A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um exemplo de disciplina para Educação a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um exemplo de disciplina para Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância
Mariano Pimentel 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

2 Um exemplo de disciplina para Educação a Distância Online
Mariano Pimentel 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

3 Apresentação Desafios de disciplinas online
Educação Online: Tradicional x Atual Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa Disciplina TIAE (Tecnologias de Informação Aplicadas a Educação) Seminários Debates → Diretrizes para Educação Online 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

4 Educação Online: Tradicional x Atual
Ensino Tradicional Para a maioria dos professores, o BOM ALUNO É... “uma criança dócil, paciente, que sabe calar-se e escutar o que o professor fala” (Cuidado Escola, Harper et al., 1980: 47-48; Ilustração: Claudio Ceccon) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

5 Educação Online: Tradicional x Atual
Aprendizagem Colaborativa Fórum de Discussão “Foi conclusivo que os cursos que mais incentivam algum tipo de interação entre professores e alunos - por meio de chats, fóruns, videoconferência, teleconferência, ou mesmo encontros pessoais - apresentam um nível menor de evasão.” Bate-papo “Quanto mais o aluno se sente solto e sozinho, mais fácil ele abandona o curso. A maior parte dos alunos tem a necessidade de ter algum contato com o professor, sentir que faz parte de um grupo e de um ambiente educacional.” (SENAC, 2006) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

6 Ensino Instrucional x Aprendizagem Colaborativa
Estudo isolado Estudo em grupo Professor – autoridade Professor – orientador Aprendizagem reativa, passiva Aprendizagem ativa, investigativa Memorização de informações Discussão e Construção de conhecimento Avaliação: pontual, somativa e realizada pelo professor Avaliação: continuada, formativa e realizada colaborativamente Sala de aula Ambientes online AulaNet, TelEduc, Moodle 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

7 Disciplina TIAE TIAE: Tecnologia de Informação Aplicada à Educação:
Online desde pelo AulaNet (16 edições), DI / PUC-Rio 2006.2, 1ª edição no Depto. de Informática Aplicada / UNIRIO Problemas enfrentados: Infraestrutura (não havia um servidor AulaNet) Preconceitos dos alunos, que matricularam-se porque: não teriam nem que vir à UNIRIO → contudo, por ser a distância, é preciso freqüentar ainda mais o curso estavam trabalhando → contudo, o TIAE exige muita dedicação era uma disciplina optativa que serviria para concluir os créditos → contudo, requer uma mudança de atitude (de assimilação para produção) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

8 Disciplina TIAE online
1ª metade do curso: estudo e discussão dos tópicos 2ª metade do curso: produção em grupos de novos conteúdos Desenvolvimento do Protótipo (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Correio eletrônico) Desenvolvimento da versão Final (Tarefas) Avaliação Colaborativa (Fórum) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

9 TIAE: Seminários (fórum)
Realizado através de fórum 50 horas de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de seminarista: envia um seminário sobre o tópico em estudo propõe 3 questões para a turma discutir Os aprendizes discutem as questões entre si O mediador (o professor) avalia as contribuições 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

10 TIAE: Seminários (fórum)
Participação ativa e com qualidade Lições aprendidas: EAD com qualidade não é para turmas muito grandes (prefira turmas de 20 aprendizes) Avalie as contribuições (com notas, comentários e critérios de avaliação) exige muito tempo dos mediadores aprendizes ficam com a impressão de que a avaliação é muito rigorosa Pondere a qualidade pela quantidade Avaliação Colaborativa (requer suporte computacional) 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

11 TIAE: Debates (bate-papo)
Realizado através de bate-papo 1 hora de duração Um aprendiz selecionado (não o professor) desempenha o papel de moderador: Apresenta uma questão Pede um resumo da posição Pede a votação sobre as contribuição enviadas Coordena a discussão sobre a contribuição eleita Finaliza a discussão da questao O mediador (o professor) avalia as contribuições 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

12 TIAE: Debates (bate-papo)
O uso contínuo do bate-papo e integrado às atividades educacionais constitui-se numa forma de manter os alunos motivados e engajados para garantir o sucesso e continuidade de um curso a distância. proporciona um espaço para as emoções; possibilita perceber melhor o outro e sentir-se como parte do grupo; diminui a sensação de impessoalidade e isolamento; favorece a realização de uma educação com abordagem construtivista. desperta a motivação para engajamento e continuidade no curso; 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO

13 Diretrizes para Educação Online
Invista em aprendizagem colaborativa → evite o ensino instrucional tradicional Invista em dinâmicas de interação (fórum, batepapo etc) → evite produção de conteúdos (professor não é autor, mas pode elaborar resumos, roteiros, e orientar os alunos para que eles desenvolvam novos conteúdos para o curso) Invista em turmas reduzidas (20 alunos) objetivando uma Educação de Qualidade → evite a “educação em massa” (turmas de 60, 100, +1000!); Invista em mediadores e nos ambientes computacionais 10 Outubro 2006 Mariano Pimentel, Seminários CEAD-UNIRIO


Carregar ppt "Um exemplo de disciplina para Educação a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google