A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Higiene Industrial e Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Higiene Industrial e Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
Proteção Contra Incêndio Componentes: Carolina Paula Oliveira Fabiana Carvalho Costa Ingrid Queiroz Pamponet Joelma Bonifácio Carrilho Simone Loureiro

2 Prevenção de Incêndio É uma série de medidas, normas e providências, efetuadas previamente, que devem ser adotadas visando impedir que o fogo se declare e, em sua ocorrência, seja extinto no princípio, antes de se transformar num incêndio.

3 “Risco é a incerteza quanto à ocorrência de um determinado evento.”
Risco de Incêndio “Risco é a incerteza quanto à ocorrência de um determinado evento.”

4 Causas de Incêndio Considerações quanto ao homem como fator de risco de incêndio: - Culturais; - Psicológicos; -Físicos.

5 Fontes de Incêndio

6 Classes de Incêndio Classe A
Incêndios em combustíveis sólidos, encontrados em armazéns, escritórios e depósitos. Ex.: papel, madeira, lixo, tecido, borracha, fibras, enxofre, plásticos.

7 Classes de Incêndio Classe B
Incêndios em líquidos inflamáveis e combustíveis, tais como gasolina, solventes, éter, óleos lubrificantes e tintas.

8 Classes de Incêndio Classe C
São incêndios em equipamentos elétricos com energia ou energizados, com riscos ao operador.

9 Classes de Incêndio Classe D
Incêndios em materiais pirofóricos como: magnésio, potássio, alumínio. Exigem ,para sua extinção, pós especiais à base de monofosfato de amônia, grafite, cloreto de bário, cloreto de sódio.

10 Brigada de Incêndio “Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinado e capacitado para atuar na prevenção e combate a princípio incêndio.”

11 Métodos de Extinção de Incêndio
Em todo incêndio ocorre uma combustão, envolvendo três elementos: - combustível, - comburente, - desprendimento de luz e calor.

12 Métodos de Extinção de Incêndio
- Abafamento - Resfriamento - Retirada do Material

13 Sistema Prevenção Incêndios nas Fábricas
Extintores Sistema Sprinkler

14 Sistema Prevenção Incêndios nas Fábricas
Mangueiras Hidrantes

15 Agentes Extintores Água; Espuma; Pó químico; Gás Carbônico;
Limalha de Ferro; Nitrogênio; Areia Seca.

16 Extintores de Incêndios
Portáteis Rápida extinção Fácil remoção, transporte e operação Peso 20Kg a 25Kg Sobre Rodas (Carretas) Quando o princípio de incêndio não for controlado Remoção Manutenção Treinamento Incêndio Localização Visíveis Desobstruídos Sinalizados

17 Extintor de Água Pressurizada/ Água - Gás
Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "A". Contra-indicado para as classes "B" e "C". Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. Água-gás: Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo. Processo de extinção: Resfriamento.

18 Extintor de Espuma Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "B" e com bom resultado para a classe "A". Contra-indicado para a classe "C". Modo de usar: Aproxime-se com segurança do líquido em chamas, inverta a posição do extintor (de cabeça para baixo) e dirija o jato para um anteparo, de modo que a espuma gerada cubra o líquido como uma manta. Processo de extinção: Abafamento.

19 Extintor de Pó Químico Seco
Indicado com ótimo resultado para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. Modo de usar: Pressurizado: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o jato para a base do fogo. A pressurizar: Abra o registro da ampola de gás e dirija o jato para a base do fogo. Processo de extinção: Abafamento.

20 Extintor de Gás Carbônico
Indicado para incêndios de classe "C" e sem grande eficiência para a classe "A". Não possui contra-indicação. Modo de usar: Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. Processo de extinção: Abafamento. Incêndios de classe "D" requerem extintores específicos, podendo em alguns casos serem utilizados o de Gás Carbônico (CO²) ou o Pó Químico Seco (PQS)


Carregar ppt "Higiene Industrial e Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google