 610 700

11 Ponto de foco das 3 cores básicas
Retina Azul Verde Vermelho Vermelho Verde Azul Azul (é focado na frente da retina) Vermelho (é focado atrás da retina) Verde (é focado sobre a retina)

12 Sensibilidade do olho para cores

13 Campo de Visão Área 1 - Cones Área 2 - Cones e Bastonetes
Área 3 - Bastonetes

14 Adaptação ao Escuro e ao Claro do Olho Humano

15 Formato da tela Ideal HDTV 3 x 5 (0,6) TV 3 x 4 (0,75) 3 x 4,854
Slide: 2 x 3 (0,67) Ideal (Relação de Ouro) 3 x 4,854 (0,618) HDTV 3 x 5 (0,6)

16 Contraste de Cores

17 Cores da tela anterior convertidas para preto e branco
Contraste de Cores Cores da tela anterior convertidas para preto e branco

18 Contraste de Cores Qual dos vermelhos é mais brilhante?

19 Uso de cores Cores: adicionam impacto, interesse e informação a documentos e gráficos; as cores nem sempre são mostradas da mesma maneira como foram projetadas, diferindo de um dispositivo para outro; vários fatores envolvidos na geração das cores: iluminação, contraste, forças magnéticas, brilho, entre outros; a cor é parte importante na interface gráfica; é a primeira coisa que os usuários observam no aplicativo, mesmo antes de utilizá-lo.

20 Normal Brilho 83% Brilho 23% Contraste 87% Contraste 16% Watermark

21 Uso de cores A cor é um importante auxiliar no processo de comunicação: enfatiza informações importantes identifica estruturas e subdivisões retrata objetos naturais de forma realista visualiza o tempo e o progresso de uma operação reduz erros de interpretação aumenta a compreensão aumenta a credibilidade e a aparência visando o processo de aprendizado, a cor é mais eficiente do que o preto/branco propicia melhor captação de memória

22 Ilusão de Óptica O que você vê nesta imagem?
Um careca com a mão no peito? Ou um casal de camponeses na rua e um cachorro deitado na rua?

23 Usando cores Dificuldades podem ser apontadas:
algumas cores podem causar desconforto visual e produzir o efeito de persistência (afterimage) a cor pode contribuir para confusão visual ou criar associações negativas diminuição da acuidade visual (miopia temporária), mecanismos de acomodação, alterações na adaptação da seleção de cores Estes fatores contribuem ao aparente efeito de profundidade das cores: Cromostereopsia é o fenômeno onde os tons azuis parecem estar um pouco mais longe enquanto que os vermelhos parecem avançar.

24 Efeito de Profundidade
Qual a cor que parece estar no primeiro plano e qual a do segundo plano?

25 Uso de cores Princípios gerais Simplicidade
Usar poucas cores (2 a 7); é mais fácil de dominar e mais simples de distinguir em monitores de menor qualidade ou preto e branco Não associar muitas cores para serem lembradas Não usar mais de cinco cores quando estas possuírem significado Significados mais populares: vermelho para Pare e verde para Seguir Cinza para HomePages, branco para Texto, verde para Apresentações e amarelo para Planilhas Cores para primeiro e segundo planos Usar sempre pares complementares para garantir legibilidade. Por exemplo, cores que forneçam o branco, como amarelo e azul Contraste: não usar cores que sejam ambas claras ou escuras 11

26 Uso de cores Princípios gerais Manter as associações comuns
Vermelho: significa perigo, erro, pare, fogo ou altas temperaturas Amarelo: significa cuidado, aviso, atenção Azul: significa frio, água Cores opostas Se vermelho é Pare, o oposto é verde Se vermelho é Quente, o oposto é azul Diferenças culturais na associação de cores Alguns países tem cores associadas a alguns objetos e fatos: Egito: amarelo é a cor da alegria e prosperidade Inglaterra: caixas de correio são vermelhas, nos EUA são azuis, na Grécia são verdes e no Brasil são amarelas 13

27 Uso de cores Cores e tamanho
Cores são difíceis de distinguir em pequenas áreas. Por exemplo letras pequenas em azul próximas a letras pequenas em preto Cores brilhantes parecem maiores Cores escuras sobre fundo claro oferecem maior legibilidade 18

28 Efeitos Psicológicos das Cores
a sensação é o efeito psico-fisiológico sentido pelo ser humano cada cor tem uma sensação associada e o uso inadequado da cor pode prejudicar a comunicação visual numa tela a sensação também pode variar em função do contraste, isto é, a cor de um texto ou objeto pode ter sensação diferente conforme a cor do fundo da tela algumas cores podem ser usadas apenas em alertas ou pequenos espaços; é o caso do vermelho, do preto e do roxo/violeta As cores exercem uma potente ação sobre os sentimentos e esta força real pode ser aproveitada com fins de melhorar as funcionalidades e produtividade. 20

29 Sensação de cores Cores quentes e frias
cores quentes ou luminosas: amarelo, laranja, vermelho e violeta cores frias ou sombrias: azul, turquesa, verde-mar e verde-alface 21

30 Sensação das cores Vermelho:
é estimulante mental, aumenta a tensão muscular, a pressão sangüínea e o ritmo respiratório é uma cor quente e que cansa rapidamente está associada ao fogo 22

31 Sensação das cores Amarelo:
estimulante mental, indicado para situações de calma e reflexão diminui a fadiga visual, tendo ação calmante sobre o sistema nervoso é a cor de maior intensidade letreiro preto sobre fundo amarelo âmbar é a combinação que dá melhor contraste visual (é uma das poucas cores que tem a mesma visibilidade na inversão do fundo: letreiro amarelo e fundo preto) 23

32 Sensação das cores Azul
é calmante do sistema nervosos para pessoas emotivas diminui o ritmo respiratório, por baixar a tensão muscular e a pressão sangüínea o excesso de exposição ao azul causa fadiga ou depressão inspira paz e a introspecção dá a sensação de amplitude, como ocorre com as outras cores frias 24

33 Sensação das cores Verde
tem destacado efeito calmante, dilatando os capilares, abaixando a pressão sangüínea é eficaz contra a irritabilidade nervosa, a fadiga e a insônia é uma cor fria é a mais repousante das cores simboliza a segurança, a continuidade e a natureza 25

34 Sensação das cores Laranja:
aumenta a emotividade e acelera as pulsações, ligeiramente dá a sensação de bem estar e alegria combina a intensidade e vitalidade do vermelho, com a alta visibilidade do amarelo é uma cor quente, muito luminosa e pouco fatigante é a representação direta do sol 26

35 Sensação das cores violeta:
é uma cor fria, porém em tons avermelhados ou púrpura é quente apesar de ser deprimente quando empregada só, torna-se calmante quando em conjunto com outras cores 27

36 Sensação das cores Branco: Preto: é símbolo de pureza e de paz
em monitores é a cor que mais produz luz na tela Preto: é deprimente quando usada só serve para marcar contrastes, especialmente com o amarelo e o branco 28

37 Texto Texto Texto Texto Texto Texto
Usando cores Lembrar sempre que cores mal utilizadas são piores que não usar nenhuma! Alguns exemplos: Texto Texto Texto Texto Texto Texto 15

38 Padrões de cores usados em computadores:
sistemas de representação de cores: dependem do tipo de dispositivo a ser utilizado aditivos (dispositivos que emitem luz) subtrativos (dispositivos de impressão) os mais utilizados são: RGB, HSV e HLS (aditivos) e CYMK (subtrativo)

39 Sistemas Aditivo e Subtrativo

40 Sistema RGB (Red Green Blue)

41 Sistema RGB (Red Green Blue)

42 Sistema CYMK (Cyan Yellow Magenta blacK)

43 Sistema subtrativo de cores
Modelo CMYK composto pelas cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto (Cyan, Magenta, Yellow e blacK) modelo subtrativo porque suas cores subtraem da luz branca sua cor o subconjunto do sistema de coordenadas cartesianas é o mesmo que o RGB, exceto pelo branco (luz total) que está na origem do sistema

44 Sistema subtrativo de cores
Utilizado em dispositivos de impressão, depositando pigmentos coloridos sobre o papel a cor ciano subtrai vermelho da luz branca refletida (ciano é branco menos o vermelho) o magenta absorve o verde (ele é vermelho mais azul) o amarelo absorve o azul (ele é vermelho mais verde) uma superfície coberta com ciano e amarelo absorve vermelho e azul refletindo apenas verde

45 Sistema CMYK (Cyan Magenta Yellow blacK)

46 Sistema HTML (#RRGGBB)

47 Sistema HSV (Hue Saturation Value)

48 Sistema Crayon

49 Harmonia das Cores Cores complementares
A cor complementar de uma cor quente é uma cor fria e vice-versa colocar uma cor junto com a sua complementar ocasionará a harmonia. Exemplo: uma rosa em um roseiral destaca-se mais entre as folhas verdes do que isolada Amarelo AM Azul AZ Vermelho VM

50 Harmonia das Cores Cores Complementares:
Vermelho - Ciano (azul piscina) Verde - Magenta (lilás) Azul - Amarelo Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV Verde VD Azul-Verde Azul AZ Azul-Violeta Violeta VT Magenta MG Vermelho VM Laranja LJ Laranja-Vermelho LV 32

51 Harmonia das Cores Harmonia das cores análogas ou vizinhas: quando emprega-se uma cor e suas vizinhas ou apenas uma delas. Ex.: laranja com o vermelho e amarelo ou só com o vermelho ou só com o amarelo. É recomendável colorir a superfície maior com a cor mais clara Amarelo-Laranja AL Amarelo AM Amarelo-Verde AV

52 Harmonia das Cores Amarelo AM Harmonia monocromática ou de cor dominante: consiste em usar somente uma cor e aplicá-la pura e em vários tons, claros e escuros ou empregados em conjunto Em qualquer harmonia pode-se usar pura, uma cor neutra, obtendo-se realce no emprego do preto e branco O preto e o branco puros permitem a realização de harmonia de contraste


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