A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligações Químicas. Professora Magna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligações Químicas. Professora Magna."— Transcrição da apresentação:

1 Ligações Químicas. Professora Magna

2 Ligações Químicas A maioria dos átomos não é estável e por isso eles não podem existir isolados, na forma atômica. De modo geral, explica-se que a estabilidade pode ser obtida quando os átomos adquirem configuração eletrônica do gás nobre mais próximo ( Teoria do octeto ).

3 As ligações são classificadas em:
Ligação iônica ou eletrovalente Ligação covalente ou molecular Pode ser: Covalente normal ou simples Covalente dativa ou coordenada. Ligações metálicas

4 Ligação iônica Quando átomos de um metal se unem a átomos de um ametal ou hidrogênio , ocorre uma transferência espontânea de elétrons do metal para o ametal ou hidrogênio, formando íons que se mantém unidos por forças de atração elétrica. A formação de compostos pela atração elétrica de íons é denominada ligação iônica. Na ligação iônica ocorre a formação das fórmulas: iônica; Lewis;

5 Ligação iônica Metais: Alta eletropositividade.
Com 1 a 3 elétrons de valência. Tendem a formar cátions. Ametais ou Hidrogênio Alta eletronegatividade. Com 5 a 7 elétrons na camada de valência. Tendem a formar ânions.

6 Arranjo cristalino Um composto iônico é formado por um número muito grande e indeterminado de cátions e ânions agrupados alternadamente, segundo uma fórmula geométrica definida que chamamos de arranjo cristalino. No caso do NaCl, cada íon de sódio é cercado por 6 íons de cloro e vice-versa; esse número é denominado número de coordenação. O arranjo cristalino do sódio é denominado cúbico de 3 eixos.

7 Dissolução do NaCl

8 Propriedades dos compostos iônicos.
Em geral são sólidos (25°c e 1atm). Pontos de ebulição e fusão elevados. São solúveis em solventes polares. Conduzem corrente elétrica na fase líquida ou em solução aquosa Possuem elevada dureza (oferece resistência ao ser riscado por outro material).

9 Propriedades dos compostos iônicos ( cont.)
Os compostos iônicos apresentam baixa tenacidade ( é a resistência que o material apresenta ao choque mecânico). São quebradiços e desestruturam-se ao sofrerem impacto ( choque mecânico).

10 Ligação Covalente Comum.
É o compartilhamento de pares de elétrons. Ocorre entre ametais e/ou hidrogênio. Há formação das fórmulas: de Lewis ou eletrônica; estrutural; molecular.

11 Tipos de ligações covalentes:
Ligação simples. Formada por ligações sigmas. Ex: H2O , CH4.

12 Tipos de Ligações Covalentes
Ligação dupla: formada por uma ligação sigma e uma pí. Ex: CO2 Ligação tripla: formada por duas ligações pí e uma sigma. Ex: N2 π σ N N

13 Tipos de Ligações Composto com 4 ligações sigmas. Ex: CH4
Composto com 3 ligações sigmas e 1 ligação pí.

14 Ligação Covalente Dativa ou Coordenada
Cada ligação covalente coordenada é feita entre dois átomos ou entre um átomo e um íon. É caracterizada pelo compartilhamento de um par de elétrons proveniente de um único átomo. A ligação covalente só é estabelecida depois que o átomo em questão já fez todas as ligações covalentes comuns de que necessitava para adquirir estabilidade

15 Ligação Covalente Dativa
Anidrido sulfúrico: SO3

16 Ligações Coordenadas FAMÍLIA COVALENTE NORMAL COVALENTE DATIVA
4A ou 14 04 5A ou 15 03 01 6A ou 16 02 7A ou 17

17 Características das Ligações:

18 Geometria e Polaridade dos Compostos

19 Geometria e Polaridade

20 Iônica/ Covalente Por maior que seja a estrutura covalente, se houver uma parte iônica; o composto será classificado como iônico. Ex: decanoato de sódio.

21 Hibridação Hibridação: sp³ C6 1s² 2s² 2p² estado ativado S S Px Py Pz
C6 1s² 2s¹ p³ estado híbrido S S Px Py Pz

22 Hibridação Hibridação sp² B5 1s² 2s² 2p¹ Estado ativado S S Px Py Pz
B5 1s² 2s¹ 2p² estado híbrido S S Px Py Pz

23 Hibridação Hibridação sp Be4 1s²2s² 2p estado ativado
S S Px Py Pz Be4 1s² 2s¹ 2p¹ estado híbrido S S Px Py Pz

24 Polaridade

25 Geometria

26 Ligação Metálica Os cátions metálicos que formam as células unitárias tem suas cargas positivas estabilizadas pelos elétrons semilivres, que ficam envolvendo a estrutura como uma nuvem elatrônica. Na Na Na Na Na Na Na

27 Propriedade dos Metais
Alta tenacidade ( suportam grande pressão) Resistência a tração ( são resistentes às forças aplicadas ao se puxar ou alongar uma barra ou um fio metálico). O que demonstra a alta resistência da ligação metálica) São insolúveis em água, óleo ou qualquer outro solvente. O ouro dissolve-se em mercúrio, formando soluções sólidas denominadas amálgamas.

28 Ligas Metálicas Raramente um metal puro apresenta todas as qualidades necessárias para determinada aplicação. A liga metálica é uma mistura de substâncias cujo componente principal é um metal.

29 Tipos de Ligas: Mistura homogênea (solução sólida):
Ex: as ligas monetárias; constituídas de 75% de cobre e 25% de níquel

30 Tipos de ligas ( cont.) Mistura Heterogênea.
Os metais apresentam retículos cristalinos muito diferentes em forma e tamanho; mas só é possível perceber os diferentes cristais através de microscópio. Ex: magnálio (90% de Al e 10% de Mg ) A mais leve das ligas.

31 Tipos de Ligas Magnálio:
mistura de Al (50%) e Mg (50℅), utilizado em fogos de artifícios. Latão: Mistura de Cu (67%) e Zn (33%).

32 Ligas de Aço Aço: mistura de Fe (98,5%), C (0,5 a 1,7%) e traços de Si, S e P. Aço inox: mistura de aço ( 74%), Cr (18%) e Ni (8%).

33 Ligas Ouro 18 quilates: mistura de Au (75%), Ag (12,5%) e Cu (12,5%).
Bronze: mistura de Cu (90%) e Sn (10%).


Carregar ppt "Ligações Químicas. Professora Magna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google