A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Técnica Responsável De Matemática Flávia Mª Gonçalves da Costa Fone: (43)

2 HISTÓRICO O programa Sala de Apoio à Aprendizagem foi criado em 2003 apenas para atender alunos das 5ª Séries do Ensino Fundamental

3 Atualmente, com a instrução 007/2011, tem-se que:
“As escolas terão abertura automática de (01) uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa e (01) uma de Matemática para alunos matriculados no 6º ano e (01) uma Sala de Apoio à Aprendizagem de Língua Portuguesa e de Matemática para alunos matriculados no 9ºano independente do número de turmas ofertadas a essas séries/anos na instituições de ensino da Rede Pública Estadual.

4 OBJETIVOS Atender as defasagens de aprendizagem pelos alunos das séries finais do ensino fundamental (5ªsérie/6ºano e 8ªsérie/9ºano).O programa prevê o atendimento no contraturno, com o objetivo de trabalhar as dificuldades referentes à aquisição dos conteúdos de formas espaciais, quantidades e operações básicas.

5 Ao dominar aspectos básicos da Matemática como formas espaciais e quantidades nas suas operações básicas e elementares, o aluno da 5ª Série/6ºAno adquire condições de acompanhar os conteúdos desse nível de ensino e consequentemente, das demais séries que virão

6 - das características e propriedades dos triângulos e quadriláteros;
No que tange a Matemática, busca-se abordar situações que indique conhecimento ou dificuldades: - das características e propriedades dos triângulos e quadriláteros; - de porcentagem; - de leitura, construção e interpretação de tabelas e gráficos; - de identificação e reconhecimento dos números nas suas diversas representações;

7 - das operações com números;
-do cálculo de perímetro e área de polígonos; - do cálculo de conversão de medidas (tempo,temperatura, comprimento e capacidade); - de noções de função afim e quadrática.

8 Avanços obtidos através do Programa Sala de Apoio à Aprendizagem
- Superação das dificuldades iniciais; - Desenvolvimento do raciocínio lógico; - Melhor desempenho em todos as disciplinas; - Desenvolvimento da concentração; - Diminuição da evasão escolar.

9 Entendimento sobre Conteúdos, Metologia e Instrumentos
“Nada deve ser dado à criança, no campo da Matemática, sem primeiro apresentar-se a ela uma situação concreta que a leve a agir, a pensar, a experimentar, a descobrir, e daí, a mergulhar na abstração” (AZEVEDO, 1979 apud FIORENTINI E MIORIM, 1993, p.3).

10 Conteúdo: - Números Inteiros
Metodologia: - Breve histórico sobre o aparecimento e uso desses números na Matemática; - Conceituar a existência desses números na vida cotidiana (divida, perda,débito,temperatura negativa, medida de nível abaixo da superfície do mar, etc.); - Jogos pedagógicos ;

11 Instrumentos: - Materiais manipuláveis

12 Sala de Apoio à Aprendizagem – Língua Portuguesa e Matemática

13

14

15

16

17 … ao aluno deve ser dado o direito de aprender
… ao aluno deve ser dado o direito de aprender. Não de “aprender” mecânico, repetitivo, de fazer sem saber o que faz e o por que faz. Muito menos de “aprender” que se esvazia em brincadeiras. Mas um aprender significativo do qual o aluno participe raciocinando, compreendendo, reelaborando ao saber historicamente produzido e superando, assim, sua visão ingênua, fragmentada e parcial da realidade ( FIORENTINI e MIORIM, 1993, p.5)

18 Email coletivo: nrecp.saladeapoio@gmail.com Senha: apoio2011


Carregar ppt "SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google