A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries Iniciais

2 AS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: DESAFIOS DIÁRIOS DO PROFESSOR Isabela Orlandini Cavazzani Ferreira Sônia Inês Zanette Assolari de Oliveira Orientadora: Professora Desirê Luciane Dominschek

3 PROBLEMATIZAÇÃO: Qual é o caminho para se estabelecer um ambiente propício em nossas relações em sala de aula, que contribuem para uma aprendizagem de qualidade?

4 OBJETIVO GERAL Refletir fazendo uso das teorias e práticas afim de reafirmar e valorizar práticas pedagógicas efetivas que favoreçam as interações sociais produzidas em sala de aula.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender através das fundamentações teóricas determinadas situações que ocorrem nas interações em sala de aula; Analisar atitudes adotadas nas práticas pedagógicas; Reconhecer práticas pedagógicas de interações adequadas.

6 AUTORES QUE SUBSIDIARAM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA BENNET (1983) COLL (1990) FLANDERS (1970) HARGREAVES (1977) JOHNSON (1981) MEDLEY (1979) PEREZ GOMES (1983) ROGERS (1982) VIGOTSKY (1995) WEBB (1983 e 1985)

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REPRESENTAÇÃO MÚTUA PROFESSOR/ALUNO O comportamento efetivo que um professor manifesta diante dos seus alunos é sempre inevitavelmente mediatizado pelo que pensa e espera deles, pelas intenções, pela motivações, pelas capacidades e interesses que lhes atribui, de modo recíproco, o comportamento efetivo de um aluno será sempre e inevitavelmente mediatizado pelo que pensa e espera do seu professor, pelas intenções, motivações e os interesses que lhe atribuem. (Rogers, 1987, p. 47)

8 A interação professor/alunos no processo de ensino e de aprendizagem [...] a existência de uma relação direta entre o comportamento do professor e aquilo que o aluno consegue aprender. (Bennet, 1986.p.272)

9 O comportamento instrutivo do professor e o ensino eficaz O comportamento do professor é o fator mais potente e controlável que condiciona a aprendizagem dos alunos[...] Centra-se no que o professor “faz”, não no que ele pensa, ou no que pensa o aluno, ou no que deveria pensar. Estilo direto. Estilo indireto. (Flanders, 1977,p. 52-70)

10 Do comportamento ao pensamento do professor O comportamento é em grande parte, o resultado do pensamento do professor: de seus conhecimentos, de suas estratégias para processar a informação e utilizá-la na resolução de problemas e de suas atitudes e disposições pessoais. Comportamento pré-ativo (planejamento) Comportamento interativo (processo ensino e aprendizagem) (Pérez Gomez, 1983, p.95-138).

11 Ensinar e aprender:os processos de “andaime” na Zona de Desenvolvimento Proximal A influência educativa que o professor exerce com propostas, orientações, seguimentos, diretrizes, promovem o desenvolvimento quando conseguem atingir o aluno por meio do desenvolvimento proximal, transformando em desenvolvimento real, aquilo que é desenvolvimento potencial. (Vygotsky).

12 Interações entre alunos e aprendizagem escolar O valor educativo da interação entre alunos * Influência secundária * Competências relacionadas à Socialização * Influência benéfica não é uma constante (Johnson, 1981, p. 47-62)

13 Organização social das atividades escolares * Cooperativas – os sucessos de cada um beneficiam os demais membros; * Competitivas – um participante pode alcançar os seus objetivos somente na medida em que os demais não conseguem; * Individualista – persegue-se resultados individualmente benéficos e os resultados dos outros são irrelevantes. (Johnson)

14 Interações entre alunos e construção do conhecimento C onflito sociocognitivo- mobiliza processos cognitivos responsáveis pela aprendizagem em cada um dos participantes. * Regulação interpsicológica – entre pessoas * Regulação intrapsicológica – pessoal (Zona do Desenvolvimento Proximal – interação social cria e ajuda a percorrer) (Vygotsky)

15 Procedimentos Metodológicos Pesquisa Bibliográfica Pesquisa de campo

16 Universo da Pesquisa Escolas Municipais que atendem a Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizadas em regiões centrais do município de Jacarezinho.

17 Instrumento de coleta de dados Observações: * Duas professoras; * Primeira série do Ensino Fundamental.

18 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Foram observados a entrada dos alunos em sala de aula, espaço físico, material didático disponível e relação com os mesmos, diálogo, resolução de problemas e conflitos, tipo de atividades e utilização do tempo.

19 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A pesquisa bibliográfica e as observações nos serviu para constatar: * a influência das expectativas tanto do professor com relação ao aluno e vice-versa, no ensino/aprendizagem; * a gestão do professor (comportamento pré- ativo e interativo) é fundamental; * é papel do docente provocar avanços com sua interferência na Zona de Desenvolvimento Proximal.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Trabalhar e progredir juntos implica aprendizagem e exercícios de procedimentos e atitudes específicas e também o planejamento acurado das atividades e das tarefas que se abordam de forma compartilhada, intervindo sempre que necessário. É um ato de amor.

21 “ Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência”. (Henry B. Adams)


Carregar ppt "Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google