A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Aline Duarte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Aline Duarte"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Aline Duarte
Manifesto Professora Aline Duarte

2 O manifesto é um tipo de texto dissertativo que vem sendo explorado pelos vestibulares como opção de redação. Ao longo da história, ouvimos falar de vários manifestos: comunista, futurista, antropófago, poesia Pau Brasil etc. Todos com motivações e alvos diferentes, mas utilizando do mesmo canal de comunicação: a escrita. Não uma simples escrita, mas um manifesto.

3 Afinal, no que consiste esse gênero textual
Afinal, no que consiste esse gênero textual? O objetivo aqui é impactar a opinião pública e, portanto, a linguagem persuasiva é fundamental. Lembra-se do que é persuasão? Vejamos: É quando queremos induzir alguém a apoiar nossa opinião sobre determinado assunto. Assim, a linguagem persuasiva deve ter argumentos convincentes e expositivos e, para tanto, enfatizará os aspectos positivos ou fará um apelo emocional sobre uma situação.

4 Quando se trata de emoção, o manifesto levanta argumentos sobre algo que já é polêmico, a fim de despertar indignação, revolta e protestos. Logo, o princípio e a intenção de convencimento fazem com que o manifesto tenha um caráter político, que atrai a opinião pública e incita a comunidade a tomar uma atitude frente ao problema denunciado.

5 Ao termo manifesto é muito comum associar temas políticos
Ao termo manifesto é muito comum associar temas políticos. Direcionado a múltiplos receptores, é um depoimento público com fins e propósitos determinados, que intenciona a denúncia e/ou chamar a atenção para certo assunto, e tem como princípio básico convencer os leitores/ouvintes, com alusão à convocação. Por isso, o aparecimento de verbos no imperativo e no presente do indicativo é comum, causando uma aproximação com o receptor e também uma imposição ao cumprimento do que se idealiza.

6 Quando decidir por fazer um manifesto nas aulas de redação ou no vestibular, lembre-se de colocar: título, corpo do texto, local, data e escreva “assinaturas” ao final. Nunca se identifique em um concurso, pois sua produção textual pode ser anulada. Além disso, deixe bem claro: o problema discutido, a análise pessoal do autor a respeito do problema e os argumentos-chaves que justificam a escrita do manifesto.

7 Pode-se considerar o manifesto como um gênero textual atemporal, visto que existem diversos deles de bastante tempo atrás, como por exemplo o “Manifesto Comunista“, que tem sua primeira publicação datada em Mesmo com tantos anos de existência, é um documento importante, tendo em vista sua contribuição para a política e aos seguidores do comunismo. Em contrapartida a manifestos antigos, também a elaboração de novos textos seguindo tal estrutura é um fato presente.

8 Assim como o exemplo citado anteriormente, porém não tão antigo, mas completando uma década neste ano, o “Manifesto Futurista” também foi um marco na época em que foi escrito e até os dias atuais é lembrado pelas influências causadas. Credita-se a ele o nascimento do “Futurismo“, movimento artístico e literário do século vinte. No segundo item do manifesto, evoca-se “A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia“. Exemplificando, aqui, a intenção do gênero textual em questão, que tem como finalidade mostrar as características necessárias para compor um poema.


Carregar ppt "Professora Aline Duarte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google