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Educação Especial Aula 7
Gabriela Maffei Moreira Malagolli
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Adaptações curriculares ou tecnologias assistivas
Escola no contexto de inclusão. Necessidades educacionais especiais. Currículo escolar. Adaptações curriculares; tecnologias assistivas. Processos de avaliação e promoção.
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Escola no contexto de inclusão
Pessoa com deficiência = direito à educação. Acesso à matrícula. Apropriação do saber e do conhecimento.
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Secretarias de Ensino Fundamental
Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Requer sistema educacional diferente. Implica a inserção de todos. Sistemas educacionais planejados e organizados.
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Secretarias de Ensino Fundamental
Adaptações na escola Secretarias de Ensino Fundamental e de Educação Especial. Atender à diversidade dos alunos. Oferecer respostas adequadas às suas características e necessidades.
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Investimentos Formação de professores.
Demais profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional). Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Escola = transformação do projeto político pedagógico.
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Necessidades educacionais especiais
Atender as necessidades de aprendizagem de cada aluno. Interesses e motivações. Capacidades intelectuais e dos seus conhecimentos.
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Necessidades educacionais especiais
crianças com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; deficiência e bem dotadas; trabalhadoras ou que vivem nas ruas; de populações distantes ou nômades; de minorias linguísticas, étnicas ou culturais; de grupos desfavorecidos ou marginalizados.
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Necessidades educacionais versus Fracasso escolar Esforços da Educação Especial Interatividade versus Relatividade
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Currículo escolar Projeto político pedagógico. Execução e as finalidades das atividades escolares. O quê, quando e como ensinar e avaliar? Define a prática escolar. Desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
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Adaptações curriculares
Possibilidades para viabilizar o processo de aprendizagem. Organizativas. Objetivos e conteúdos. Avaliativas. Procedimentos didáticos. Temporalidade.
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Organizativas Agrupamentos de alunos. Organização didática da aula. Organização dos períodos para a realização das atividades.
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Objetivos e conteúdos Capacidades e habilidades básicas de atenção. Participação e adaptabilidade do aluno. Sequenciação pormenorizada. Reforço da aprendizagem. Eliminação de conteúdos menos relevantes.
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Avaliativas: técnicas; instrumentos
Avaliativas: técnicas; instrumentos. Procedimentos didáticos: alteração de métodos e sugestão de atividades; recursos de apoio; adaptações de materiais.
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Temporalidade Alteração no tempo destinado para a realização das atividades. Alteração no período programado para alcançar determinados objetivos.
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Referência Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Adaptações Curriculares/ Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. – Brasília: MEC/ SEF/SEESP, 1998.
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Educação Especial Atividade 7
Gabriela Maffei Moreira Malagolli
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Reflexão Quais investimentos são necessários para a eficácia do uso de tecnologias assistivas nas escolas? Formação de professores e demais profissionais. Metodologia. Materiais didáticos. Adaptação do espaço físico. Transformação do projeto político pedagógico.
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