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INICIO RECEPÇÃO.

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Apresentação em tema: "INICIO RECEPÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 INICIO RECEPÇÃO

2 Particulares ou pelos Convênios.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO INTRODUÇÃO O módulo Recepção foi desenvolvido para agilizar e tornar ainda mais dinâmico o atendimento dos pacientes, oferecendo recursos práticos e eficazes para o atendimento de pacientes que realizarão procedimentos Particulares ou pelos Convênios.

3 VANTAGENS Processo Manual Processo no X-Clinic
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO VANTAGENS Processo Manual Processo no X-Clinic Armazenamento das fichas de atendimento em arquivos Armazenado das informações em meio eletrônico Perda de dados As informações armazenadas são gravadas em backup Escrever de forma ilegível Padronização de relatórios, listagem com a logomarca da clinica Perder tempo escrevendo Processos são automatizados e as informações são reaproveitadas Falta informação Riqueza de informação para gerar relatórios e informações precisas Sem padronização Todo o processo segue um mesmo padrão facilitando a integração de todos os setores.

4 TELA PRINCIPAL Barra de Ferramentas Superior Menus
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO TELA PRINCIPAL Barra de Ferramentas Superior Menus Abas de telas complementares Foto do paciente Área da requisição de exames do paciente Barra de Ferramentas Inferior

5 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO BARRA DE FERRAMENTAS Barra de Ferramentas ou Toolbar, é uma ferramenta que permite rápido acesso as principais funções do sistema. Barra de Ferramentas Superior – Módulo Recepção Barra de Ferramentas Inferior – Módulo Recepção

6 CADASTRO DE PACIENTES INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Cadastro de Paciente – O cadastro de paciente é utilizado no momento do atendimento na recepção. Na hora em que o paciente chega para realizar seu exame, temos a possibilidade de complementar seu cadastro com dados pessoais, como endereço, telefone e . Esses dados poderão ser utilizados posteriormente para um melhor contato com seus clientes. Para cadastrar um paciente, iremos abrir o módulo Recepção, e clicar no botão Procurar. Lembre-se sempre de procurar o um paciente antes de iniciar seu cadastro, para não haver problemas com pacientes duplicados. Caso o paciente não seja localizado, clicamos no botão Novo. Agora preenchemos o cadastro do paciente seguindo a seqüência dos campos. Nome, Tipo de Documento, Número do Documento, Data de Nascimento, Sexo, caso o paciente seja do sexo feminino, cadastramos a Data da Última Menstruação, Estado Civil, Peso, Altura, o Campo controle interno, fica aberto para que você possa utilizá-lo da forma que necessitar, como por exemplo, o código do paciente no sistema integrado com o X-Clinic. Cadastramos também o Endereço, que pode ser localizado digitando apenas o CEP e apertando a tecla F4 do seu teclado. Completamos com o convênio e plano, e caso necessário, o número da carteirinha do paciente no convênio. O seu novo paciente já está cadastrado no X-Clinic.

7 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Cadastro de Paciente – O cadastro de paciente é utilizado no momento do atendimento na recepção. Na hora em que o paciente chega para realizar seu exame, temos a possibilidade de complementar seu cadastro com dados pessoais, como endereço, telefone e . Esses dados poderão ser utilizados posteriormente para um melhor contato com seus clientes. Para cadastrar um paciente, iremos abrir o módulo Recepção, e clicar no botão Procurar. Lembre-se sempre de procurar o um paciente antes de iniciar seu cadastro, para não haver problemas com pacientes duplicados. Caso o paciente não seja localizado, clicamos no botão Novo. Agora preenchemos o cadastro do paciente seguindo a seqüência dos campos. Nome, Tipo de Documento, Número do Documento, Data de Nascimento, Sexo, caso o paciente seja do sexo feminino, cadastramos a Data da Última Menstruação, Estado Civil, Peso, Altura, o Campo controle interno, fica aberto para que você possa utilizá-lo da forma que necessitar, como por exemplo, o código do paciente no sistema integrado com o X-Clinic. Cadastramos também o Endereço, que pode ser localizado digitando apenas o CEP e apertando a tecla F4 do seu teclado. Completamos com o convênio e plano, e caso necessário, o número da carteirinha do paciente no convênio. O seu novo paciente já está cadastrado no X-Clinic.

8 CADASTRO DE PACIENTES INTEGRADO COM AGENDA
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CADASTRO DE PACIENTES INTEGRADO COM AGENDA Cadastro de Paciente Integrado com a Agenda – Utilizamos o atendimento de Paciente Integrado com a Agenda para atendermos um paciente que possui agendamento no X-Clinic. Além de facilitar o atendimento, diminuindo o seu tempo já que algumas informações do paciente já foram preenchidas durante a marcação do exame, também ajuda no controle de comparecimento da agenda, onde posteriormente conseguimos, através de relatórios, saber quantos pacientes agendam o exame, mas não comparecem para realizar o procedimento. Para utilizá-lo, iremos acessar o módulo Recepção, clicando no botão Agenda, iremos buscar o paciente que diz estar com o exame agendado. Essa busca pode ser realizada digitando algum dado do paciente na tela, e utilizando a tecla F4 do teclado, ou ainda acessando o botão Livros, que irá mostrar todos os agendamentos de cada um dos livros. Após localizado o paciente, clicamos no botão Atender, para iniciarmos o cadastro do paciente. Os dados que já foram preenchidos durante a marcação do exame, são automaticamente posicionados em seus devidos campos na tela da Recepção, bastando preencher o restante dos campos. Agora é só seguir com o atendimento do paciente, cadastrando seu procedimento, e automaticamente o registro na agenda já foi alterado indicando o comparecimento do paciente.

9 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Cadastro de Paciente Integrado com a Agenda – Utilizamos o atendimento de Paciente Integrado com a Agenda para atendermos um paciente que possui agendamento no X-Clinic. Além de facilitar o atendimento, diminuindo o seu tempo já que algumas informações do paciente já foram preenchidas durante a marcação do exame, também ajuda no controle de comparecimento da agenda, onde posteriormente conseguimos, através de relatórios, saber quantos pacientes agendam o exame, mas não comparecem para realizar o procedimento. Para utilizá-lo, iremos acessar o módulo Recepção, clicando no botão Agenda, iremos buscar o paciente que diz estar com o exame agendado. Essa busca pode ser realizada digitando algum dado do paciente na tela, e utilizando a tecla F4 do teclado, ou ainda acessando o botão Livros, que irá mostrar todos os agendamentos de cada um dos livros. Após localizado o paciente, clicamos no botão Atender, para iniciarmos o cadastro do paciente. Os dados que já foram preenchidos durante a marcação do exame, são automaticamente posicionados em seus devidos campos na tela da Recepção, bastando preencher o restante dos campos. Agora é só seguir com o atendimento do paciente, cadastrando seu procedimento, e automaticamente o registro na agenda já foi alterado indicando o comparecimento do paciente.

10 CADASTRO DE EXAMES - INDIVIDUAL
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CADASTRO DE EXAMES - INDIVIDUAL Cadastro de Exames Individual – Depois de realizado o cadastro do paciente, ingressamos os exames do pedido médico do paciente no cadastro de exames. É a partir desse cadastro que todos os outros processos do X-Clinic são habilitados, como a digitação do laudo e o faturamento do exame, ou seja, mesmo que o procedimento tenha sido agendado, só a partir do seu cadastro na recepção, é que é possível a sua realização. Por isso, o cadastro correto é essencial, para gerar estatísticas e relatórios de exames realizados, ou ainda para uma posterior cobrança e levantamento de diagnósticos médicos. Para realizarmos o cadastro do exame, iremos acessar o módulo Recepção e faremos uma busca de um paciente cadastrado no sistema. Caso o paciente não seja encontrado, poderemos realizar o cadastro. Após todos os dados do paciente já preenchidos, clicamos no botão Exames e depois em Novo. Nessa tela, iremos preencher os dados do pedido do exame, como o número de guia e senha, a data de vencimento da guia (remover), o médico solicitante, a procedência do paciente, o médico que irá realizar o procedimento, a empresa que irá faturar o exame, e o procedimento que será realizado. Na aba Complemento (F10), podemos preencher os dados de entrega do exame, como a urgência do paciente pelo resultado, a data e hora de entrega, a forma de entrega do exame e, caso o exame seja enviado para algum endereço via correio, o endereço de entrega. Na aba Observação (F11) podemos preencher algum tipo de observação referente ao atendimento ou a realização do exame. Para cadastrar mais de um procedimento no mesmo pedido, utilizamos o botão Mais situado no canto superior esquerdo. Ao clicar em OK, o cadastro de exames estará concluído.

11 Aba Complemento F10 Aba Materiais Aba Exames F9 Aba Documentos
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Aba Complemento F10 Aba Materiais Cadastro de Exames Individual – Depois de realizado o cadastro do paciente, ingressamos os exames do pedido médico do paciente no cadastro de exames. É a partir desse cadastro que todos os outros processos do X-Clinic são habilitados, como a digitação do laudo e o faturamento do exame, ou seja, mesmo que o procedimento tenha sido agendado, só a partir do seu cadastro na recepção, é que é possível a sua realização. Por isso, o cadastro correto é essencial, para gerar estatísticas e relatórios de exames realizados, ou ainda para uma posterior cobrança e levantamento de diagnósticos médicos. Para realizarmos o cadastro do exame, iremos acessar o módulo Recepção e faremos uma busca de um paciente cadastrado no sistema. Caso o paciente não seja encontrado, poderemos realizar o cadastro. Após todos os dados do paciente já preenchidos, clicamos no botão Exames e depois em Novo. Nessa tela, iremos preencher os dados do pedido do exame, como o número de guia e senha, a data de vencimento da guia (remover), o médico solicitante, a procedência do paciente, o médico que irá realizar o procedimento, a empresa que irá faturar o exame, e o procedimento que será realizado. Na aba Complemento (F10), podemos preencher os dados de entrega do exame, como a urgência do paciente pelo resultado, a data e hora de entrega, a forma de entrega do exame e, caso o exame seja enviado para algum endereço via correio, o endereço de entrega. Na aba Observação (F11) podemos preencher algum tipo de observação referente ao atendimento ou a realização do exame. Para cadastrar mais de um procedimento no mesmo pedido, utilizamos o botão Mais situado no canto superior esquerdo. Ao clicar em OK, o cadastro de exames estará concluído. Aba Exames F9 Aba Documentos Aba Observação F11 Aba Extras

12 FICHA DE ENTRADA INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Ficha de Entrada – Após o atendimento do paciente, e a realização do seu cadastro, precisamos que seja impressa uma ficha, que contém dados do paciente e do pedido médico, e que servirá como base para o técnico realizar o procedimento, ou como identificação da documentação do exame para o médico e digitadores. Na ficha de entrada podemos adicionar também as informações dos exames realizados anteriormente, além de questionário de atendimento, utilizada para a realização do exame. É possível também imprimir o histórico clínico do paciente, e o protocolo de retirada do exame, para a entrega do resultado. Após finalizado o cadastro do exame, na tela da Recepção, basta clicar no botão Ficha, que será impresso automaticamente na impressora pré-configurada.

13 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Ficha de Entrada – Após o atendimento do paciente, e a realização do seu cadastro, precisamos que seja impressa uma ficha, que contém dados do paciente e do pedido médico, e que servirá como base para o técnico realizar o procedimento, ou como identificação da documentação do exame para o médico e digitadores. Na ficha de entrada podemos adicionar também as informações dos exames realizados anteriormente, além de questionário de atendimento, utilizada para a realização do exame. É possível também imprimir o histórico clínico do paciente, e o protocolo de retirada do exame, para a entrega do resultado. Após finalizado o cadastro do exame, na tela da Recepção, basta clicar no botão Ficha, que será impresso automaticamente na impressora pré-configurada.

14 Área de impressão do Protocolo de Atendimento.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Área de impressão do Protocolo de Atendimento. Ficha de Entrada – Após o atendimento do paciente, e a realização do seu cadastro, precisamos que seja impressa uma ficha, que contém dados do paciente e do pedido médico, e que servirá como base para o técnico realizar o procedimento, ou como identificação da documentação do exame para o médico e digitadores. Na ficha de entrada podemos adicionar também as informações dos exames realizados anteriormente, além de questionário de atendimento, utilizada para a realização do exame. É possível também imprimir o histórico clínico do paciente, e o protocolo de retirada do exame, para a entrega do resultado. Após finalizado o cadastro do exame, na tela da Recepção, basta clicar no botão Ficha, que será impresso automaticamente na impressora pré-configurada. Área de impressão do Protocolo de Retirada do(s) Exame(s).

15 CADASTRO DE PACIENTES / EXAMES LOTE
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CADASTRO DE PACIENTES / EXAMES LOTE Cadastro de Pacientes/Exames em Lote – Existem casos onde é necessário cadastrar vários pacientes, para realizar os mesmos procedimentos, por exemplo, em um mutirão ou em exames admissionais ou de rotinas de empresas. Para facilitar esse cadastro, existe uma funcionalidade no sistema em que são feitos cadastro de exames em Lote. Ou seja, cadastramos todos os exames de uma só vez e depois cada um dos pacientes. Para utilizar essa funcionalidade, acessamos o módulo da Recepção, e clicamos no botão Lotes. Nessa tela, selecionamos o convênio e plano, o médico solicitante, a procedência, o médico realizante e a empresa. No grid da tela, podemos inserir novos pacientes, de acordo com a legenda que é exibida, com o botão Insert, ou buscar um paciente já cadastrado no X-Clinic com o botão F4. Após cadastrados todos os pacientes, com o botão F5 iremos inserir os procedimentos que serão realizados por todos os pacientes do grid. Após preenchido todos os dados, clicamos em Processar para finalizar o cadastro.

16 Dados para faturamento.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Dados para faturamento. Cadastro de Pacientes/Exames em Lote – Existem casos onde é necessário cadastrar vários pacientes, para realizar os mesmos procedimentos, por exemplo, em um mutirão ou em exames admissionais ou de rotinas de empresas. Para facilitar esse cadastro, existe uma funcionalidade no sistema em que são feitos cadastro de exames em Lote. Ou seja, cadastramos todos os exames de uma só vez e depois cada um dos pacientes. Para utilizar essa funcionalidade, acessamos o módulo da Recepção, e clicamos no botão Lotes. Nessa tela, selecionamos o convênio e plano, o médico solicitante, a procedência, o médico realizante e a empresa. No grid da tela, podemos inserir novos pacientes, de acordo com a legenda que é exibida, com o botão Insert, ou buscar um paciente já cadastrado no X-Clinic com o botão F4. Após cadastrados todos os pacientes, com o botão F5 iremos inserir os procedimentos que serão realizados por todos os pacientes do grid. Após preenchido todos os dados, clicamos em Processar para finalizar o cadastro. Cadastro de Pacientes do Lote.

17 CADASTRO DE EXAMES - PEDIDOS
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CADASTRO DE EXAMES - PEDIDOS Cadastro de Exames – Pedidos – O cadastro de exames na tela de pedidos foi criado para os casos onde exista um grande número de procedimentos em um único pedido médico. Essa tela facilita o atendimento, para que não seja necessária a digitação de informações repetidas em cada um dos exames a serem cadastrados, tornando o atendimento do paciente muito mais rápido. Para utilizar a tela de pedidos, seguimos o processo de cadastro de exames habitual, cadastrando o paciente, e depois no botão Exames, Novo. Na tela de cadastro de exames, clicamos no botão Pedidos, daí aparecerá automaticamente a tela para a seleção dos exames. Devemos então selecionar os exames referentes ao pedido do paciente, e clicar em OK, e depois selecionar o médico solicitante, o número da guia, e a data de vencimento da guia, empresa e procedência. Clicando no botão OK novamente, a tela de cadastro de exames padrão é aberta, com os dados já preenchidos, bastando um novo OK para finalizar o cadastro.

18 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Cadastro de Exames – Pedidos – O cadastro de exames na tela de pedidos foi criado para os casos onde exista um grande número de procedimentos em um único pedido médico. Essa tela facilita o atendimento, para que não seja necessária a digitação de informações repetidas em cada um dos exames a serem cadastrados, tornando o atendimento do paciente muito mais rápido. Para utilizar a tela de pedidos, seguimos o processo de cadastro de exames habitual, cadastrando o paciente, e depois no botão Exames, Novo. Na tela de cadastro de exames, clicamos no botão Pedidos, daí aparecerá automaticamente a tela para a seleção dos exames. Devemos então selecionar os exames referentes ao pedido do paciente, e clicar em OK, e depois selecionar o médico solicitante, o número da guia, e a data de vencimento da guia, empresa e procedência. Clicando no botão OK novamente, a tela de cadastro de exames padrão é aberta, com os dados já preenchidos, bastando um novo OK para finalizar o cadastro.

19 ENTREGA DE RESULTADOS INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Entrega de Resultados – Após todo o processo de atendimento e execução do procedimento do paciente, o mesmo é liberado, mas e o resultado do exame? No X-Clinic é possível registrar a entrega dos laudos. Com a entrega de resultados, podemos controlar o usuário que registrou a liberação, a data e hora da entrega, e quem retirou esse laudo, seja o próprio paciente, ou algum parente, para um posterior rastreamento. Além disso, existe a possibilidade de realizar a impressão do laudo durante a entrega, para quem quer evitar manter os laudos em armários na recepção. Para registrar a entrega do laudo, acessamos o módulo Recepção, e seja com o protocolo de retirada ou com o documento do paciente, faremos a busca do seu cadastro. Clicando no botão Entregar, podemos visualizar cada um dos exames realizados pelo paciente, e seus status, como laudo digitado, laudo impresso, laudo assinado. Selecionando o exame que queremos entregar, e apertando a barra de espaço do seu teclado, o registro fica em destaque. Agora preenchemos com o nome de quem está retirando, e o campo observação, caso seja algum parente, como pai, mãe, irmão. Clique em OK para finalizar a entrega.

20 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Entrega de Resultados – Após todo o processo de atendimento e execução do procedimento do paciente, o mesmo é liberado, mas e o resultado do exame? No X-Clinic é possível registrar a entrega dos laudos. Com a entrega de resultados, podemos controlar o usuário que registrou a liberação, a data e hora da entrega, e quem retirou esse laudo, seja o próprio paciente, ou algum parente, para um posterior rastreamento. Além disso, existe a possibilidade de realizar a impressão do laudo durante a entrega, para quem quer evitar manter os laudos em armários na recepção. Para registrar a entrega do laudo, acessamos o módulo Recepção, e seja com o protocolo de retirada ou com o documento do paciente, faremos a busca do seu cadastro. Clicando no botão Entregar, podemos visualizar cada um dos exames realizados pelo paciente, e seus status, como laudo digitado, laudo impresso, laudo assinado. Selecionando o exame que queremos entregar, e apertando a barra de espaço do seu teclado, o registro fica em destaque. Agora preenchemos com o nome de quem está retirando, e o campo observação, caso seja algum parente, como pai, mãe, irmão. Clique em OK para finalizar a entrega.

21 DOCUMENTO E TIPO DE DOCUMENTO COM VALIDAÇÃO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO DOCUMENTO E TIPO DE DOCUMENTO COM VALIDAÇÃO Documento e tipo de documento com validação – Uma possibilidade que temos para nos ajudar a evitar erros e pacientes duplicados no sistema é utilizando o campo documento. Com ele podemos selecionar um tipo de documento no qual faremos o cadastro do paciente, por exemplo, RG ou CPF, e digitar o seu número. Esse campo pode ser utilizado para uma posterior busca do paciente no X-Clinic e ainda como uma chave, não permitindo cadastrar mais de um paciente com o mesmo número de documento. No caso do CPF, podemos utilizar a opção de validação, onde o sistema verifica se o número do CPF digitado é válido ou não. Para utilizar esse campo, durante o cadastro do paciente na Recepção, selecionamos o tipo de documento que iremos digitar, e ao lado o número do documento.

22 Em Cadastros e Configurações, podemos criar os tipos de documentos.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Em Cadastros e Configurações, podemos criar os tipos de documentos. Documento e tipo de documento com validação – Uma possibilidade que temos para nos ajudar a evitar erros e pacientes duplicados no sistema é utilizando o campo documento. Com ele podemos selecionar um tipo de documento no qual faremos o cadastro do paciente, por exemplo, RG ou CPF, e digitar o seu número. Esse campo pode ser utilizado para uma posterior busca do paciente no X-Clinic e ainda como uma chave, não permitindo cadastrar mais de um paciente com o mesmo número de documento. No caso do CPF, podemos utilizar a opção de validação, onde o sistema verifica se o número do CPF digitado é válido ou não. Para utilizar esse campo, durante o cadastro do paciente na Recepção, selecionamos o tipo de documento que iremos digitar, e ao lado o número do documento. Clique aqui para selecionar o tipo do documento.

23 FORMA DE ENTREGA INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Forma de Entrega – Para saber onde o paciente irá retirar o exame, seja na própria recepção da clínica, seja em casa via sedex ou motoboy, ou ainda no consultório do médico solicitante, podemos indicar durante o cadastro do exame. A seleção pode influenciar em uma listagem, durante o fechamento dos envelopes dos laudos, pode alterar o endereço de entrega impresso na etiqueta, ou ainda gerar um custo adicional durante o cadastro de exames, no caso de envio por sedex ou motoboy. Para selecionar a opção de entrega, durante o cadastro de exames, abrimos a aba complemento. Nessa aba podemos selecionar a forma de entrega do laudo, e se necessário, o endereço para a entrega.

24 Clique aqui para selecionar o a forma de entrega.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Forma de Entrega – Para saber onde o paciente irá retirar o exame, seja na própria recepção da clínica, seja em casa via sedex ou motoboy, ou ainda no consultório do médico solicitante, podemos indicar durante o cadastro do exame. A seleção pode influenciar em uma listagem, durante o fechamento dos envelopes dos laudos, pode alterar o endereço de entrega impresso na etiqueta, ou ainda gerar um custo adicional durante o cadastro de exames, no caso de envio por sedex ou motoboy. Para selecionar a opção de entrega, durante o cadastro de exames, abrimos a aba complemento. Nessa aba podemos selecionar a forma de entrega do laudo, e se necessário, o endereço para a entrega. Clique aqui para selecionar o a forma de entrega.

25 CADASTRO DE PACIENTES POR TRIAGEM
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CADASTRO DE PACIENTES POR TRIAGEM Cadastro de Paciente por Triagem – Com a Triagem na Recepção, podemos realizar um pré atendimento ao paciente, onde é possível visualizar se o convênio do paciente realiza o exame que está marcado no pedido, e ainda se o paciente necessita de algum preparo, como jejum, além de indicar o prazo para a entrega do resultado, e o valor a ser cobrado, no caso de exames particulares. Para utilizar a Triagem, acessamos o módulo Recepção e clicamos no botão Triagem. Nessa tela, vamos selecionar primeiramente o convênio do paciente, para saber se o paciente pode ou não ser atendido, e selecionamos os exames que serão realizados. Clicamos então no botão Atender e a tela de procura de pacientes é exibido para que possamos buscar o paciente a ser atendido. Ao localizar o paciente, damos seguimento ao atendimento com a tela de cadastro de procedimentos que é aberta automaticamente.

26 Clique aqui para ver o (s) preparo(s) do(s) exame(s).
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique aqui para ver o (s) preparo(s) do(s) exame(s). Clique para Atender o paciente na Recepção. Clique aqui para fazer o orçamento, no caso de convênios do tipo Particular. Clique no link para selecionar um paciente existente ou novo. Clique aqui para selecionar o convênio e o plano do paciente. Cadastro de Paciente por Triagem – Com a Triagem na Recepção, podemos realizar um pré atendimento ao paciente, onde é possível visualizar se o convênio do paciente realiza o exame que está marcado no pedido, e ainda se o paciente necessita de algum preparo, como jejum, além de indicar o prazo para a entrega do resultado, e o valor a ser cobrado, no caso de exames particulares. Para utilizar a Triagem, acessamos o módulo Recepção e clicamos no botão Triagem. Nessa tela, vamos selecionar primeiramente o convênio do paciente, para saber se o paciente pode ou não ser atendido, e selecionamos os exames que serão realizados. Clicamos então no botão Atender e a tela de procura de pacientes é exibido para que possamos buscar o paciente a ser atendido. Ao localizar o paciente, damos seguimento ao atendimento com a tela de cadastro de procedimentos que é aberta automaticamente. Clique aqui para acessar o modo triagem de cadastro de pacientes. Clique aqui para procurar e selecionar os procedimentos, ou utilize a tecla F4 do teclado.

27 PENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO PENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pendência administrativa – Caso o paciente fique devendo alguma informação, documento ou algo pertinente para a realização do exame, pode-se continuar o cadastro do paciente, e até atendê-lo normalmente, mas para indicar que o paciente está devendo algo, utilizamos a funcionalidade da pendência administrativa, com ela o cadastro da requisição indica que o paciente está devendo algo, e em todo o processo que se segue, seja na fila de trabalho, na central de laudos ou no faturamento, os usuários poderão visualizar essa pendência. É possível imprimir um relatório com todas as pendências indicadas, e os contatos dos pacientes, para que possamos cobrá-los. Assim que o paciente complementar a informação que estava faltando, podemos dar baixa nessa pendência. Para adicionar uma pendência administrativa, abrimos o módulo Recepção e localizamos um paciente. É necessário agora localizar uma requisição do paciente, já que a pendência fica atrelada ao atendimento, agora clicamos no botão Pendência, após preencher com as informações da pendência, clicamos em OK para Salvar. Após este procedimento paciente fica sinalizado com um indicativo de que possui pendência. Quando houver a necessidade de finalizar a Pendência, podemos novamente localizar o paciente, e sua requisição em questão, clicar novamente no botão pendência, e preencher o campo com a data da baixa.

28 Insira um texto com as informações pertinentes a pendência.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Data de conclusão da pendência, utilizada para finalizar a pendência da Requisição. Pendência administrativa – Caso o paciente fique devendo alguma informação, documento ou algo pertinente para a realização do exame, pode-se continuar o cadastro do paciente, e até atendê-lo normalmente, mas para indicar que o paciente está devendo algo, utilizamos a funcionalidade da pendência administrativa, com ela o cadastro da requisição indica que o paciente está devendo algo, e em todo o processo que se segue, seja na fila de trabalho, na central de laudos ou no faturamento, os usuários poderão visualizar essa pendência. É possível imprimir um relatório com todas as pendências indicadas, e os contatos dos pacientes, para que possamos cobrá-los. Assim que o paciente complementar a informação que estava faltando, podemos dar baixa nessa pendência. Para adicionar uma pendência administrativa, abrimos o módulo Recepção e localizamos um paciente. É necessário agora localizar uma requisição do paciente, já que a pendência fica atrelada ao atendimento, agora clicamos no botão Pendência, após preencher com as informações da pendência, clicamos em OK para Salvar. Após este procedimento paciente fica sinalizado com um indicativo de que possui pendência. Quando houver a necessidade de finalizar a Pendência, podemos novamente localizar o paciente, e sua requisição em questão, clicar novamente no botão pendência, e preencher o campo com a data da baixa. Data da Pendência. Insira um texto com as informações pertinentes a pendência. Sinaliza uma pendência na requisição. Só irá desaparecer após concluir a mesma. Clique aqui para adicionar uma pendência na Requisição.

29 OBSERVAÇÕES DA REQUISIÇÃO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO OBSERVAÇÕES DA REQUISIÇÃO Observação da Requisição – Durante o cadastro da requisição de exames do paciente, existem campos que podem ser configurados, de acordo com a necessidade da sua clínica, do seu processo ou de seus usuários, para que sejam preenchidas observações em relação ao atendimento do paciente, como por exemplo, a medicação que o paciente tem tomado, ou ainda o preparo que ele realizou. Para preencher os dados de observação, acessamos a tela de cadastro de procedimentos, nela há uma guia chamada Observações. Nesses campos apresentados podemos preencher com as observações de atendimento, ou com alguma informação pré-definida. Ao clicar em OK as observações ficam salvas podendo ser visualizadas em outras partes do sistema, como na fila de trabalho ou central de laudos. Outra forma prática de preencher as observações é acessando diretamente o cadastro do paciente, localizando uma requisição, e clicando no botão Observações.

30 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Observação da Requisição – Durante o cadastro da requisição de exames do paciente, existem campos que podem ser configurados, de acordo com a necessidade da sua clínica, do seu processo ou de seus usuários, para que sejam preenchidas observações em relação ao atendimento do paciente, como por exemplo, a medicação que o paciente tem tomado, ou ainda o preparo que ele realizou. Para preencher os dados de observação, acessamos a tela de cadastro de procedimentos, nela há uma guia chamada Observações. Nesses campos apresentados podemos preencher com as observações de atendimento, ou com alguma informação pré-definida. Ao clicar em OK as observações ficam salvas podendo ser visualizadas em outras partes do sistema, como na fila de trabalho ou central de laudos. Outra forma prática de preencher as observações é acessando diretamente o cadastro do paciente, localizando uma requisição, e clicando no botão Observações. Clique aqui para fazer o orçamento, no caso de convênios do tipo Particular.

31 TISS INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
TISS – Seguindo a norma da ANS, o X-Clinic está preparado para o preenchimento dos dados da guia TISS, Troca de Informação em Saúde Suplementar. O TISS é uma padronização que todos os estabelecimentos de saúde devem seguir, para a troca de informações, seja do médico solicitante para o centro de diagnóstico ou laboratório de análises, e destes para os convênios. Trata-se de uma guia física, onde todas as solicitações de exames devem ser realizadas preenchendo essa guia, que posteriormente deve-se enviar ao convênio. Além da geração de um arquivo no formato XML para a cobrança dos exames junto aos convênios. Para acessar os dados do TISS, após finalizar o cadastro do procedimento, com o paciente e a requisição ainda em tela, clicamos no menu TISS, Dados Complementares. É aberta uma tela onde são apresentados todos os campos que a guia física do TISS contempla. Nessa tela iremos preencher os campos de acordo com a solicitação, sendo que os campos apresentados em vermelho são obrigatórios. Podemos agora imprimir a guia já preenchida, ou simplesmente salvá-la para envio ao convênio.

32 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
TISS – Seguindo a norma da ANS, o X-Clinic está preparado para o preenchimento dos dados da guia TISS, Troca de Informação em Saúde Suplementar. O TISS é uma padronização que todos os estabelecimentos de saúde devem seguir, para a troca de informações, seja do médico solicitante para o centro de diagnóstico ou laboratório de análises, e destes para os convênios. Trata-se de uma guia física, onde todas as solicitações de exames devem ser realizadas preenchendo essa guia, que posteriormente deve-se enviar ao convênio. Além da geração de um arquivo no formato XML para a cobrança dos exames junto aos convênios. Para acessar os dados do TISS, após finalizar o cadastro do procedimento, com o paciente e a requisição ainda em tela, clicamos no menu TISS, Dados Complementares. É aberta uma tela onde são apresentados todos os campos que a guia física do TISS contempla. Nessa tela iremos preencher os campos de acordo com a solicitação, sendo que os campos apresentados em vermelho são obrigatórios. Podemos agora imprimir a guia já preenchida, ou simplesmente salvá-la para envio ao convênio.

33 CONTROLE DE TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CONTROLE DE TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO Controle de tempo médio de atendimento – O X-Clinic possui o controle de tempo médio de atendimento, uma funcionalidade onde é possível verificar o tempo de atendimento dos pacientes para cada usuário. Com ele é possível saber quais os usuários que possuem mais dificuldade de atendimento, e em que casos isso ocorre, para uma possível prevenção e melhora da percepção do paciente. Para cada atendimento, será exibida uma barra com o tempo de atendimento, onde o usuário saberá se ainda está dentro do tempo médio permitido, para que os outros pacientes não fiquem aguardando durante muito tempo.

34 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Para configurar os parâmetros de tempo de atendimento, utilize o módulo de Cadastros e Configurações. Essa configuração é feita por unidade, ou seja, permite criar padrões diferentes para cada unidade de atendimento. Controle de tempo médio de atendimento – O X-Clinic possui o controle de tempo médio de atendimento, uma funcionalidade onde é possível verificar o tempo de atendimento dos pacientes para cada usuário. Com ele é possível saber quais os usuários que possuem mais dificuldade de atendimento, e em que casos isso ocorre, para uma possível prevenção e melhora da percepção do paciente. Para cada atendimento, será exibida uma barra com o tempo de atendimento, onde o usuário saberá se ainda está dentro do tempo médio permitido, para que os outros pacientes não fiquem aguardando durante muito tempo. Tempo Extra. Zona de Conforto. Zona de Alerta.

35 ALERTAS / EVENTOS INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Alertas – Para alertar sobre uma determinada situação do paciente, seja por estar devendo o pagamento de um exame particular, seja por um paciente que agendou muitos exames e nunca compareceu, por exemplo, utilizamos a funcionalidade Alertas do sistema. Com ela, podemos configurar variados tipos de alertas, e exibi-los sempre que localizamos o cadastro dos pacientes. Esses alertas podem ser configurados para que apareçam durante um agendamento, na recepção do paciente ou na digitação do laudo, onde será exibida uma tela pop-up, indicando qual a situação daquele paciente.

36 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Caso a requisição se enquadre em uma das regras de alerta configuradas no X-Clinic, uma janela irá explodir para o usuário, que marcar como lida para poder prosseguir. Alertas – Para alertar sobre uma determinada situação do paciente, seja por estar devendo o pagamento de um exame particular, seja por um paciente que agendou muitos exames e nunca compareceu, por exemplo, utilizamos a funcionalidade Alertas do sistema. Com ela, podemos configurar variados tipos de alertas, e exibi-los sempre que localizamos o cadastro dos pacientes. Esses alertas podem ser configurados para que apareçam durante um agendamento, na recepção do paciente ou na digitação do laudo, onde será exibida uma tela pop-up, indicando qual a situação daquele paciente.

37 CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CLASSIFICAÇÃO DE PACIENTES Classificação de pacientes – Com o X-Clinic podemos classificar cada um dos pacientes, para que o sistema nos dê um alerta sobre sua situação. A criação do padrão de classificação fica a seu critério, como pacientes VIP ou familiar de médicos por exemplo. Quando localizamos um desses pacientes no sistema, uma tela de alerta é exibida, para nos lembrar dessa classificação. Para classificar um paciente acessamos o módulo Recepção e localizamos o paciente. Ao clicar em Classificação, podemos selecionar uma ou mais classificações para o paciente em questão. Clique em Ok para finalizar.

38 Clique para selecionar a classificação do paciente em questão..
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique para selecionar a classificação do paciente em questão.. Classificação de pacientes – Com o X-Clinic podemos classificar cada um dos pacientes, para que o sistema nos dê um alerta sobre sua situação. A criação do padrão de classificação fica a seu critério, como pacientes VIP ou familiar de médicos por exemplo. Quando localizamos um desses pacientes no sistema, uma tela de alerta é exibida, para nos lembrar dessa classificação. Para classificar um paciente acessamos o módulo Recepção e localizamos o paciente. Ao clicar em Classificação, podemos selecionar uma ou mais classificações para o paciente em questão. Clique em Ok para finalizar.

39 URGÊNCIA DE RESULTADOS
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO URGÊNCIA DE RESULTADOS Urgência de Resultado – Durante o cadastro do procedimento, na recepção, é possível indicar a urgência do resultado do exame, para os casos onde o paciente precisa levar o laudo no dia do exame, ou ainda para exames de UTI. Para cada novo exame cadastrado, é possível classificá-los, e de acordo com essa classificação, o procedimento será destacado na Central de Laudos, onde o médico irá emitir o laudo do exame e assiná-lo, ou para as digitadoras darem prioridade para os exames urgentes. Para alterar a urgência de resultado de um exame acessamos a tela de cadastro desse exame e a guia Complemento. Nessa tela podemos selecionar qual a urgência do exame que estamos cadastrando.

40 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Urgência de Resultado – Durante o cadastro do procedimento, na recepção, é possível indicar a urgência do resultado do exame, para os casos onde o paciente precisa levar o laudo no dia do exame, ou ainda para exames de UTI. Para cada novo exame cadastrado, é possível classificá-los, e de acordo com essa classificação, o procedimento será destacado na Central de Laudos, onde o médico irá emitir o laudo do exame e assiná-lo, ou para as digitadoras darem prioridade para os exames urgentes. Para alterar a urgência de resultado de um exame acessamos a tela de cadastro desse exame e a guia Complemento. Nessa tela podemos selecionar qual a urgência do exame que estamos cadastrando.

41 CONFIGURAÇÃO DE ATENDIMENTO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CONFIGURAÇÃO DE ATENDIMENTO Configuração de Atendimento – Com o X-Clinic você tem a possibilidade de atender os pacientes em mais de uma unidade, e controlar filiais de sua clínica. Podemos deixar pré-configuradas as opções de atendimento de cada um dos terminais, indicando que os pacientes atendidos nesse terminal serão cadastrados em qual unidade, empresa ou qual a sua procedência. Para isso, existe a Configuração de Atendimento. Para alterar a configuração de atendimento, acessamos o módulo Recepção, e clicamos no menu Cadastros, Configuração de Atendimento. Nessa tela podemos selecionar qual a Unidade que o computador que estamos alterando nesse momento refere-se, qual a Empresa, a Procedência padrão dos pacientes que forem atendidos nesse computador, o Local de Pagamento padrão e a cidade padrão para atendimento, para que facilite durante o cadastro do paciente.

42 Selecione a Unidade padrão para atendimento.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Configuração de Atendimento – Com o X-Clinic você tem a possibilidade de atender os pacientes em mais de uma unidade, e controlar filiais de sua clínica. Podemos deixar pré-configuradas as opções de atendimento de cada um dos terminais, indicando que os pacientes atendidos nesse terminal serão cadastrados em qual unidade, empresa ou qual a sua procedência. Para isso, existe a Configuração de Atendimento. Para alterar a configuração de atendimento, acessamos o módulo Recepção, e clicamos no menu Cadastros, Configuração de Atendimento. Nessa tela podemos selecionar qual a Unidade que o computador que estamos alterando nesse momento refere-se, qual a Empresa, a Procedência padrão dos pacientes que forem atendidos nesse computador, o Local de Pagamento padrão e a cidade padrão para atendimento, para que facilite durante o cadastro do paciente. Selecione a Unidade padrão para atendimento. Selecione a Empresa padrão para atendimento. Selecione a Procedência padrão para atendimento. Selecione o Local de Pagamento padrão para atendimento. Selecione o Local de Pagamento padrão para atendimento. Selecione o filtro de Fila de Espera de Atendimento . Inserir o nome da cidade, Estado e DDD da unidade de atendimento.

43 CAIXA PARTICULAR INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Caixa de Particular – Com o X-Clinic, temos a possibilidade de controlar os pagamentos de pacientes que fazem exame particular. Se cadastrado corretamente, o sistema calcula o valor do exame, e no final do cadastro exibe na tela para o usuário a dívida do paciente, deixando ainda uma sinalização em seu cadastro, caso o paciente não efetue o pagamento, ou caso o usuário não registre que está recebendo o valor do exame. O caixa particular é extremamente seguro, pois para cada registro de recebimento, desconto ou exclusão de algum registro, é necessária a digitação da senha do usuário. Podemos também imprimir relatórios com os recebimentos dos exames, devedores de caixa particular, estornos e descontos. Para registrar um recebimento no caixa de particular, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente, faremos então um cadastro de exame com o convênio particular, alterando seu convênio, médico solicitante, e selecionando um exame. Ao finalizar o cadastro de exames, é exibida uma tela com a dívida do paciente. Clicando no botão Desconto, é possível selecionar a forma de aplicar o desconto, se por exame ou por requisição, e o valor do desconto ou a porcentagem, clicamos em Ok e o valor da dívida é recalculado. Para registrar o pagamento do exame, clicamos em Receber. Preenchemos então o local de pagamento, a forma de pagamento, o valor que está sendo recebido. Clicamos em OK e o usuário e senha é exigido. Agora o exame já tem seu valor registrado como pago.

44 Clique aqui para dar o desconto.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique aqui para dar o desconto. Caixa de Particular – Com o X-Clinic, temos a possibilidade de controlar os pagamentos de pacientes que fazem exame particular. Se cadastrado corretamente, o sistema calcula o valor do exame, e no final do cadastro exibe na tela para o usuário a dívida do paciente, deixando ainda uma sinalização em seu cadastro, caso o paciente não efetue o pagamento, ou caso o usuário não registre que está recebendo o valor do exame. O caixa particular é extremamente seguro, pois para cada registro de recebimento, desconto ou exclusão de algum registro, é necessária a digitação da senha do usuário. Podemos também imprimir relatórios com os recebimentos dos exames, devedores de caixa particular, estornos e descontos. Para registrar um recebimento no caixa de particular, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente, faremos então um cadastro de exame com o convênio particular, alterando seu convênio, médico solicitante, e selecionando um exame. Ao finalizar o cadastro de exames, é exibida uma tela com a dívida do paciente. Clicando no botão Desconto, é possível selecionar a forma de aplicar o desconto, se por exame ou por requisição, e o valor do desconto ou a porcentagem, clicamos em Ok e o valor da dívida é recalculado. Para registrar o pagamento do exame, clicamos em Receber. Preenchemos então o local de pagamento, a forma de pagamento, o valor que está sendo recebido. Clicamos em OK e o usuário e senha é exigido. Agora o exame já tem seu valor registrado como pago. Selecione a forma de pagamento: Dinheiro, Cartão, Cheque, etc. Clique no botão Salvar para efetivar o pagamento da dívida da requisição. Clique aqui para efetuar o pagamento da dívida atual da requisição. Clique aqui para excluir o pagamento da dívida (em caso de cancelamentos de pagamentos) Clique imprimir o recibo do pagamento. Note que automaticamente o sistema calcula o valor do desconto e aplica no saldo da dívida.Clique em seguida no botão Salvar. Você pode dar um desconto em % ou em R$, escolha uma forma e em seguida clique no botão “Aplicar Desconto”. Preencha os dados necessários de acordo com a forma de pagamento selecionada.

45 CAIXA PARTICULAR – ABERTURA/FECHAMENTO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO CAIXA PARTICULAR – ABERTURA/FECHAMENTO Caixa de Particular – Abertura/Fechamento de caixa – Para controlar o recebimento dos exames particulares, além de registrar esses pagamentos podemos criar caixas individuais por usuário, ou por terminal de atendimento, e realizar a sua abertura no início do dia, retiradas durante o período de atendimento, e o fechamento no final do dia. Com esse controle podemos saber quanto foi recebido por casa usuário, e também o que foi retirado durante o dia, para pagamentos de pequenas contas, já que o fechamento deve sempre bater com o valor a ser entregue. Para realizar a abertura do Caixa, acessamos o módulo Recepção, e clicamos no menu Caixa Diário, Abrir Caixa. Nessa tela iremos selecionar o Local de Pagamento que queremos abrir, o usuário responsável pela abertura, e o saldo inicial, isso para que haja troco no caixa. Clicamos no botão abrir para realizar a abertura. Agora todo o recebimento de exames particulares, poderão ser realizados dentro desse caixa que abrimos. Para fazer alguma retirada de valor do caixa, clicamos novamente no menu Caixa Diário, Retiradas do Caixa, selecionaremos o caixa que acabamos de abrir. Note que a tela mostra qual o valor que temos atualmente em caixa. Preenchemos então com o valor que estamos retirando e o responsável pela retirada. Após selecionar o responsável, por motivo de segurança somos obrigados a digitar sua senha. Preenchemos então o motivo da retirada, e clicamos em OK. Agora o valor saiu do caixa. Para fazer o fechamento do caixa, clicamos novamente no menu Caixa Diário, Fechar Caixa. Selecionaremos um dos caixas abertos, o responsável pelo fechamento, sendo obrigado também a digitar sua senha. O X-Clinic nos mostra o saldo inicial do caixa, e o saldo atual, depois das retiradas e recebimentos. Podemos digitar um valor remanescente, que é o dinheiro que deixaremos em caixa para a abertura do dia seguinte. Na grade o sistema mostra todas as entradas de valores, e as retiradas existentes. Podemos imprimir um relatório do caixa para entrega junto com o valor, no botão Impressão. Clicando em Fechar Caixa, o caixa será fechado exigindo a partir de agora uma nova abertura para outros recebimentos.

46 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Escolha o Local de Pagamento, o Responsável e coloque o valor do Saldo (caixa inicial) Caixa de Particular – Abertura/Fechamento de caixa – Para controlar o recebimento dos exames particulares, além de registrar esses pagamentos podemos criar caixas individuais por usuário, ou por terminal de atendimento, e realizar a sua abertura no início do dia, retiradas durante o período de atendimento, e o fechamento no final do dia. Com esse controle podemos saber quanto foi recebido por casa usuário, e também o que foi retirado durante o dia, para pagamentos de pequenas contas, já que o fechamento deve sempre bater com o valor a ser entregue. Para realizar a abertura do Caixa, acessamos o módulo Recepção, e clicamos no menu Caixa Diário, Abrir Caixa. Nessa tela iremos selecionar o Local de Pagamento que queremos abrir, o usuário responsável pela abertura, e o saldo inicial, isso para que haja troco no caixa. Clicamos no botão abrir para realizar a abertura. Agora todo o recebimento de exames particulares, poderão ser realizados dentro desse caixa que abrimos. Para fazer alguma retirada de valor do caixa, clicamos novamente no menu Caixa Diário, Retiradas do Caixa, selecionaremos o caixa que acabamos de abrir. Note que a tela mostra qual o valor que temos atualmente em caixa. Preenchemos então com o valor que estamos retirando e o responsável pela retirada. Após selecionar o responsável, por motivo de segurança somos obrigados a digitar sua senha. Preenchemos então o motivo da retirada, e clicamos em OK. Agora o valor saiu do caixa. Para fazer o fechamento do caixa, clicamos novamente no menu Caixa Diário, Fechar Caixa. Selecionaremos um dos caixas abertos, o responsável pelo fechamento, sendo obrigado também a digitar sua senha. O X-Clinic nos mostra o saldo inicial do caixa, e o saldo atual, depois das retiradas e recebimentos. Podemos digitar um valor remanescente, que é o dinheiro que deixaremos em caixa para a abertura do dia seguinte. Na grade o sistema mostra todas as entradas de valores, e as retiradas existentes. Podemos imprimir um relatório do caixa para entrega junto com o valor, no botão Impressão. Clicando em Fechar Caixa, o caixa será fechado exigindo a partir de agora uma nova abertura para outros recebimentos. Selecione a origem da retirada, o valor retirado, o responsável e o motivo.

47 RECIBOS INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Recibos – No X-Clinic também há a possibilidade de impressão de recibos, quando houver o recebimento de exames particulares. Podemos gerar o recibo diretamente vinculado ao valor dos exames, inclusive com a descrição item por item dos exames realizados pelo paciente. Para cada recebimento registrado no X-Clinic, pode-se gerar um novo recibo, como nos casos onde o paciente opta por um pagamento parcelado, pagando a primeira parcela na realização do exame e a segunda na retirada do laudo por exemplo. Podemos gerar um recibo sem que haja um recebimento particular, mas o ideal é que o X-Clinic esteja configurado para que o recibo esteja atrelado aos atendimentos dos pacientes. Para gerar um recibo no atendimento do paciente, durante o recebimento de um exame particular, clicamos no botão Recibo. A tela que será apresentada já deve vir com quase todos os dados preenchidos, como o nome do paciente, o convênio e o plano. Devemos então preencher o responsável pelo pagamento e seu CPF. Clicamos então no botão exames, onde o sistema deverá apresentar os exames realizados pelo paciente, que serão impressos no Recibo. Clicamos então no botão Imprimir, onde o Recibo será salvo no sistema, podendo ser acessado em outras oportunidades, e o Recibo será impresso.

48 Clique aqui para imprimir o Recibo.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique aqui para imprimir o Recibo. Recibos – No X-Clinic também há a possibilidade de impressão de recibos, quando houver o recebimento de exames particulares. Podemos gerar o recibo diretamente vinculado ao valor dos exames, inclusive com a descrição item por item dos exames realizados pelo paciente. Para cada recebimento registrado no X-Clinic, pode-se gerar um novo recibo, como nos casos onde o paciente opta por um pagamento parcelado, pagando a primeira parcela na realização do exame e a segunda na retirada do laudo por exemplo. Podemos gerar um recibo sem que haja um recebimento particular, mas o ideal é que o X-Clinic esteja configurado para que o recibo esteja atrelado aos atendimentos dos pacientes. Para gerar um recibo no atendimento do paciente, durante o recebimento de um exame particular, clicamos no botão Recibo. A tela que será apresentada já deve vir com quase todos os dados preenchidos, como o nome do paciente, o convênio e o plano. Devemos então preencher o responsável pelo pagamento e seu CPF. Clicamos então no botão exames, onde o sistema deverá apresentar os exames realizados pelo paciente, que serão impressos no Recibo. Clicamos então no botão Imprimir, onde o Recibo será salvo no sistema, podendo ser acessado em outras oportunidades, e o Recibo será impresso. Clique aqui para gerar o recibo referente ao pagamento da dívida. Clique aqui para adicionar os exames realizados, para impressão no recibo.

49 SAU INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
SAU - Em todo o sistema há uma funcionalidade chamada SAU (Sistema de Auxilio ao Usuário), que ajuda a buscar informações sobre coberturas de convênios, médicos, e unidades mais próximas que realizam o exame desejado pelo paciente, isso para que o atendimento seja mais ágil e com o mínimo de falha. O SAU traz todas as informações de cadastros e vínculos do sistema, como por exemplo, os exames que cada um dos médicos são aptos a realizar, ou a cobertura de cada um dos convênios e planos, valores de exames particulares, e especialidades realizadas em cada uma das unidades de sua clínica por exemplo. Com o SAU o usuário pode ainda criar um próprio banco de dados de informação para futuras consultas, contendo exemplo de situações que ocorreram durante os atendimentos. Podemos acessar o SAU pelos módulos Agenda, Recepção e Laudos. Os três módulos possuem um menu de acesso, sendo que na Agenda, podemos ainda abrir o SAU dentro da tela da Agenda Visual ou Agenda Global. Vamos então abrir o módulo Recepção, e clicar no menu SAU. Nessa tela inicial podemos já fazer uma pesquisa, por exemplo, digitando o nome de um convênio, médico assinante ou de um livro da agenda, e depois clicarmos no botão Procurar. As informações encontradas são exibidas logo abaixo, junto com a sua classificação, ou seja, se trata-se de um convênio, de um procedimento, de uma unidade de atendimento. Ao clicar duas vezes sobre um dos itens, podemos ver todas as informações sobre o item aberto. Vamos selecionar então um convênio. Conseguimos visualizar suas observações, os dados sobre cada um dos planos, e as unidades que atendem a esse convênio, os livros que podemos agendá-lo, os procedimentos que o convênio cobre e seus valores. Com dois cliques sobre um dos procedimentos, por exemplo, passamos a visualizar agora as informações do exame. Seus códigos, as unidades que realizam o exame, os livros que podemos agendá-lo, os convênios que cobrem o procedimento. Agora o SAU é mais uma ferramenta que irá ajudá-lo na utilização do X-Clinic.

50 INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO SAU - Em todo o sistema há uma funcionalidade chamada SAU (Sistema de Auxilio ao Usuário), que ajuda a buscar informações sobre coberturas de convênios, médicos, e unidades mais próximas que realizam o exame desejado pelo paciente, isso para que o atendimento seja mais ágil e com o mínimo de falha. O SAU traz todas as informações de cadastros e vínculos do sistema, como por exemplo, os exames que cada um dos médicos são aptos a realizar, ou a cobertura de cada um dos convênios e planos, valores de exames particulares, e especialidades realizadas em cada uma das unidades de sua clínica por exemplo. Com o SAU o usuário pode ainda criar um próprio banco de dados de informação para futuras consultas, contendo exemplo de situações que ocorreram durante os atendimentos. Podemos acessar o SAU pelos módulos Agenda, Recepção e Laudos. Os três módulos possuem um menu de acesso, sendo que na Agenda, podemos ainda abrir o SAU dentro da tela da Agenda Visual ou Agenda Global. Vamos então abrir o módulo Recepção, e clicar no menu SAU. Nessa tela inicial podemos já fazer uma pesquisa, por exemplo, digitando o nome de um convênio, médico assinante ou de um livro da agenda, e depois clicarmos no botão Procurar. As informações encontradas são exibidas logo abaixo, junto com a sua classificação, ou seja, se trata-se de um convênio, de um procedimento, de uma unidade de atendimento. Ao clicar duas vezes sobre um dos itens, podemos ver todas as informações sobre o item aberto. Vamos selecionar então um convênio. Conseguimos visualizar suas observações, os dados sobre cada um dos planos, e as unidades que atendem a esse convênio, os livros que podemos agendá-lo, os procedimentos que o convênio cobre e seus valores. Com dois cliques sobre um dos procedimentos, por exemplo, passamos a visualizar agora as informações do exame. Seus códigos, as unidades que realizam o exame, os livros que podemos agendá-lo, os convênios que cobrem o procedimento. Agora o SAU é mais uma ferramenta que irá ajudá-lo na utilização do X-Clinic. Clique aqui para obter informações pertinentes a unidade: Livros, Procedimentos, Procedências, Formas de Entrega, Expediente, etc.. Clique aqui para obter informações sobre os Convênios: Unidades que atende, Procedimentos cobertos e não cobertos, Médicos, etc.. Clique aqui para obter informações sobre os Médicos: Livros, Restrições, Especialidade, Procedimentos que executa, etc.. Clique aqui para obter informações sobre Livros(Agendas): Intervalos, Convênios, Procedimentos, etc.. Clique aqui para obter informações sobre Procedimentos: Tabelas de Valores, Textos Padrão, Restrições, Livros, Convênios, etc.. Clique aqui para obter Informações para os Usuários: Avisos de Sistema , Textos Informativos, etc.. Clique aqui para obter Informações para pertinentes aos Preparos e CID.

51 MATERIAIS DE FATURAMENTO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO MATERIAIS DE FATURAMENTO Materiais de Faturamento – No X-Clinic há a possibilidade de cobrar dos convênios, os materiais utilizados em exame, mas para isso, é necessário indicar qual o consumo dos materiais para cada exame realizado. Esse consumo de materiais pode ser registrado na Recepção, durante o cadastro de exames, ou ainda durante o faturamento do convênio. O importante aqui é não esquecer os materiais utilizados no exame, e sua quantidade exata, para que haja a cobrança com o valor correto. Veremos então como cadastrar os materiais na Recepção. Abrimos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Abriremos então um dos exames cadastrados, clicando em Exames Editar. Na tela selecionaremos a guia Materiais. Podemos inserir novos materiais clicando no botão Mais. Para cada material selecionado, podemos preencher a quantidade consumida. O valor do material é exibido na tela anterior, já multiplicado pela quantidade. Depois de adicionar todos os materiais, basta clicar em OK para salvar o cadastro do exame.

52 Clique para adicionar materiais (um a um).
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Materiais de Faturamento – No X-Clinic há a possibilidade de cobrar dos convênios, os materiais utilizados em exame, mas para isso, é necessário indicar qual o consumo dos materiais para cada exame realizado. Esse consumo de materiais pode ser registrado na Recepção, durante o cadastro de exames, ou ainda durante o faturamento do convênio. O importante aqui é não esquecer os materiais utilizados no exame, e sua quantidade exata, para que haja a cobrança com o valor correto. Veremos então como cadastrar os materiais na Recepção. Abrimos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Abriremos então um dos exames cadastrados, clicando em Exames Editar. Na tela selecionaremos a guia Materiais. Podemos inserir novos materiais clicando no botão Mais. Para cada material selecionado, podemos preencher a quantidade consumida. O valor do material é exibido na tela anterior, já multiplicado pela quantidade. Depois de adicionar todos os materiais, basta clicar em OK para salvar o cadastro do exame. Clique para adicionar materiais (um a um). Clique em Editar para entrar na requisição.

53 PACOTE DE MATERIAIS DE FATURAMENTO
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO PACOTE DE MATERIAIS DE FATURAMENTO Pacote de materiais de faturamento – No X-Clinic há a possibilidade de cobrar dos convênios, os materiais utilizados em exame, mas para isso, é necessário indicar qual o consumo dos materiais para cada exame realizado. Esse consumo de materiais pode ser registrado na Recepção, durante o cadastro de exames, ou ainda durante o faturamento do convênio. O importante aqui é não esquecer os materiais utilizados no exame, e sua quantidade exata, para que haja a cobrança com o valor correto. Mas além dos materiais, existe também uma forma de cadastrar o pacote de materiais, ou seja, podemos criar pacotes em que os materiais consumidos e suas quantidades já são previamente configurados, bastando apenas selecionar qual o pacote utilizado, para que o cadastro seja feito de forma mais rápida. Para cadastrar um pacote de materiais abrimos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Abriremos então um dos exames cadastrados, clicando em Exames, Editar. Na tela selecionaremos a guia Materiais. Podemos inserir novos pacotes de materiais clicando no botão Pacotes. Os materiais já são incluídos automaticamente, de acordo com o pacote criado para o procedimento, inclusive com a sua quantidade exata. Agora clicamos em OK para salvar o cadastro do exame.

54 Clique para adicionar um pacote de materiais.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Pacote de materiais de faturamento – No X-Clinic há a possibilidade de cobrar dos convênios, os materiais utilizados em exame, mas para isso, é necessário indicar qual o consumo dos materiais para cada exame realizado. Esse consumo de materiais pode ser registrado na Recepção, durante o cadastro de exames, ou ainda durante o faturamento do convênio. O importante aqui é não esquecer os materiais utilizados no exame, e sua quantidade exata, para que haja a cobrança com o valor correto. Mas além dos materiais, existe também uma forma de cadastrar o pacote de materiais, ou seja, podemos criar pacotes em que os materiais consumidos e suas quantidades já são previamente configurados, bastando apenas selecionar qual o pacote utilizado, para que o cadastro seja feito de forma mais rápida. Para cadastrar um pacote de materiais abrimos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Abriremos então um dos exames cadastrados, clicando em Exames, Editar. Na tela selecionaremos a guia Materiais. Podemos inserir novos pacotes de materiais clicando no botão Pacotes. Os materiais já são incluídos automaticamente, de acordo com o pacote criado para o procedimento, inclusive com a sua quantidade exata. Agora clicamos em OK para salvar o cadastro do exame. Clique para adicionar um pacote de materiais. Após clicar no botão pacote, o pacote vinculado ao procedimento já é lançado automaticamente na requisição. Clique em Editar para entrar na requisição.

55 EXTRAS INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Extras – É possível criar no X-Clinic cobranças extras que poderão ser adicionadas junto com os exames dos pacientes. Tratam-se de valores normalmente cobrados a parte, como valor de frete de entrega de laudo, motoboy, sedex, gravação de DVD com as imagens dos exames. No cadastro de extras, cada um dos valores que são cobrados a parte, ficam registrados no sistema, mesmo que o paciente possua um convênio, já que a idéia dos extras é de incluir valores que os convênios não cobrem. Para adicionar um extra, acessamos o módulo Recepção, buscamos um paciente, e abrimos um dos exames cadastrados, clicando em Exames, Editar. Nessa tela de cadastro de exames, existe uma guia chamada Extras. Nela temos a opção de clicar no botão Mais e adicionar um ou mais extras cadastrados. Cada um dos extras terá seu valor adicionado ao caixa de particulares, gerando assim uma dívida para o paciente. Agora podemos salvar o cadastro de exames, para assim registrarmos o pagamento do extra.

56 Clique para adicionar um extra na requisição.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Extras – É possível criar no X-Clinic cobranças extras que poderão ser adicionadas junto com os exames dos pacientes. Tratam-se de valores normalmente cobrados a parte, como valor de frete de entrega de laudo, motoboy, sedex, gravação de DVD com as imagens dos exames. No cadastro de extras, cada um dos valores que são cobrados a parte, ficam registrados no sistema, mesmo que o paciente possua um convênio, já que a idéia dos extras é de incluir valores que os convênios não cobrem. Para adicionar um extra, acessamos o módulo Recepção, buscamos um paciente, e abrimos um dos exames cadastrados, clicando em Exames, Editar. Nessa tela de cadastro de exames, existe uma guia chamada Extras. Nela temos a opção de clicar no botão Mais e adicionar um ou mais extras cadastrados. Cada um dos extras terá seu valor adicionado ao caixa de particulares, gerando assim uma dívida para o paciente. Agora podemos salvar o cadastro de exames, para assim registrarmos o pagamento do extra. Clique para adicionar um extra na requisição. Clique em Editar para entrar na requisição.

57 TRANSFERIR REQUISIÇÃO DE UNIDADE
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO TRANSFERIR REQUISIÇÃO DE UNIDADE Transferir Requisição de Unidade – Com a possibilidade de trabalhar com mais de uma unidade, nos casos de sua clínica possuir filiais, o X-Clinic disponibiliza uma funcionalidade onde é possível transferir uma requisição de unidade. Caso o paciente tenha sido atendido em uma unidade, mas o seu cadastro foi realizado na unidade errada podemos então transferir o atendimento completo para a unidade correta. Para realizar isso, acessamos o módulo Recepção, e buscamos um paciente. Podemos selecionar uma requisição anterior do paciente, clicando em Anteriores, Anteriores novamente. Com dois cliques sobre o exame que gostaríamos de transferir de unidade, o exame é exibido na tela de cadastro da Recepção. Agora clicamos no menu Utilitários, Alterar Unidade da Requisição. Selecionamos então a nova unidade da requisição e clicamos em Transferir. Agora a requisição já está cadastrada como se fosse atendida na nova unidade.

58 Selecione a Unidade de destino.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Transferir Requisição de Unidade – Com a possibilidade de trabalhar com mais de uma unidade, nos casos de sua clínica possuir filiais, o X-Clinic disponibiliza uma funcionalidade onde é possível transferir uma requisição de unidade. Caso o paciente tenha sido atendido em uma unidade, mas o seu cadastro foi realizado na unidade errada podemos então transferir o atendimento completo para a unidade correta. Para realizar isso, acessamos o módulo Recepção, e buscamos um paciente. Podemos selecionar uma requisição anterior do paciente, clicando em Anteriores, Anteriores novamente. Com dois cliques sobre o exame que gostaríamos de transferir de unidade, o exame é exibido na tela de cadastro da Recepção. Agora clicamos no menu Utilitários, Alterar Unidade da Requisição. Selecionamos então a nova unidade da requisição e clicamos em Transferir. Agora a requisição já está cadastrada como se fosse atendida na nova unidade. Selecione a Unidade de destino.

59 ETIQUETA DE LAUDO INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Etiquetas de laudo – Após laudo já estar digitado, impresso e devidamente assinado, precisamos envelopar o exame e as imagens, e identificar a quem pertence. Para isso utilizamos a impressão de etiquetas. Essas etiquetas são coladas nos envelopes dos laudos, que posteriormente serão entregues a recepção para a retirada do paciente. Mas podemos realizar sua impressão também na Recepção, logo após o cadastro do paciente, o que facilita durante o processo de envelopar o exame. A etiqueta pode ser encaminhada juntamente com a ficha de atendimento, e posterior a digitação do laudo, já pode ser colada no envelope de entrega do exame. Para imprimir a etiqueta, acessamos o módulo Recepção, e buscamos um paciente. Com o exame do paciente selecionado, clicamos no botão Etiqueta, e a etiqueta será impressa na impressora pré-configurada.

60 Clique no botão Etiqueta para imprimir a etiqueta para laudo.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Etiquetas de laudo – Após laudo já estar digitado, impresso e devidamente assinado, precisamos envelopar o exame e as imagens, e identificar a quem pertence. Para isso utilizamos a impressão de etiquetas. Essas etiquetas são coladas nos envelopes dos laudos, que posteriormente serão entregues a recepção para a retirada do paciente. Mas podemos realizar sua impressão também na Recepção, logo após o cadastro do paciente, o que facilita durante o processo de envelopar o exame. A etiqueta pode ser encaminhada juntamente com a ficha de atendimento, e posterior a digitação do laudo, já pode ser colada no envelope de entrega do exame. Para imprimir a etiqueta, acessamos o módulo Recepção, e buscamos um paciente. Com o exame do paciente selecionado, clicamos no botão Etiqueta, e a etiqueta será impressa na impressora pré-configurada. Clique no botão Etiqueta para imprimir a etiqueta para laudo.

61 CONTROLE DE HORA SENHA INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Controle de Hora Senha – Se a sua clínica trabalha com painel de chamada por senha, podemos cadastrar no X-Clinic a hora exata que o paciente retirou a senha, e com isso, fazer um comparativo com a hora de chamada e atendimento. É uma funcionalidade que serve para saber o tempo que o paciente está aguardando até ser atendido por um funcionário da recepção. Com essa informação pode-se tomar decisões como aumentar o número de atendentes ou detectar algum problema no processo. Para cadastrar o campo hora senha, acessamos o módulo Recepção. Vamos localizar um paciente, e durante o cadastro de seus dados, preenchemos o campo Hora Senha. Agora o sistema consegue rastrear o tempo entre a retirada de senha e o atendimento do paciente.

62 Preencha o campo com a hora da senha.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Controle de Hora Senha – Se a sua clínica trabalha com painel de chamada por senha, podemos cadastrar no X-Clinic a hora exata que o paciente retirou a senha, e com isso, fazer um comparativo com a hora de chamada e atendimento. É uma funcionalidade que serve para saber o tempo que o paciente está aguardando até ser atendido por um funcionário da recepção. Com essa informação pode-se tomar decisões como aumentar o número de atendentes ou detectar algum problema no processo. Para cadastrar o campo hora senha, acessamos o módulo Recepção. Vamos localizar um paciente, e durante o cadastro de seus dados, preenchemos o campo Hora Senha. Agora o sistema consegue rastrear o tempo entre a retirada de senha e o atendimento do paciente. Preencha o campo com a hora da senha.

63 DECLARAÇÃO DE PRESENÇA
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO DECLARAÇÃO DE PRESENÇA Declaração de presença – Com o X-Clinic, podemos imprimir declarações de presença, indicando que o paciente ou seus familiares e acompanhantes estiveram presente na clínica. Trata-se de um atestado médico para comprovar na empresa onde trabalha ou na escola que o paciente ou o acompanhante, por força maior, tiveram que faltar. Durante a impressão da declaração de presença, podemos selecionar o motivo da falta, e o tempo que o paciente esteve na clínica e também se deve ficar afastado. Para realizar a impressão da Declaração de presença, acessamos o módulo Recepção, localizamos um paciente e clicamos no menu Papéis, Declaração de Presença. Vamos então criar uma nova declaração no sistema, clicando no botão Inserir. O nome do paciente já aparecerá preenchido, bastando preencher o restante dos campos. No caso da declaração referir-se a um acompanhante, devemos substituir o campo onde encontra-se o nome do paciente. Preenchemos então a data e o horário de chegada e saída do paciente, selecionamos o motivo, o CID constatado no atendimento, e a instrução do paciente, devendo ou não retornar ao serviço e o tempo de dispensa. Clicamos então no botão imprimir e a declaração de presença basta agora ser carimbada pelo médico. Clicando em OK, a declaração fica salva no sistema.

64 Clique aqui para gerar uma declaração de presença.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique aqui para Declaração de presença – Com o X-Clinic, podemos imprimir declarações de presença, indicando que o paciente ou seus familiares e acompanhantes estiveram presente na clínica. Trata-se de um atestado médico para comprovar na empresa onde trabalha ou na escola que o paciente ou o acompanhante, por força maior, tiveram que faltar. Durante a impressão da declaração de presença, podemos selecionar o motivo da falta, e o tempo que o paciente esteve na clínica e também se deve ficar afastado. Para realizar a impressão da Declaração de presença, acessamos o módulo Recepção, localizamos um paciente e clicamos no menu Papéis, Declaração de Presença. Vamos então criar uma nova declaração no sistema, clicando no botão Inserir. O nome do paciente já aparecerá preenchido, bastando preencher o restante dos campos. No caso da declaração referir-se a um acompanhante, devemos substituir o campo onde encontra-se o nome do paciente. Preenchemos então a data e o horário de chegada e saída do paciente, selecionamos o motivo, o CID constatado no atendimento, e a instrução do paciente, devendo ou não retornar ao serviço e o tempo de dispensa. Clicamos então no botão imprimir e a declaração de presença basta agora ser carimbada pelo médico. Clicando em OK, a declaração fica salva no sistema. Clique aqui para gerar uma declaração de presença.

65 ORÇAMENTO INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Orçamento – Para encaminhar ao paciente a previsão do custo dos exames que serão executados, quando esses forem pagos pelo próprio paciente, podemos realizar um orçamento no X-Clinic. Esse orçamento pode ser impresso ou enviado para o paciente por , e podemos realizá-lo no módulo Agenda ou na Recepção. Para abrir o orçamento na recepção, abrimos o respectivo módulo, e clicamos no menu Papéis, Orçamento. Nessa tela podemos localizar um paciente, ou caso não tenha cadastro no sistema, digitar o nome de um novo paciente. Selecionamos então a Unidade que o paciente será atendido, seu convênio e plano, que para o orçamento costuma ser Particular. Digitamos a data de validade do orçamento e faremos a pesquisa dos exames que serão executados. Podemos visualizar o valor que será pago pelo paciente, pelo convênio ou ambos. Podemos também adicionar valores extras, para o caso do paciente solicitar a gravação de um DVD ou entrega de laudo via Motoboy por exemplo. Clicando no botão Imprimir temos a opção de enviar por , ou de enviar direto para a impressora.

66 Clique aqui para gerar um orçamento.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Clique aqui para gerar um orçamento. Orçamento – Para encaminhar ao paciente a previsão do custo dos exames que serão executados, quando esses forem pagos pelo próprio paciente, podemos realizar um orçamento no X-Clinic. Esse orçamento pode ser impresso ou enviado para o paciente por , e podemos realizá-lo no módulo Agenda ou na Recepção. Para abrir o orçamento na recepção, abrimos o respectivo módulo, e clicamos no menu Papéis, Orçamento. Nessa tela podemos localizar um paciente, ou caso não tenha cadastro no sistema, digitar o nome de um novo paciente. Selecionamos então a Unidade que o paciente será atendido, seu convênio e plano, que para o orçamento costuma ser Particular. Digitamos a data de validade do orçamento e faremos a pesquisa dos exames que serão executados. Podemos visualizar o valor que será pago pelo paciente, pelo convênio ou ambos. Podemos também adicionar valores extras, para o caso do paciente solicitar a gravação de um DVD ou entrega de laudo via Motoboy por exemplo. Clicando no botão Imprimir temos a opção de enviar por , ou de enviar direto para a impressora. Clique no botão Extra para adicionar extras. Clique no botão Preparo para visualizar o(s) preparo(s) do(s) exame(s) do orçamento. Clique no botão Imprimir para Imprimir ou enviar o Orçamento.

67 FOTO DO PACIENTE INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO
Foto de paciente – O X-Clinic permite armazenar uma foto do paciente, para uma fácil identificação durante o atendimento e aumentando a segurança. Isso para evitar que pacientes se passem por outras pessoas, e posteriormente haja complicação com os convênios. Pode-se instalar uma webcam no computador de atendimento da recepção e capturar a foto do paciente, ou ainda localizar uma imagem com a foto do paciente já capturada e adicionar ao seu cadastro. Para capturar a foto do paciente, vamos acessar o módulo Recepção e localizar o cadastro de um paciente. Clicamos na guia Complementos, e na área Foto do Paciente, clicamos no botão Fotografar.

68 Clique aqui para capturar a imagem da webcam instalado no PC.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Foto de paciente – O X-Clinic permite armazenar uma foto do paciente, para uma fácil identificação durante o atendimento e aumentando a segurança. Isso para evitar que pacientes se passem por outras pessoas, e posteriormente haja complicação com os convênios. Pode-se instalar uma webcam no computador de atendimento da recepção e capturar a foto do paciente, ou ainda localizar uma imagem com a foto do paciente já capturada e adicionar ao seu cadastro. Para capturar a foto do paciente, vamos acessar o módulo Recepção e localizar o cadastro de um paciente. Clicamos na guia Complementos, e na área Foto do Paciente, clicamos no botão Fotografar. Clique aqui para capturar a imagem da webcam instalado no PC.

69 DOCUMENTAÇÃO DE EXAMES
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO DOCUMENTAÇÃO DE EXAMES Documentação de exames (scaneamento) – Para evitar o armazenamento de papeis, com o X-Clinic podemos scannear documentos ou anexar imagens de documentos junto ao cadastro do paciente ou da requisição de atendimento. Documentos como o pedido médico, exames anteriores ou até o próprio documento do paciente, podem ser armazenados no sistema, facilitando sua visualização em ocasiões posteriores. Os documentos podem ser visualizados na fila de trabalho dos técnicos, na central de laudos pelos médicos, ou por qualquer funcionário do faturamento e recepção. Para anexar documentos do paciente, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Na guia Complementos, clicamos no botão Inserir Documento. Na tela que aparece, podemos clicar no botão Procurar para localizar um arquivo de imagem no computador, ou no botão Scanear para habilitar o software do scaner e iniciar a digitalização. Vamos agora adicionar um documento à requisição de atendimento, voltando à guia Dados Cadastrais, localizamos um exame já cadastrado clicando no botão Anteriores, Anteriores novamente. Depois clicamos em Exames, Editar para alterar o cadastro do exame. Na guia Documentos, clicamos no botão Inserir, e será aberta uma tela para procurarmos um arquivo de imagem salvo no computador, ou no botão Scanear para iniciar o utilitário do Scanner.

70 Clique para procurar um documento do paciente.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Documentação de exames (scaneamento) – Para evitar o armazenamento de papeis, com o X-Clinic podemos scannear documentos ou anexar imagens de documentos junto ao cadastro do paciente ou da requisição de atendimento. Documentos como o pedido médico, exames anteriores ou até o próprio documento do paciente, podem ser armazenados no sistema, facilitando sua visualização em ocasiões posteriores. Os documentos podem ser visualizados na fila de trabalho dos técnicos, na central de laudos pelos médicos, ou por qualquer funcionário do faturamento e recepção. Para anexar documentos do paciente, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente. Na guia Complementos, clicamos no botão Inserir Documento. Na tela que aparece, podemos clicar no botão Procurar para localizar um arquivo de imagem no computador, ou no botão Scanear para habilitar o software do scaner e iniciar a digitalização. Vamos agora adicionar um documento à requisição de atendimento, voltando à guia Dados Cadastrais, localizamos um exame já cadastrado clicando no botão Anteriores, Anteriores novamente. Depois clicamos em Exames, Editar para alterar o cadastro do exame. Na guia Documentos, clicamos no botão Inserir, e será aberta uma tela para procurarmos um arquivo de imagem salvo no computador, ou no botão Scanear para iniciar o utilitário do Scanner. Clique para procurar um documento do paciente. Clique para visualizar um documento do paciente. Clique para capturar uma imagem da Webcam. Clique para digitalizar uma imagem do Scanner. Clique para excluir um documento. Clique para Inserir um documento do Paciente.

71 RELACIONAMENTO DE PACIENTES
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO RELACIONAMENTO DE PACIENTES Relacionamento de pacientes – No X-Clinic existe a opção de cadastrarmos relacionamento entre pacientes, isso para que possamos impedir que pacientes menores de idade sejam atendidos sem a presença dos pais, além de atualizar automaticamente o endereço dos parentes. Com o Relacionamento de pacientes, para todo o atendimento de pacientes menores de idade, precisamos selecionar, ou até cadastrar, um paciente que seja maior de idade, e indicar o seu grau de relacionamento, pai ou mãe, por exemplo. Para cadastrar o relacionamento de paciente, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente já cadastrado. Na guia Complementos, clicamos no botão Insere Relacionamento. Nessa tela podemos selecionar o paciente relacionado, e indicar o seu grau de relação. Agora um paciente já está relacionado com o outro.

72 Clique na aba Complemento ou tecle F8 no teclado.
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO Relacionamento de pacientes – No X-Clinic existe a opção de cadastrarmos relacionamento entre pacientes, isso para que possamos impedir que pacientes menores de idade sejam atendidos sem a presença dos pais, além de atualizar automaticamente o endereço dos parentes. Com o Relacionamento de pacientes, para todo o atendimento de pacientes menores de idade, precisamos selecionar, ou até cadastrar, um paciente que seja maior de idade, e indicar o seu grau de relacionamento, pai ou mãe, por exemplo. Para cadastrar o relacionamento de paciente, acessamos o módulo Recepção, e localizamos um paciente já cadastrado. Na guia Complementos, clicamos no botão Insere Relacionamento. Nessa tela podemos selecionar o paciente relacionado, e indicar o seu grau de relação. Agora um paciente já está relacionado com o outro. Clique na aba Complemento ou tecle F8 no teclado. Clique para Inserir um paciente relacionado ao paciente atual.

73 OBJETIVO Gestão de Pacientes e Atendimento;
INTRODUÇÃO VANTAGENS TREINAMENTO OBJETIVO OBJETIVO Gestão de Pacientes e Atendimento; Qualidade e Praticidade nos cadastros de Pacientes e Exames; Controle com ferramentas que ajudam a evitar erros de cadastro; Eficiência e organização das informações.

74 FIM


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