A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Consultor, ProfSat e FranHolding

2 Avanço Mundial da EAD Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% Na área médica, mais de 80% dos profissionais usam regularmente EAD para atualização Custos estão caindo, maior expansão em todas as áreas e segmentos Empresas, ONGs e governo estão promovendo cada vez mais iniciativas de EAD (aumento do mercado) Objetivo: cursos cada vez mais rápidos, baratos e excelentes

3 Tecnologias de EAD Papel e correio comum Internet
Ensino telepresencial Via rede terrestre Via satélite Unidirecional (broadcasting) Bidirecional (VSAT IP) Híbridos

4 Os Elementos Básicos da Educação
Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação e participação Grupo de discussão, interação em classe virtual, participação do aluno, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação Gestão

5 Legislação de EAD no Brasil
A EAD é considerada uma nova modalidade de ensino, e portanto requer uma regulamentação separada É prevista pela nova LDBE, e considerada equivalente à educação presencial Regulamentada por diversas decretos e portarias Deve fazer parte do PDI das IES que quiserem oferecer Universidades e centros universitários têm autonomia

6 Autorização e Credenciamento
Curso superiores: graduação, pós-graduação (especialização, lato sensu, mestrado e doutorado): IES precisa ser autorizada na modalidade e os cursos precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC Cursos técnicos, supletivos e de nível médio: IE precisa ser autorizada na modalidade pela Secretaria Estadual de Educação Cursos livres, extensão universitária, profissionalizantes, preparatórios, educação continuada, etc.: não são regulamentados e não precisam de autorização

7 Número de Alunos da EAD no Brasil
Universidades corporativas a distância: 1,5 milhão Telecurso 2000 (Supletivo e Cursos Técnicos): 500 mil Cursos superiores a distância: mil Sistema S (SENAI, SENAC, SESI, e SEBRAE): 800 mil Cursos por correspondência e outros: mil TOTAL: ,2 milhões Faturamento anual: R$ 700 milhões Crescimento previsto 2006/ % . Fonte: ABED, 2006

8 Expansão Imediata do Mercado
Grandes universidades estão entrando: UNIP, Estácio, UNIBAN, Anhanguera (mais de 1000 telesalas, 500 mil vagas) Entrada com o satélite de grandes provedores de papel: Instituto Monitor, Instituto Universal Brasileiro (200 a 300 mil alunos) Governo: UAB (600 pontos, 60 mil vagas), GESAC ( pontos, 1 milhão de vagas), Escola de Fábricaa, Conselhos Federais Mais empresas como a ProfSat TVs corporativas próprias e terceirizadas (3 a 4 milhões) Estrangeiros (conteúdo gerado fora)

9 Experiências Públicas de Sucesso no Brasil
UNIVIMA, UEAM, Supervias da Educação (CE) CEDERJ FioCruz Projeto VEREDAS – Normal Superior (UFMG) UFES – 13 telecentros Universidade Eletronica do Paraná Programas ForProf, PEC e Rede do Saber (SP) UNIFESP – área da saúde via Web UNICAMP, USP e UNESP UNIREDE (80 universidades públicas)

10 Experiências privadas de sucesso
UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná – 340 pólos EducSat e EduCon (Curitiba) telesalas FGV On-Line – Fundação Getúlio Vargas do RJ – 60 pólos e FGV São Paulo UNICSUL, UMESP, UNIMEP, UniCOC, UniMES, PUCCAMP, UniUBE, FUNDEP, etc Iniciando: UNIBAN, UniAnhangüera, METROCAMP, UNIRP, e muitas outras Área de ciências jurídicas e de concursos: Damásio, LFG, Marcato, IEFL, Saraiva, Academia do Concurso, etc Empresas: DTCOM, Microlins, WebAula, etc. Mais de salas de recepção via satélite

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Vantagens da EAD via satélite
Pode ser colocado em qualquer lugar do mundo, com o mesmo custo e qualidade (não é proporcional à distância) Única tecnologia que proporciona qualidade constante de vídeo e áudio a baixo custo Permite um modelo semelhante ao presencial (menor evasão, maior satisfação, melhor eficácia)

22 Portaria MEC/SEED 2/2007 Pólos de apoio presencial precisarão respeitar normas de funcionamento e qualidade de uma faculdade, e serão visitados por comissão do MEC Pólos atuais terão prazo até agosto de 2007 para se adequar, fundir, ou serem extintos Novos pólos poderão ser adicionados, mas somente a partir do momento em que o primeiro curso a distância for autorizado

23 Informatização da educação
Das 180 mil escolas públicas brasileiras, apenas 13% têm acesso à Internet Cerca de 300 mil computadores instalados Pouco mais de 12% da população têm acesso à Internet, e apenas 1,3% à banda larga

24 Universidades Corporativas
alunos 4 milhões de horas alunos alunos 11 milhões de horas 4.000 bolsas

25 Portais de Educação Corporativa

26 Treinamentos SEBRAE 500 transmissoras de rádio (3 programas com conteudo educacional) 900 minutos de video instrucional via TV Site com 8 cursos pela Internet desde 2001, com participantes, com 69% de concluintes, e 116 tutores com turmas de 200 alunos 59% excelentes, 93,6% vêem aplicação 73% aplicaram conceitos aprendidos, 52% aumentaram o faturamento, 68% aumentaram o número de clientes Fatores criticos da tutoria: capacitação & avaliação, comunicação, ambiente do curso, inovação e ética Querem 300 mil alunos e 150 tutores em 2007.

27 Grupo Fechado de Usuários
Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários

28 Estúdio de geração de aulas por TV

29 Recursos audiovisuais
Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

30 Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores
Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

31 Suporte ao aluno Presencial (pólos remotos) A distância (centralizado)
Correio Acesso ao site (fórum, ) Chat, messenger Help desk por telefone e fax Videoconferência Sessões de tira-dúvidas

32 Presencialidade nos Pólos
Tutoria semanal por disciplina Laboratórios didáticos Laboratórios de informática Biblioteca Sala de estudos Estudos dirigidos a seminários Exames presenciais

33 O Assistente do Educador
Auxilia o professor no intercâmbio com os tutores e alunos, recebe e filtra perguntas, ajuda no comando dos equipamentos da sala Especialista na matéria sendo ministrada

34 Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento
Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância

35 Outras aplicações Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos projetos e serviços Grupos de foco

36 Tendências da EAD Mercado quer qualificação mais rápida do que a oferta Empresas vão montar cada vez mais programas internos de educação Queda nos custos do ensino de qualidade através da EAD Cursos presenciais vão perder espaço, devido aos maiores custos Instituições cada vez menores tendem a acessar altos níveis educacionais via EAD Distinção entre presencial e distância está perdendo o sentido Governos estão implantando EAD em todos níveis e demandas Comunidades de aprendizagem nacionais e internacionais

37 Tendências em EAD (2) Uso cada maior de jogos, simulações, dinâmica, experimentação, vivência, contextos virtuais, atividades, etc Colaboração e compartilhamento de dados em comunidade produtivas em rede Wireless em expansão Mobilidade em expansão (PDA, celulares) Mais simples e fácil ser um professor de EAD Exigência de mercado para os professores que tenham capacitação em EAD (prerequisito) Inclusão digital mandatória de todos os professores e alunos Crescimento de open software: menores custos, maior padronização (Moodle, Dot Learning, etc.)

38 Contato Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed (19)


Carregar ppt "Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google