A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Combustão Autor:Viviane Guerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Combustão Autor:Viviane Guerra"— Transcrição da apresentação:

1 Combustão Autor:Viviane Guerra

2 Combustão É um processo químico de oxidação, no qual o material combustível se combina com o oxigênio em condições favoráveis (calor), produzindo luz e calor. FOGO: É uma forma de combustão, caracterizada por uma reação química que combina materiais combustíveis com o oxigênio do ar, com desprendimento de energia luminosa e energia térmica.

3 Combustível É toda a matéria susceptível à combustão, existente na natureza nos estados sólido, liquido e gasoso. Ou seja, é todo corpo capaz de alimentar o fogo. Ex.: madeira, papel, tinta, algodão, álcool, gasolina, carvão.

4 Combustível: Madeira

5 Combustível: Papel

6 Combustível: Gasolina e àlcool

7 Combustível: Carvão

8 COMBURENTE É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de faze-lo entrar em combustão O oxigênio é o principal comburente

9 COMBURENTE: Oxigênio Sem Oxigênio não há combustão.

10 Calor É a condição favorável para causar a combustão.
É a condição favorável que provoca a interação entre os dois reagentes, sendo este o elemento de maior importância no triângulo do fogo.

11 Triângulo do Fogo (combustível, comburente e calor)

12 Incêndio É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.

13 Incêndio

14 Extinção do Incêndio Os métodos de extinção visam desagregar um dos três elementos que formam o triângulo do fogo. Resfriamento - Consiste na redução da quantidade de calor presente na reação. Abafamento - Tem por objetivo isolar o oxigênio do processo de combustão. Isolamento - visa desagregar o elemento combustível

15 Agentes extintores (substâncias)
Água - É o agente extintor universal, mais fácil obter, mais baixo custo Espuma - É um aglomerado de partículas de solução aquosa de baixa densidade. Atua por abafamento e é indicada para líquidos inflamáveis. Pó Químico Seco (PQS) - É uma mistura de pós micropulverizados . Gás Carbônico (CO2) - É um gás incolor, inodoro (sem cheiro), não tóxico e não condutor de eletricidade.

16 Extintores de incêndio

17 Referências (CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto) (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro)

18 Laboratório de Informática
Professor do Laboratório de Informática: Viviane Guerra Professor Regente: Marta Castro Turma: PAPI(Projeto Acertando o Passo I) Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira

19 Objetivos Associar o conteúdo ministrado em sala de aula com situações vividas na realidade extra-classe. Permitir que aluno compreenda a importância do conteúdo estudo. Ajudar na assimilação e compreensão do conteúdo.


Carregar ppt "Combustão Autor:Viviane Guerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google