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PROJETO DE JOGOS I Aula 3.

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1 PROJETO DE JOGOS I Aula 3

2 Coletar informações Temas diferenciados na criação de um game

3 Coletar informações Ouvindo Ser um bom ouvinte
“Busque primeiro compreender e, depois ser compreendido” Exemplo “A Sangue Frio”

4 Coletar informações Aumentando o vocabulário Leia e tire vantagem
Mantenha um dicionário em mãos Sinônimos

5 Coletar informações Fazendo anotações (documentar experiências)
Escolha de ferramentas Como fazer anotações  Organizar de modo significativo e com detalhes suficientes para reconstituir parte do conhecimento O objetivo de fazer anotações é documentar conhecimentos dos quais você precisará mais tarde, mas não tem tempo ou capacidade de manter na memória permanente no momento.

6 Coletar informações Pesquisas Desenvolver habilidade de pesquisa
Diversas áreas de conhecimento Às vezes simples, às vezes não Bibliotecas, livrarias, internet Dica: Livros infantis

7 Coletar informações Leitura Ler de modo eficaz A chave é a prática
Ritmo Ambiente Importante!  Lembrar do que lê

8 Coletar informações Leitura – O que ler?
História da indústria de games Como escrever Como fazer games Psicologia Marketing Revistas e sites profissionais (

9 Coletar informações Jogar Atuais Games “quentes”
Games de diversos gêneros (FPS, RTS, simuladores, MMOs) Games ruins Os melhores de todos os tempos Games que jamais jogaria Não só eletrônicos

10 Coletar informações Tecnologia
Não é necessário dominar, porém conhecer Livros técnicos Componentes dos games: Renderização Arquitetura do sistema Scripts Redes Som e música Código/Programação Animações Interface com o usuário Banco de dados

11 Atividade – Mapa Mental

12 Atividade – Mapa Mental

13 Registrar informações
Falando Conversas, reuniões e apresentações Ter ideia clara do que vai apresentar Parecer confiante Questões  Habilidade de ouvinte

14 Registrar informações
Redação Meio principal de comunicação do design de games é a escrita Como escrever bem (técnicas e experiência) Mantenha a simplicidade em busca de objetividade

15 Registrar informações
Redação – Escreva para seu público alvo (equipe de desenvolvimento) Esse público tem os seguintes objetivos: Querem entender o contexto do game Querem saber como se joga o game Querem compreender a mecânica do game Não querem ler toneladas de texto sem significado direto

16 Registrar informações
Redação – Escreva para editor e equipe de marketing Esse público tem os seguintes objetivos: Querem se empolgar com o game Querem entender o contexto do game Por que o game será divertido, visualmente impressionante Por que será melhor que o concorrente Conhecer os principais recursos Querem uma redação breve, simples e empolgante

17 Registrar informações
Redação Em geral, um breve parágrafo introdutório e uma lista transmitem tudo o que você precisa.

18 Registrar informações
Exemplo: O editor de layout permite que os jogadores criem seus próprios layouts de peças. Os principais recursos são: Podem carregar um em branco ou modelos existentes O cursor será iluminado em verde para permitido e em vermelho para proibido Um clique com botão esquerdo colocará a peça no mundo

19 Registrar informações
Redação Em geral, escreva bastante! Releia tudo o que escreveu!

20 Registrar informações
Exercício de Redação Terceira pessoa: A chuva caía forte, ensopando qualquer tolo maluco o bastante para sair às ruas rapidinho. Roberts puxou com força o colarinho do casaco militar e segurou-o com um dos punhos. Estava 20 minutos atrasado para o encontro, e isso simplesmente poderia custar o polegar esquerdo de Jaqueline...

21 Registrar informações
Exercício de Redação Primeira pessoa: A chuva caía forte, ensopando qualquer tolo maluco o bastante para sair às ruas rapidinho. Eu era um desses tolos. Puxei com força o colarinho do casaco militar e segurei-o com um dos punhos. Droga. Eu estava a 20 minutos atrasado para o encontro, e isso simplesmente poderia custar o polegar esquerdo de Jaqueline...

22 Registrar informações
Exercício de Redação Segunda pessoa: A chuva caía forte, ensopando qualquer tolo maluco o bastante para sair às ruas rapidinho. Você é um desses tolos. Você puxa com força o colarinho do casaco militar e segura-o com um punho repleto de articulações. Você está 20 minutos atrasado para o encontro. Isso simplesmente pode custar o polegar esquerdo de Jaqueline...

23 Atividade Entrega no até o dia 21/03 Escolha um parágrafo do seu livro preferido que envolva ações do personagem. Monte novos parágrafos do mesmo trecho na terceira pessoa, primeira pessoa e segunda pessoa (lembrando que o texto original obviamente está em uma das 3 pessoas) Não se esqueça de informar o nome do livro, autor e página de onde retirou o trecho

24 Site de acesso aos materiais
leonardoti.xpg.com.br


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