A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA
BRIGADA MILITAR ESCOLA DE BOMBEIROS PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

2 PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Eliminando os riscos

3 OBJETIVOS 1. Histórico do Fogo 1. Histórico do Fogo 2. Química do Fogo 1. Histórico do Fogo 3. Classes de Incêndio 1. Histórico do Fogo 4. Formas de propagação 1. Histórico do Fogo 5. Métodos de extinção 1. Histórico do Fogo 6. Prevenção

4 1 Histórico do Fogo De acordo com as Lendas Gregas, o fogo só passou ao domínio do homem quando o Deus mítico "PROMETEUS" roubou o fogo de "ZEUS" Deus dos Deuses e por isso foi condenado ao confinamento aonde uma águia devorava seu fígado durante o dia, porém devido a sua imortalidade se recuperava a noite, mas não deixava de sentir os horrores da dor. Conforme a lenda hoje em dia, ainda por castigo, o fogo escapa ao domínio humano e transforma-se no monstro dos incêndios, ceifando centenas de vidas e causando prejuízos imensos.

5 Para existir o fogo,necessitamos de:
2 Química do Fogo Para existir o fogo,necessitamos de: FOGO O 2 COMBUSTÍVEL OXIGÊNIO TEMPERATURA DE IGNIÇÃO O fogo é uma reação química denominada COMBUSTÃO caracterizada pelo desprendimento de luz e calor.

6 3 Classes de Incêndio Cada produto tem características próprias de inflamabilidade, de teor combustível (poder calorífico) e de liberação de produtos ao queimar (fumaças e gases). A classificação dos combustíveis visa agrupar aqueles que apresentam comportamento similar durante a combustão, de forma a facilitar a aplicação de técnicas e agentes extintores para obter uma extinção eficiente e rápida do fogo. De acordo com a Norma NR 23 do Ministério do Trabalho, adota-se no Brasil as seguintes classes de fogo:

7 CLASSE “A” 3. Classes de incêndio
Materiais sólidos de fácil combustão, que queimam em superfície e em profundidade, deixando resíduos e armazenando muito calor. Exemplos: madeira, tecido, papel, fibras, borracha, plásticos. A extinção do fogo se faz por resfriamento e umidificação com água ou solução aquosa, ou recobrindo com agente extintor de ação múltipla.

8 CLASSE “B” 3. Classes de incêndio
Materiais denominados de “inflamáveis” e “combustíveis”, queima somente na superfície, sem deixar resíduos. Exemplos: graxas, tintas, vernizes, gasolina, parafina, cânfora, óleos. são incluídos nesta classe de fogo os gases inflamáveis, dado a similaridade do processo de combustão, tais como, acetileno, butano, GLP, GNP (gás natural de petróleo), propano. A extinção se obtém por abafamento ou por redução ao teor de oxigênio do ar, ou por ação química que interrompa a reação química em cadeia.

9 CLASSE “C” 3. Classes de incêndio
Fogo de origem em equipamentos ou instalações elétricas energizadas, em tensão normal, redes, quadros e motores, 110 a 600V, em alta tensão, transformadores, chaves de alta tensão; em equipamentos eletrônicos; computadores, máquinas de calcular, quadros de comando e de controle. A extinção se faz com emprego de agente não condutor elétrico, mas cujo emprego não cause maiores danos aos equipamentos

10 CLASSE “D” 3. Classes de incêndio
Fogo em metais, também denominados de materiais pirofóricos, tais como magnésio, zircônio, titânio, pó de alumínio, sódio, potássio, zinco. A extinção se faz com emprego de técnicas e agentes extintores específicos e especiais.

11 4 Métodos de propagação São as diversas formas com que podem ser iniciados os focos de incêndio. Tratam-se das maneiras com que a energia calorífica passa de um corpo para outro.

12 4. Propagação Condução Transferência de calor através do contato direto entre os corpos

13 Ondas caloríficas atingem os objetos, aquecendo-os
4. Propagação Irradiação Ondas caloríficas atingem os objetos, aquecendo-os

14 Convecção O ar quente se desloca verticalmente,
4. Propagação Convecção O ar quente se desloca verticalmente, provocando incêndio nos andares superiores.

15 5 Água Métodos de extinção
5. Agentes extintores Água A ação da água para extinguir o fogo é de natureza física e se deve a sua grande capacidade de absorver calor.

16 5. Agentes extintores Espuma mecânica
A espuma mecânica é formada por bolhas de ar, produzidas a partir de um concentrado denominado “LGE-líquido gerador de espuma”, dispersas em água, formando uma massa volumosa e de baixa densidade, que cobre a superfície em chamas, impedindo a reação com o oxigênio do ar. Ação da espuma mecânica: a ação extintora é física, e se dá pelo isolamento entre a superfície do combustível em chamas e ar ambiente. A massa de espuma provoca resfriamento e sela (isola) a emissão de vapores inflamáveis a partir da superfície do combustível. Formação da espuma mecânica: a partir da mistura física de 3 elementos: a) água sob pressão, fornecida por hidrante ou auto-bomba; b) líquido gerador de espuma, que se mistura com a água; c) ar, que é sugado pelo esguicho, e se junta à pré-mistura de água e LGE, formando a espuma mecânica por turbulência na câmara de expansão do esguicho

17 Pó-químico seco (PQS) 5. Agentes extintores
Agente extintor de ação química, empregado em extintores, em veículos de combate a incêndios, e sistemas fixos. A ação extintora principal consiste na interrupção da reação química em cadeia da combustão e secundariamente abafamento, resfriamento do calor. Todos os pós são misturados de sais finamente divididos, com partículas de 10 a 75 micras (1mm = 100 micras), e tratamento superficial para torná-los repelentes à água e perfeitamente fluidos. Nenhum pó químico pode conter produtos tóxicos ao usuário. O gás propulsor empregado é o nitrogênio (nos extintores pressurizados) e o gás carbônico (nos extintores de pressão injetada).

18 5. Agentes extintores Gás carbônico (CO-2) Dióxido de carbono, bióxido de carbono ou CO2, ou gás carbônico, é um gás sem odor, sem cor, não corrosivo e não condutor de eletricidade. O CO2 não é tóxico, mas é asfixiante, ou sufocante, pois sua densidade é 1,5 ou seja, é mais pesado que o ar, e ao ser liberado irá deslocar o ar ambiente, a partir dos espaços junto dos pisos. O CO2 é estimulante fisiológico da respiração, e está presente no ar atmosférico na proporção de 0,04%.

19 Eliminando os componentes do fogo
5. Triângulo do fogo Eliminando os componentes do fogo calor combustível comburente FOGO

20 Resfriamento comburente combustível calor
Consiste na retirada do calor baixando a temperatura do combustível até que ele não desprenda gases. Ex. Uso de água ou espuma. combustível comburente calor

21 Abafamento comburente combustível calor
Consiste em impedir que o oxigênio continue alimentando o fogo até ser insuficiente para para proporcionar a queima. Ex. Toalha molhada. Uso de espuma, uso de pó químico etc... comburente combustível calor

22 Retirada do material - remoção
Retirar o combustível que não está queimando para local isolado e seguro. Ex. Desligar botijão etc... combustível comburente calor


Carregar ppt "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google