A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)"— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)
Pimentel - (Coordenador da Disciplina IE2-UNIRIO) PAIEF, UNIRIO 24 de Março de 2007 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

2 Agenda Relatório verbal dos tutores: Como anda a disciplina IE2 nos pólos? Avaliação a Distância: Guia de correção da AD1 e sugestões para AD2 Tópico especial sobre o conteúdo: “Informática como ferramenta para mudança de paradigma-educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

3 Relatório verbal dos tutores
Problemas, dúvidas, sugestões, críticas? Material impresso Todos os pólos receberam os volumes 1, 2 e 3? Faltaram exemplares para os(as) aprendizes? Analisar e encaminhar dúvidas sobre o conteúdo Nova Plataforma CECIERJ/CEDERJ Conseguiram acessar o Cronograma e a AD1? Laboratório O laboratório de informática tem horário reservado para uso dos(as) aprendizes de pedagogia? (enviar horário de tutoria) O laboratório está sendo usado pelos(as) aprendizes? (enviar freqüência dos alunos) Há computadores suficientes? (caso seja preciso, enviar pedido de aquisição de máquinas) Os programas (software) satisfazem as necessidades da disciplina? (enviar sugestões de aquisição) Além de computadores e software, há outros equipamentos (impressora, scanner, webcam etc.) ou infra-estrutura que precisem ser atualizados ou adquiridos? Visita da coordenação ao pólo Que pólos desejam uma visita? Algum demanda específica? Relatório: encaminhar para o coordenador da disciplina por pela plataforma Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

4 AD1: Guia de Correção QUESTÃO 1 (1.0 ponto): Disserte sobre o uso de computadores na educação. Enumere 3 limitações e 3 possibilidades sobre o uso do computador na realidade da escola. Indique sua resposta e defenda seu ponto de vista sobre o questionamento: o computador é um aliado ou inimigo do professor? A resposta deve conter de 12 a 25 linhas de texto. Analise a resposta fornecida e identifique: Foram abordados 3 limitações ou problemas sobre o uso do computador na realidade da escola? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Foram abordados 3 possibilidades ou benefícios sobre o uso do computador na realidade da escola? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Está explícita a posição se o computador é um aliado ou um inimigo do professor? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO A posição foi bem defendida (é coerente)? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO A resposta contém de 12 a 25 linhas? ( ) 1.0 – SIM ( ) 0,5 – PARCIALMEMTE ( ) 0,0 – NÃO Some os pontos. 4,5 a 5,0 pontos → nota sugerida = 1,00 3,5 a 4,0 pontos → nota sugerida = 0,75 2,0 a 3,0 pontos → nota sugerida = 0,50 0,5 a 1,5 pontos → nota sugerida = 0,25 0,0 pontos (ou resposta em branco) → nota sugerida = 0,00 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

5 AD: Sugestões dos tutores
O que achou da AD1? O que deve ser mantido? Quais os aspectos positivos? O que deve ser repensando? Quais os aspectos negativos? As questões incentivaram os(as) aprendizes a estudar os conteúdos? As questões foram pertinentes aos objetivos das aulas? As questões foram exageradamente difíceis, fáceis ou trabalhosas? Deve-se manter 10 questões, diminuir ou aumentar a quantidade? Enviar sugestões de questões para AD2 Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

6 Tópico especial sobre o conteúdo
“Informática como ferramenta para mudança de paradigma educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Videoclip: “Another brik in the wall” [do filme “Pink Floyd - The Wall”, de Roger Waters dirigido por Alan Parker, 1982] Discuta: Por que é necessário promover uma mudança na educação? Uso da informática para promover: Comportamentalismo ou Instrucionismo (Skinner) → software de instrução explícita e direta: instrução auxiliada por computador (CAI), tutorial, exercício-e-prática; Construtivismo (Piaget)→ software para exploração auto-dirigida: LOGO e editores (de texto, de imagem, de planilha etc.); Interacionismo (Vigotsky) → tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs): sites, ferramentas de comunicação (correio-eletrônico [ ], lista de discussão, fórum, bate-papo [chat], videoconferência etc.) e plataformas de Educação a Distância. Prática: Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007

7 “Dever de Casa” Usando o Fórum da plataforma, com todos os aprendizes da disciplina, continuar o Debate iniciado nesta capacitação: “Informática como ferramenta para a mudança de paradigma educacional: do comportamentalismo para o construtivismo e o interacionismo” Pimentel (Coordenado da Disciplina IE2) Capacitação de Tutores, PAIEF, 24 Mar 2007


Carregar ppt "Capacitação dos Tutores Informática na Educação 2 (UNIRIO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google