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PublicouVictoria Vicente Alterado mais de 10 anos atrás
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Cor Rodrigo de Toledo
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Como ordenar cores? Dado um conjunto de esferas: Ordenar por tamanho! OK Ordenar por peso! OK Ordenar por cor ????
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COR Que tal usar o arco-íris ? Cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta Mas onde ficam: Rosa? Branco? Preto? Tons de Cinza ?
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Cores Resposta à luz que incide nos olhos
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Luzes Ondas eletromagnéticas Diferentes comprimentos de ondas determinam as cores
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Espectro Visível Só vemos uma faixa de comprimento Cores puras
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Enxergando as cores Cores que enxergamos: Não são puras Vários comprimentos de onda
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COR Mapeando as cores visíveis Mapeando as cores visíveis Rosa: Branco: soma de todas as cores Conclusão: Não existe uma maneira única de ordenar as cores
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Olho Humano Células sensoras, especializadas em 3 faixas: Vermelho, verde e azul RGB (red, green, blue).02 0.04.06.08.10.12.14.16.18.20 400440480520560600640680 fração de luz absorvida por cada cone B G R
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Luz e Cor Luz como onda Eletro-magnética Percepção humana de luminosidade Espaço de Cor do olho humano (RGB) Espaço de Cor XYZ Espaço de Cor HSV Espaço de Cor YIQ
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Luz Branca luz branca prisma vermelho alaranjado amarelo verde azul violeta luz branca (acromática) tem todos os comprimentos de onda luz branca (acromática) tem todos os comprimentos de onda Newton
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Características das fontes luminosas 400500600700 m E matiz (hue) comprimento de onda dominante define a matiz (hue) 400500600700 m E brilho (brightness) intensidade define o brilho (brightness) 400500600700 m E saturação a concentração no comprimento de onda dominante define a saturação ou pureza cores pastéis são menos saturadas ou menos puras
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Processos de formação de cores índices de refração distinto do material base por pigmentação A sucessão de reflexão e refração determinam a natureza da luz refletida tinta preta tinta branca tinta colorida (saturada) tons mais escuros (shade) tons mais claros (tints) Cinzas (greys) PALHETA DO PINTOR tons
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Processos de formação de cores subtrativos Luz branca Filtro verde Luz verde filtros ou corantes aditivos EiEi EfEf t E f ( ) = t( ). E i ( ) transparência azul amarelo E a+b ( ) = E a ( )+E b ( ) EaEa EbEb a b a+b E a+b índices de refração próximo do material base O olho não vê componentes!
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Fração da luz absorvida pelo olho 400500600700 0 50 100 sensibilidade relativa m luminosidade
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Tons de cinza igualmente espaçados Branco Intensidade Posição Preto
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Tons de cinza perceptualmente espaçados e bandas de Mach Branco Preto Intensidade Posição
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O olho humano ressalta as altas freqüências (Banda de Mach) Exemplo: Histórias em quadrinhos onde apenas os contornos são desenhados Efeito da Banda de Mach
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Contraste Simultâneo
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Espaço de cor do olho humado Olho humano: Cones (RGB) e Bastonetes (cegos para cor).02 0.04.06.08.10.12.14.16.18.20 400440480520560600640680 fração de luz absorvida por cada cone comprimento de onda (m ) B G R
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Percepção de cor 400440480520560600640680 Intensidade comprimento de onda (nm) B G R Luz Colorida Luz Branca componente vermelha r = c( ) R( ) d não é bem assim!
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O problema de reprodução de cor em CG Mundo Real Espaço Virtual E 400700 E B G R mesma sensação de cor Metamerismo só distingue 400 mil cores (< 2 19 ) 19 bits deveriam ser suficientes mesma sensação de cor Metamerismo só distingue 400 mil cores (< 2 19 ) 19 bits deveriam ser suficientes
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Representação perceptual da cor CIE RGB r( ) R g( ) G b( ) B Cor Monocromática C( ) Problema: Não consegue se representar todas as cores visíveis (falta saturação) R = 700 m G = 546 m B = 435.8 m C ) = r R + g G + b B
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Artifício para subtrair uma componente C + r R = g G + b B C = r R + g G + b B, onde r = - r r( ) R g( ) G b( ) B C( )
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- 0.2 0 0.2 0.4 400500600700 438 nm546 nm (m ) Valores dos tri-esimulos Combinação de três cores (RGB) para reproduzir as cores espectrais r ) g ) b ) C ) = r ) R + g G + b B Componentes das cores monocromáticas - CIE RGB -
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Sistemas de cor dependentes de dispositivo - mRGB I ) Sistemas dos Monitores - mRGB R G B 1.0 Y M C W K vermelho azul preto verde amarelo ciano magenta branco normalmente temos 1 byte para cada componente mapeando [0, 255] em [0,1] normalmente temos 1 byte para cada componente mapeando [0, 255] em [0,1] processo aditivo Observação: Componente de luminância do vídeo: Y = 0.2999 R + 0.587 G + 0.114 B
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Sistemas de cor dependentes de dispositivo - CMY II ) Sistemas das Impressoras -CMY ou CMYK processo predominantemente subtrativo luz branca (1,1,1) tinta ciano (0,1,1) luz ciano (0,1,1) componente vermelha é absorvida C Y M RG B K
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Conversão RGB para CMY e vice- versa B R G 1.0 Y M C W K vermelho azul preto verde amarelo ciano magenta branco 1.0 Y M C W K preto amarelo ciano magenta branco verde vermelho azul (r,g,b)(c,m,y) (c,m,y) = (1-r, 1-g, 1-b)
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Sistemas de cor dependentes de dispositivo - CMYK K := min (C, M, Y) C := C - K M := M - K Y := Y - K K := min (C, M, Y) C := C - K M := M - K Y := Y - K O sistema CMYK usa o preto (blacK) porque o pigmento (carbono) é mais barato; A superposição de ciano, magenta e amarelo para produzir preto gera um tom meio puxado para o marron. M Y K C base linearmente dependente
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Escolhendo a Cor RGB / CMY @coreldraw
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Padrão CIE XYZ Sistema onde todas as cores visíveis sejam representadas por coordenadas positivas. Padrão estabelecido no ínicio da década de 1930. As cores X, Y e Z não são cores visíveis no espaço. Y foi escolhida de forma a ser semelhante à curva de sensibilidade do olho (luminância).
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2.36470 -0.51515 0.00520 -0.89665 0.14264 -0.01441 -0.46808 0.08874 1.00921 RGBRGB XYZXYZ = C = r R + g G + b B C = X X + Y Y + Z Z X = 2.36470 r -0.89665 g -0.46808 b Y =-0.51515 r +0.14264 g +0.08874 b Z = 0.00520 r -0.01441 g +1.00921 b Conversão da base CIE RGB para CIE XYZ (X,Y e Z positivos) Escolhendo-se XYZ tal que: tem-se onde
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0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 1.2 1.4 1.6 1.8 2.0 Valor m 400500600700 Cores Básicas do CIE 1931 C ) = X X + Y Y + Z Z X X Y Z Nota: Y foi escolhida de forma a Y ser semelhante à curva de sensibilidade do olho (luminância) Componentes das cores monocromáticas - CIE XYZ -
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X Y Z Plano X+Y+Z=1 Cores visíveis representadas no sistema CIE XYZ
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Valores típicos de iluminação de uma superfície Modo Valores (lux) Luz do dia(máximo)100 000 Luz de dia sombrio 10 000 Interior próximo a janela 1 000 Minimo p/ trabalho 100 Lua cheia 0,2 Luz das estrelas 0,000 3 … e o olho se acomoda! … e o olho se acomoda! Um parenteses sobre luminosidade ou brilho x = X/(X+Y+Z) y = Y/(X+Y+Z) z = Z/(X+Y+Z) x = X/(X+Y+Z) y = Y/(X+Y+Z) z = Z/(X+Y+Z) Retirar o fator luminosidade ou brilho projetando no plano X+Y+Z=1 note que x+y+z =1 Retirando a luminosidade ou brilho da definição da cor em CIE XYZ X = ( x / y ) Y Y = Y Z = (1-x-y ) Y / y X = ( x / y ) Y Y = Y Z = (1-x-y ) Y / y
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Cores visíveis representadas no sistema CIE xyY
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520 480 490 500 510 540 560 Purpura 580 600 700 400 Azul Cian Verde Amarelo Vermelho x y 0.10.20.30.40.50.60.70.80.91.0 Branco 0.1 0.2 0.3 0.4 0.6 0.5 0.7 0.8 0.9 1.0 Cores visíveis representadas no sistema CIE xyY
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y x 0.20.40.6 0.81.0 Branco 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 C2C2 C1C1 cores saturadas a b saturação de C 1 = a a + b y x 0.20.40.60.81.0 Branco 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 C C C é complementar a C C + C = Branco Saturação e cor complementar no diagrama de cromaticidade xy
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x y 0.10.20.30.40.50.60.70.80.91.0 0.1 0.2 0.3 0.4 0.6 0.5 0.7 0.8 0.9 1.0 gamute de um monitor gamute de uma impressora C1C1 C2C2 W C 2 cor não realizável C 1 cor não realizável na impressora Gamute de cromaticidade de dispositivos
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R G B Sistemas de cor mais indicados para interface com usuário - HSV K R YG C BM Value Hue Saturation
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Conversão de HSV para RGB R G B V decompor (r,g,b) na base de V e do espaço ortogonal a ele.
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Escolhendo a Cor HSV
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Escolhendo a Cor HSV
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Escolhendo a Cor HSV
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Escolhendo a Cor YIQ
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