A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEM É O SÁBIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEM É O SÁBIO."— Transcrição da apresentação:

1 QUEM É O SÁBIO

2 FILÓSOFO OU SÁBIO Vimos que FILOSOFIA é busca da sabedoria, e que o filósofo é o amigo do saber. Será o pequeno príncipe um filósofo ou um sábio? Ou ainda, um explorador?

3 É possível um ser humano ter domínio de todo conhecimento?
Efêmero – algo passageiro, transitório. Investigar – indagar, pesquisar, descobrir Planeta – astro que gira em volta do Sol, de que recebe luz e calor. O Pequeno Príncipe é um convite à reflexão para que as pessoas se humanizem, se cativem e se percebam

4 A FILOSOFIA É UM PENSAR SOBRE O PENSAR
Quando pensamos para responder uma pergunta, estamos pensando sobre nosso próprio pensamento. O pensar é um movimento, uma atividade da inteligência que conta com uma grande invenção do homem: a palavra.

5 PENSANDO SOBRE O CONHECIDO
É bem mais fácil pensar sobre o que conhecemos do que algo desconhecido. Para encontrar respostas para as questões é necessário ter um conhecimento sobre aquilo que o incomoda. Pensar sobre o conhecido e o desconhecido é exercitar o pensamento

6 CONHECE A TI MESMO QUEM É VOCÊ?
Uma pessoa que pensa, questiona e critica. Você é uma pessoa que conhece a si mesmo, pois tem consciência de sua existência e de seu papel no mundo.

7 SÓCRATES Nasceu em Atenas e tornou-se umdos principais pensadores da Grécia Antiga. Fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.

8 O HOMEM – UM SER QUE PENSA, DESEJA E SE COMUNICA
“O sentido da espécie humana não consiste apenas em ser racional, mas em tornar-se racional.” (Fichte) O homem, sendo racional, é capaz de construir mundo e fazer história. Por meio do pensamento o homem é capaz de voar para lugares distantes ou planejar um futuro melhor, a partir de erros e acertos.

9 O homem é um ser que sente desejos, necessidades.
Por meio da linguagem, o homem estabelece relações de transmissão de informações com outros homens. “Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro”. (Sigmundo Freud)


Carregar ppt "QUEM É O SÁBIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google