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MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus
Prof. Helcio UNIP Engenharia
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Visão Geral do Problema de Dimensionamento de Linhas de Ônibus
Caracterizar a Demanda; Especificar a Oferta; Estabelecer Tabela de Horários, em determinado nível de serviço (conforto), adequada às necessidades qualitativas e quantitativas da demanda, sujeita à restrições práticas; e Avaliar o desempenho Prof. Helcio UNIP Engenharia
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Pesquisa de Catraca ou Operacional; e
DEMANDA = PASSAGEIROS Pesquisa de Catraca ou Operacional; e Pesquisa de Embarque e Desembarque (E/D) Prof. Helcio UNIP Engenharia
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Pesquisa Operacional ou de Catraca
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Resultado da Pesquisa Operacional
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Pesquisa E/D Localização dos Pontos
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Pesquisa E/D Prof. Helcio UNIP Engenharia
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OFERTA Veículo: características nominais (velocidade, tempos de embarque/desembarque, capacidade) Itinerário: infra-estrutura viária (tipo e estado do pavimento, geometria e tráfego) Pontos de parada e terminais Esquema de operação e nível de serviço Tempos de operação (viagens, paradas, tempos de ciclo) Prof. Helcio UNIP Engenharia
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NÍVEL DE SERVIÇO Prof. Helcio UNIP Engenharia
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ANÁLISE DAS VIAGENS Prof. Helcio UNIP Engenharia
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RESUMO DA OPERAÇÃO Prof. Helcio UNIP Engenharia
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TABELA HORÁRIA Prof. Helcio UNIP Engenharia
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CALCULO DA FROTA (1) CONCEITO DE TEMPO DE CICLO tempo de ciclo médio =
tempo de ciclo mínimo ou teórico + tempo ( rendimento ) Prof. Helcio UNIP Engenharia
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CÁLCULO DA FROTA (2) tempo de ciclo (tc)= tAB + tB + tBA + tA
A = bairro B = centro AB = ida BA = volta Prof. Helcio UNIP Engenharia
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FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+...
CÁLCULO DA FROTA (3) 1 caso tempo de ciclo (tc) período pico (tp) FROTA = tc/ip “ip” = intervalo entre partidas no período de pico 2 caso tempo de ciclo(tc) período pico (tp) FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+... “ip1” é o intervalo no período pico 1 “ip2” é o intervalo no período adjacente ao período de pico Prof. Helcio UNIP Engenharia
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AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (1)
Custo - estimativa da quantidade de recursos, em valores monetários, consumida na produção do transporte Custo/km - custo fixo anual / PMA + custo variável/km PMA = (produção quilométrica média diária x dias de trabalho por ano) / FROTA Prof. Helcio UNIP Engenharia
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AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (2)
IPK = quantidade de passageiros transportados / produção quilométrica IPK x tarifa = custo por quilometro Prof. Helcio UNIP Engenharia
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AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (3)
Convenção Coletiva – turnos Lanches , almoço e jantar Necessidades locais e específicas Banco de horas, treinamento, etc Prof. Helcio UNIP Engenharia
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