A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Combate ao Incêndio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Combate ao Incêndio."— Transcrição da apresentação:

1 Combate ao Incêndio

2 Incêndio é o fogo fora de controle.
07:39 CONCEITOS Fogo é uma reação química que produz luz e calor. Incêndio é o fogo fora de controle.

3 GASOLINA, PLÁSTICOS TECIDOS
14:39 09:55 TRIÂNGULO DO FOGO MADEIRA, PAPEL GASOLINA, PLÁSTICOS TECIDOS COMBUSTÍVEL AR ATMOSFÉRICO OXIGÊNIO (mínimo 8%) COMBURENTE COLISÕES FAGULHAS ELETRICIDADE CALOR Triângulo de Fogo: representa a união dos três elementos essenciais do fogo, que são: Calor, Combustível e Comburente 3

4 09:55 09:55 TETRAEDRO DO FOGO Representa a união dos quatro elementos essenciais do fogo, que são: Calor, Combustível, Comburente e Reação Química em Cadeia 4

5 07:39 CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE “A”: ocorrem em combustíveis sólidos e fibrosos, queimam em superfície e profundidade deixando resíduos. Seu combate deve ser feito utilizando soluções aquosas através de resfriamento

6 07:39 CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE “B”: ocorrem em combustíveis que queimam em superfície e geralmente não deixam resíduos. Seu combate é feito por abafamento com uso de pós químicos e CO2 e espuma químicas.

7 07:39 CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE “C”: equipamentos elétricos energizados, oferecem risco a vida, desligados transformam-se em classe “A”. O combate é feito com substâncias menos condutoras de eletricidade com pós químicos e gás carbônico.

8 07:39 CLASSES DE INCÊNDIO CLASSE “D”: metais pirofóricos como: magnésio, potássio, alumínio em pó, que necessitam para sua extinção de agentes extintores especiais que quebram a reação em cadeia quando inflamados.

9 07:39 CLASSES DE INCÊNDIO

10 07:39 PROPAGAÇÃO DO CALOR CONDUÇÃO: o calor se transmite de matéria para matéria, de molécula para molécula. CONVECÇÃO: o calor se transmite através de uma massa fluida, obedecendo o princípio de Arquimedes: “Porções frias tendem a se aproximar da fonte calorífica ocupando lugar deixado pelas porções quentes que sobem”(circulação do ar). IRRADIAÇÃO: o calor se transmite através de ondas caloríficas no espaço vazio. Ex: calor do Sol.

11 PROPAGAÇÃO DO CALOR CONDUÇÃO
07:39 PROPAGAÇÃO DO CALOR CONDUÇÃO Transmissão de calor através de um corpo para outro em contato direto.

12 PROPAGAÇÃO DO CALOR IRRADIAÇÃO
07:39 PROPAGAÇÃO DO CALOR IRRADIAÇÃO Ondas caloríficas que atingem os objetos próximos, aquecendo-os.

13 PROPAGAÇÃO DO CALOR CONVECÇÃO
07:39 PROPAGAÇÃO DO CALOR CONVECÇÃO Movimentação de massas gasosas aquecidas, para cima e horizontalmente nos andares.

14 07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO

15 07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO RESFRIAMENTO: mais usado, tem por finalidade baixar o calor do material. ABAFAMENTO: retira o Comburente(oxigênio) ou baixa sua concentração a níveis abaixo 8%. RETIRADA DO MATERIAL: mais simples e barato pois só necessita trabalho braçal. EXTINÇÃO QUÍMICA: quebra da reação em cadeia através de produtos químicos.

16 07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO ABAFAMENTO – Consiste no isolamento do fogo, ou seja, a retirada do oxigênio (comburente) que o alimenta. (exemplo: tampar ou cobrir um cesto de lixo).

17 07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO RESFRIAMENTO – Consiste em baixar a temperatura do fogo (calor) ou local em que se encontra. (exemplo: usar um agente extintor água).

18 07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO RETIRADA DO MATERIAL – Consiste em isolar o fogo retirando de sua volta todo o (combustível) material que o alimenta. (exemplo: fechar o registro de gás, afastar objetos, etc...).

19 Extintor PQS (Pó químico Seco) =
07:39 MÉTODOS DE EXTINÇÃO ABAFAMENTO Extintor PQS (Pó químico Seco) = PROCESSO QUÍMICO CALOR 2NaHCO Na2CO CO2 + H2O 01Kg de Bicarbonato de Sódio, à temperatura ambiente, ocupa um volume de 0,8 litro. Partículas sólidas finíssimas de Carboneto de Sódio, que podem cobrir uma área de 70 m2. 500 litros de gás e vapor d’água Responsável por 26% da eficiência. Responsável por 74% da eficiência.

20 AGENTES EXTINTORES Água: agente extintor universal
07:39 AGENTES EXTINTORES Água: agente extintor universal PQS: Pó químico seco CO2: Gás carbônico Espumas: químicas e mecânicas Gases: Halon, FM 200

21 EXTINTORES DE INCÊNDIO
07:39 EXTINTORES DE INCÊNDIO Portáteis Carretas

22 EXTINTOR DE ÁGUA Agente extintor 10 litros de água Gás propelente
07:39 EXTINTOR DE ÁGUA MANGOTINHO BICO GATILHO ALÇA DE TRANSPORTE MANÔMETRO CLASSE DE INCÊNDIO TRAVA INSTRUÇÕES Agente extintor 10 litros de água Gás propelente Nitrogênio/CO2 Tempo de descarga 60 a 70 segundos Alcance do jato 8 a 10 metros

23 EXTINTOR DE CO2 Agente extintor Gás Carbônico Tempo de descarga
07:39 EXTINTOR DE CO2 MANGOTINHO GATILHO TRANSPORTE DIFUSOR INSTRUÇÕES CLASSES DE INCÊNDIO PUNHO TRAVA Agente extintor Gás Carbônico Tempo de descarga 10 a 22 segundos Temperatura -70º C Alcance do jato 1,5 metros

24 EXTINTOR DE PQS Agente extintor Tempo de descarga 8 a 22 segundos
07:39 EXTINTOR DE PQS GATILHO TRANSPORTE MANÔMETRO INSTRUÇÕES CLASSES DE INCÊNDIO BICO OU REQUINTE TRAVA Agente extintor Bicarbonato de sódio/potássio Estearatos (anti-higroscópio) Tempo de descarga 8 a 22 segundos Gás propelente Nitrogênio Alcance do jato 4 a 8 metros

25 EXTINTOR A PRESSURIZAR
07:39 EXTINTOR A PRESSURIZAR CILINDRO EXTERNO DE GÁS

26 EFICIÊNCIA DOS EXTINTORES
07:39 EFICIÊNCIA DOS EXTINTORES

27 FINALIDADE DOS EXTINTORES
07:39 FINALIDADE DOS EXTINTORES Finalidade: extinguir princípios de incêndio. Devem ter: fácil visualização e acesso; menor probabilidade de ser atingido pelo fogo; sinalização; não devem estar em escadas ou encobertos; O êxito no emprego depende de: distribuição apropriada; manutenção; pessoal treinado.

28 UTILIZAÇÃO DOS EXTINTORES
07:39 UTILIZAÇÃO DOS EXTINTORES Posicione-se no sentido do vento; Aproxime-se do foco do incêndio, cuidadosamente; Ataque a base do fogo; Movimente o jato em forma de leque; No caso de combustível líquido, evite uma pressão muito forte em sua superfície, para não aumentar a área de combustão; Ao final assegure-se que não houve reignição.

29 07:39 SISTEMA FIXO

30 07:39 HIDRANTES DE PAREDE

31 UTILIZAÇÃO DOS HIDRANTES
07:39 UTILIZAÇÃO DOS HIDRANTES 1º ABRA A CAIXA DO HIDRANTE 2º ESTIQUE A MANGUEIRA 3º ABRA O REGISTRO DO HIDRANTE 4º DIRIJA O JATO A BASE DO FOGO

32 07:39 CENTRAL DE GLP

33 Importante: GLP é mais pesado que o ar atmosférico
07:39 CILINDROS DE GÁS (GLP) Importante: GLP é mais pesado que o ar atmosférico

34 VÁLVULA DE SEGURANÇA(GLP)
07:39 VÁLVULA DE SEGURANÇA(GLP) Utilize registros e mangueiras homologados pelo INMETRO Obs: a cerca de +-70º C rompe-se o plugue-fusível evitando o rompimento do casco, (liga de estanho e bismuto).

35 DICAS DE PREVENÇÃO Não deixar crianças sozinhas em casa.
07:39 DICAS DE PREVENÇÃO Não deixar crianças sozinhas em casa. Apague cinzas de cigarros. Não sobrecarregue o sistema elétrico. Não durma fumando. Substitua plugues e tomadas defeituosas. Não deixe crianças brincar com fósforos.

36 07:39 DICAS DE PREVENÇÃO Utilize registros homologados ABNT e feche-os antes de sair. Guarde produtos em locais seguros. Não acumule lixo nem guarde resíduos de combustíveis líquidos. Não esqueça panelas no fogo e evite cortinas acima do fogão. Quando for utilizar o forno acenda 1º o fósforo depois o registro. Instale seu botijão fora da cozinha, com tubulação adequada.

37 COMO ACIONAR O BOMBEIRO
07:39 COMO ACIONAR O BOMBEIRO 193 COM CALMA IDENTIFIQUE-SE E INFORME: - LOCAL DA OCORRÊNCIA; - PONTOS DE REFERÊNCIA; - Nº DE VÍTIMAS; - SE POSSÍVEL ISOLE O LOCAL. 37

38 Referência: www.bombeiroscascavel.com.br
07:39 . Referência:


Carregar ppt "Combate ao Incêndio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google