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ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
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1-ADMINISTRAÇÃO E INFORMAÇÕES GERAIS
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1.1-Responsável Técnico presente;
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1.2 - Áreas internas e externas em boas condições físico-estruturais; Acesso independente, sem comunicação para qualquer outro local distinto do estabelecimento;
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1. 4 - Existência de sanitários; 1
1.4 - Existência de sanitários; Sanitários limpos e providos de pia com água corrente, sabonete líquido, toalha de uso individual, lixeira com tampa e saco coletor; Esgotos e encanamentos em bom estado de conservação; Programa de sanitização (desratização, etc.) e registro de sua execução;
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1.9 - Locais limpos, sem poeira ou sujeira aparente;
1.8 - Instalações em boas condições higiênico-sanitárias (pisos, balcões e paredes de cores claras, lavável e de fácil higienização); 1.9 - Locais limpos, sem poeira ou sujeira aparente;
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1.10-Ventilação e iluminação suficientes;
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Existência de equipamento de segurança para combater incêndios; Acesso livre a extintores e mangueiras;
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1.13 - Local para refeições dos funcionários;
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1.14 - Local para guarda dos pertences dos funcionários;
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Funcionários devem ser submetidos a exames médicos admissionais e periódicos; Possui placa de identificação do estabelecimento conforme legislação vigente;
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1.17 - Licença de funcionamento (alvará) afixado em local visível ao público;
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2 - ARMAZENAMENTO E DISPENSAÇÃO DE PRODUTO.
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2. 1 - Local para armazenamento de produto; 2
2.1 - Local para armazenamento de produto; Piso, paredes e teto em boas condições de conservação e higiene; 2.3 - Ventilação e iluminação suficiente; 2.4 - Instalações elétricas em bom estado de conservação, segurança e uso;
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2. 5 - Medicamentos devidamente armazenados; 2
2.5 - Medicamentos devidamente armazenados; Condições de segurança adequada para armazenamento de produtos inflamáveis;
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2.7 - Procedimentos escritos (rotinas) quanto a estocagem/armazenamento e dispensação de produtos; Devem ser divulgados; E cumpridos.
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2. 8 - Produtos protegidos da ação direta da luz solar; 2
2.8 - Produtos protegidos da ação direta da luz solar; Produtos armazenados em prateleiras afastados de piso e paredes;
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2. 10 - Todos os produtos devem possuir registro no MS; 2
Todos os produtos devem possuir registro no MS; Todos os produtos devem possuir nº de lote, data de fabricação e prazo de validade; E estar dentro do prazo de validade;
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Local ou área segregada para guarda de produtos vencidos ou irregulares, devidamente identificado; Verificar o destino dos produtos vencidos; Verificar a política da Empresa em relação aos produtos com prazo de validade próximo ao vencimento;
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O estabelecimento cumpre com a determinação de não expor a venda produtos estranhos ao comércio farmacêutico; Cumpre a determinação de não prestar serviços tais como coleta de materiais biológicos, xerox, etc.; É respeitada a proibição de não utilizar aparelhos de uso médico-ambulatorial;
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2. 19 - Funcionários devidamente uniformizados; 2. 19
Funcionários devidamente uniformizados; Uniformes limpos;
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2. 20 - Venda de ervas medicinais em embalagens originais; 2
Venda de ervas medicinais em embalagens originais; Verificar na rotulagem: identificação botânica, prazo de validade, lote, nome da empresa, endereço, responsável técnico e CRF;
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Existência de medicamentos que necessitam armazenamento em baixa temperatura; Existência de geladeira com termômetro para controle e registro de temperatura;
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2.24 - Armário com chaves para armazenamento de produtos sujeitos a controle especial;
Medicamentos controlados são dispensados mediante prescrição médica segundo legislação vigente;
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2. 26 - Notificações de receita preenchidas corretamente; 2
Notificações de receita preenchidas corretamente; Conferência das prescrições médicas feitas pelo farmacêutico; Verificar o sistema de escrituração adotado pela empresa; Escrituração atualizada;
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2. 30 - Receitas e notificações de receitas corretamente arquivadas; 2
Receitas e notificações de receitas corretamente arquivadas; A escrituração obedece a DCB combinada com o nome comercial; Todos os livros e/ou sistema informatizado foram autorizados pela Vigilância Sanitária; Os balanços são enviados regularmente à Vigilância Sanitária; Registros contidos nos balanços correspondente a escrituração dos livros específicos;
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2. 34 - Estoques físicos correspondentes aos escriturados; 2
Estoques físicos correspondentes aos escriturados; A Autoridade Sanitária é notificada quando da existência de medicamentos sujeitos a controle especial vencidos.
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3-APLICAÇÃO DE INJEÇÃO
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3.1 - Área de aplicação de injeção;
3.2 - Local adequado para aplicação de injeção; Condições higiênico-sanitárias satisfatórias e bom estado de conservação; Existência de pia, água corrente, sabão líquido e toalhas descartáveis;
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3. 5 - Acesso independente à sala de aplicação de injeção; 3
3.5 - Acesso independente à sala de aplicação de injeção; Profissional habilitado e/ou capacitado para aplicação de injetáveis; Existência de lixeira com tampa, pedal e saco plástico;
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3.9 - Livro de registro do receituário de aplicação de injetáveis;
3.8 - Equipamento e materiais necessários para os procedimentos realizados; 3.9 - Livro de registro do receituário de aplicação de injetáveis;
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Todos os procedimentos são realizados mediante prescrição médica; Recipiente rígido adequado para o descarte de perfuro-cortantes; Os materiais utilizados são descartáveis e encontram-se dentro do prazo de validade;
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Coleta seletiva dos resíduos resultantes da aplicação de injetáveis; Existência de rotinas escritas com as técnicas de anti-sepsia das mãos e local de aplicação, bem como de cuidados na aplicação de injetáveis.
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Fim DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
GERENCIA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE SAÚDE DIVISÃO DE MEDICAMENTOS.
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