A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES
SORGO SACARINO EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES JOÃO CARLOS GARCIA Abril, 2010

2 Primeira Experiências
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Primeira Experiências Projeto micro-destilarias - Proálcool; Início em 1979, com objetivo de demonstrar a viabilidade para os produtores rurais e conseguir auto-suficiência em combustíveis líquidos para as Unidades da Embrapa. Testes de alternativas de matérias primas, utilização dos subprodutos, produção de energia a partir de biodigestores, utilização de álcool na movimentação de tratores, etc.

3 Primeira Experiências
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Primeira Experiências Sete Lagoas, Brasília, Jundiaí, Goiânia, Campo Grande – cana + sorgo sacarino. Objetivo: estender o período de processamento industrial (na época definido pelo IAA). Pelotas – sorgo sacarino. Objetivo: viabilizar a micro-destilaria no Rio Grande do Sul.

4 Alguns resultados para sorgo sacarino
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Alguns resultados para sorgo sacarino Sorgo sacarino viável com o aproveitamento de grãos. Baixa eficiência de extração das moendas, o que gerava ineficiência no processo industrial. Melhorias na moagem com retirada das folhas, no caso do sorgo, mas o acréscimo no custo não compensava. Utilização de bagaço mais rico foi testado em Pelotas para alimentação animal (nas outras, o bagaço era destinado para biodigestores e para queima).

5 Alguns resultados para sorgo sacarino
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Alguns resultados para sorgo sacarino Dificuldades na organização do plantio para manutenção de oferta constante para operação da indústria. Período de colheita afetada por ocorrências climáticas ao longo do período de crescimento do sorgo. Problema central: colheita do sorgo sacarino e eficiência na moagem (característica das operações em micro-destilarias).

6 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Principal causa para a redução das atividades de pesquisa com sorgo sacarino Superioridade da produção de álcool em destilarias de maior porte reduziram o interesse nas micro destilarias. Como o sorgo estava vinculado com as micro destilarias, o interesse diminuiu.

7 Desenvolvimentos recentes
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Desenvolvimentos recentes Surgimento das colhedeiras automotrizes para cana podem facilitar a colheita de sorgo sacarino. A operação em grandes destilarias pode eliminar o problema causado de concentração da colheita do sorgo em uma época restrita (eventualmente causada por problemas climáticos). Novas formas de utilização dos resíduos podem aumentar o interesse pelo sorgo.

8 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

9 Necessidades tecnológicas
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Necessidades tecnológicas Melhoramento genético (a ser detalhado pelo Dr. Schaffert). Ajuste do sistema de produção: Variável de acordo com a região e com os objetivos do produtor. Necessidade de realizar projetos piloto de ajustes dos sistemas, em destilarias de grande porte, com vistas a possibilitar a avaliação por parte das indústrias (em negociação com destilarias).

10 Atividades no Norte de Minas Gerais
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Atividades no Norte de Minas Gerais Parceria com o Grupo SADA. Objetivo do uso do sorgo: Produção de etanol (em conjunto com cana); Obtenção de bagaço para produção de energia (antes do início da colheita da cana). Proposta inicial: plantio de 500 ha. Unidade piloto: 12 ha.

11 Atividades no Norte de Minas Gerais
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Atividades no Norte de Minas Gerais Aspectos em avaliação: Densidade de plantas e arranjo de plantio; Cultivares; Sistema mecânico de corte; Produção de etanol em escala industrial a partir de sorgo sacarino. Familiarização com implantação de lavouras de sorgo.

12 MUITO OBRIGADO João Carlos Garcia Pesquisador em Economia Agrícola
Embrapa Milho e Sorgo ( Cx. Postal 151 Sete Lagoas – MG Fone: (31) Fax: (31)


Carregar ppt "EXPERIÊNCIAS E NECESSIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google