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DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO

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Apresentação em tema: "DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.SAMANDA NOBRE

2 O que são jogos tradicionais e populares?

3 Linguística, entre outros.
segundo Graça Guedes (1989), Os Jogos Tradicionais   podem, proporcionar estudos diversificados no âmbito da: História; Historiografia; Psicologia; Sociologia; Este tipo de jogos varia de regiao para região e possui um significado de natureza mágico-religiosa. É normalmente praticado em épocas bem determinadas do ano ou em intervalos do trabalho agricola , contribuindo de modo saudável para a ocupação das horas livres. Os jogos tradiconais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme  os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver. Desta forma se explicam as variantes de um mesmo jogo (como exemplo, em Portugal existem registadas mais de cinquenta variantes do conhecido Jogo da Malha). Graça Guedes (1989), diz que os jogos tradicionais são criados pelos seus praticantes a partir do repertório dos mais velhos e adaptados às características do local. A denominação de cada um deles evoca por si mesmas as suas características e regras principais. Pedagogia; etnografia; Linguística, entre outros.

4 Para Cordeiro, M. (1982), este tipo de jogos apresentam as seguintes características:
Cultura -  Fazem parte dos conhecimentos adquiridos de geração para geração e estão relacionados com o folclore teatro, Lendas Advinhas Costumes etc... Movimento - As suas diferentes formas de exteriorização promovem um grande contacto com os mais variados tipos de movimento: o salto, o lançamento, a corrida, etc. Competição Saudável  - O mais importante é o convívio simples e salutar entre as pessoas ou grupos, próximas ou distantes. Festa - É um momento de descontracão, de pausa na labuta diária. No caso concreto de "saltar o rego", poderemos classificar esta atividade tradicional na categoria dos jogos hípicos, a partir da classificação sugerida por Graça Guedes (1990). Esta autora agrupa de uma forma prática (em função dos conteúdos da atividade) os jogos tradicionais nas categorias de jogos de interior, jogos de pátio e jogos de rua e campo. Por fim, refere ainda os jogos hípicos, que serão "uma recordação dos torneios que se praticavam num passado já distante".

5 " O Jogo Popular " «O jogo consiste em transformar um meio num fim em si mesmo» - disse Piaget. Isso acontece com o jogo infantil. No seu 4º estádio de desenvolvimento, entre os 8 e 12 meses (período sensório-motor) a criança aprende a separar os meios dos fins e o jogo surge. Por exemplo: bola x obstáculo. O mesmo sucede com o Jogo Popular. O homem que lança fora do campo onde trabalha a pedra que o estorva, pode converter o lançamento num fim em si mesmo e assim nasce o jogo do malhão. Isso quer já dizer que os Jogos Populares se ligam ao trabalho, à experiência rural: são vivência e prazer. Claro que derivam, ulteriormente, para a exibição e a competição, mas sem corte do cordão umbilical que continua a ligá-los à vida do campo, o que já não acontece com jogos mais refinados, de alta competição, onde aquela ligação se perdeu. A simplicidade e a rudeza de processos mantêm-se no jogo popular, enquanto no jogo de alta competição o fim que era o prazer voltou a ser meio – de atingir fama, fortuna, etc. Até nos «jogos sem fronteiras», a diferença é visível: estes partem da mente para a realidade, embora mais ou menos apoiados nesta; os jogos populares partem da realidade para a realidade."


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