Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLarissa Figueira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Grupo Especial de Ensaios em Vôo
2
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados
3
TREINAMENTO DE AUTO-ROTAÇÃO AUTO-ROTAÇÃO I Simpósio Latino-americano de Segurança de Vôo na Aviação de Helicópteros I Simpósio Latino-americano de Segurança de Vôo na Aviação de Helicópteros NILTON Cícero Alves Ten Cel Av
4
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados MUITO ANTES DE AGIR. PENSEPENSE
5
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
6
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados,, MUITO ANTES DE AGIR. PENSEPENSE
7
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados OBJETIVO: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE AUTO-ROTAÇÃO COMPLETA, BUSCANDO A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SEGURANÇA DE VÔO DO MESMO.OBJETIVO:
8
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados OBJETIVO: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE AUTO-ROTAÇÃO COMPLETA, BUSCANDO A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SEGURANÇA DE VÔO DO MESMO. OBJETIVO:
9
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO
10
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO
11
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ORIGEM DO ESTUDO a.Histórico Condição de vôo: Nivelado à 1.000 ft AGL Sintomas: Perda de potência e de rotação Disparo do alarme sonoro de baixa N R Acendimento da luz PGTM Procedimentos: Entrada em A/R Pouso em A/R ACDT c/ H-50 da FAB
12
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ORIGEM DO ESTUDO b.Análise Falha na identificação da paneFalha na identificação da pane No momento do pouso, a V Z era maior que aquela com a qual o IN estava habituadoNo momento do pouso, a V Z era maior que aquela com a qual o IN estava habituado Conseqüências:Conseqüências: Toque brusco no solo Danos graves à aeronave Lesões graves a um dos ocupantes ACDT c/ H-50 da FAB
13
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ORIGEM DO ESTUDO c.Recomendações de Segurança...estudar a viabilidade, em termos de relação custo-benefício, de implementar modificações no treinamento de auto-rotação......estudar a viabilidade, em termos de relação custo-benefício, de implementar modificações no treinamento de auto-rotação......estudar a viabilidade, em termos de relação custo-benefício, de implementar o treinamento da emergência de baixa e alta vazão de combustível......estudar a viabilidade, em termos de relação custo-benefício, de implementar o treinamento da emergência de baixa e alta vazão de combustível... ACDT c/ H-50 da FAB
14
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO
15
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO Custo Benefício
16
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO
17
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO Custo Benefício Acidentes em Treinamento
18
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO
19
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados APRESENTAÇÃO DOS ACDT COMO REDUZIR CUSTO
20
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO APRESENTAÇÃO DOS ACDT Readaptação de IN. Prosseguimento da instrução com o IN a ser readaptado persistindo no erro. Pouso brusco e toque do R/P no profundor esquerdo.. Horas do IN no tipo: 80:00 h; e 60:00 h como 1P.. Horas do 1P no tipo: 15:35 h; e 03:35 como 1P.. Treinamento de A/R dentro da “Curva do Homem-morto” TRN A/R na DEP. Pouso corrido com a ANV penetrando na zona de parada, vindo a cair em uma depressão. Colisão do R/P com o cone de cauda.. Horas do 1P no tipo: 17:05 h; e 16:20 como 1P. Portanto:. Def Supervisão; e. Pouca experiência.. TRN sendo realizado em campo de futebol.. Horas do 1P no tipo: 16:05 h; e 02:15 h como 1P.
21
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO APRESENTAÇÃO DOS ACDT
22
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO APRESENTAÇÃO DOS ACDT Vôo de experiência para verificação do batente de passo mínimo. Na 2ª A/R, o 1P não conseguir conter o afundamento com um flare normal, acentuou-o e tocou a cauda no solo, perdendo o R/C.. Para o cheque de passo mínimo não é necessário o pouso em A/R.. A/R para o ponto e não para pouso corrido como previsto.. Suspender o TRN de A/R completa na área do COMAT até a conclusão de um estudo que avaliará a liberação ou não deste tipo de manobra.. Analisar o custo x benefício da implantação do TRN de falha do motor na decolagem.. Estudar a implementação de modificações no treinamento de A/R.. Estudar a implementação do treinamento de baixa e alta vazão de combustível.
23
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO a.Redução da manete na Curva do Homem-morto Acidente CONHECIMENTOTEÓRICO ANÁLISE DOS ACDT
24
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO b.3 Acdt por pouca experiência na aeronave Pilotos com menos de 20:00 h Pilotos com menos de 20:00 h 1 deles com 02:15 h!! 1 deles com 02:15 h!! IN com 80:00 h IN com 80:00 h –Mínimos de operacionalidade –Local de treinamento –Mínimos de operacionalidade –Local de treinamento ANÁLISE DOS ACDT
25
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO c.2 Acdt onde a meteorologia foi citada Vento de través Vento de través Vento de cauda Vento de cauda –Mínimos meteorológicos ANÁLISE DOS ACDT
26
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO d.Vôo de experiência (verificação funcional) Cheque de passo mínimo Cheque de passo mínimo Pouso desnecessário Pouso desnecessário –Ordem de instrução específica –Conhecimento Teórico (N R mínima) –Ordem de instrução específica –Conhecimento Teórico (N R mínima) ANÁLISE DOS ACDT
27
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO e.Deficiência na instrução Prosseguimento do treinamento mesmo com o aluno persistindo no mesmo tipo de erro Prosseguimento do treinamento mesmo com o aluno persistindo no mesmo tipo de erro Falta de vivência na instrução Falta de vivência na instrução –Condições físicas e/ou psicológicas do aluno ANÁLISE DOS ACDT
28
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO f.Pane real Falha do motor na decolagem Falha do motor na decolagem Baixa vazão de combustível (V Z maior que a conhecida) Baixa vazão de combustível (V Z maior que a conhecida) –Treinamento em todo o envelope da aeronave –Treinamento c/ arremetida não é representativo –Treinamento em todo o envelope da aeronave –Treinamento c/ arremetida não é representativo ANÁLISE DOS ACDT
29
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO AFASTAR OS DOMINÓS
30
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO AFASTAR OS DOMINÓS
31
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO AFASTAR OS DOMINÓS
32
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO R-1O TREINAMENTO PRÁTICO DE A/R COMPLETA DEVE SEMPRE SER PRECEDIDO DE INSTRUÇÃO TEÓRICA E APRONTO CONTENDO AS LIMITAÇÕES DA AERONAVE, O PERFIL DO VÔO E OS PARÂMETROS A SEREM RESPEITADOS EM SUA REALIZAÇÃO. R-2DEVEM SER DEFINIDOS PARÂMETROS MÍNIMOS DE OPERACIONALIDADE PARA A REALIZAÇÃO DO TREINAMENTO DE A/R COMPLETA. RECOMENDAÇÕES
33
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO RECOMENDAÇÕES
34
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO R-3DEVEM SER DEFINIDOS EM ORDEM DE INSTRUÇÃO O LOCAL E O PERFIL PARA O TREINAMENTO DE A/R COMPLETA. R-4DEVEM SER ESTABELECIDAS AS CONDIÇÕES MÍNIMAS, EM TERMOS DE METEOROLOGIA, PARA EXECUÇÃO DO TREINAMENTO. R-5O TREINAMENTO DE A/R COMPLETA DEVE SER REALIZADO SEGUNDO UMA ORDEM DE INSTRUÇÃO ESPECÍFICA. RECOMENDAÇÕES
35
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO RECOMENDAÇÕES
36
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO R-6O CHEQUE DE PASSO MÍNIMO DEVE SER REALIZADO ANTES DO PRIMEIRO EXERCÍCIO DE A/R COMPLETA. CASO A VERIFICAÇÃO APONTE PARA UM VALOR DE N R ABAIXO DO PREVISTO, O TREINAMENTO DEVERÁ SER ABORTADO. R-7O INSTRUTOR DEVE ABORTAR O TREINAMENTO DE A/R COMPLETA SE FOR VERIFICADO QUE O ALUNO NÃO SE ENCONTRA EM CONDIÇÕES, FÍSICAS OU PSICOLÓGICAS, DE ASSIMILAR A INSTRUÇÃO MINISTRADA. RECOMENDAÇÕES
37
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO RECOMENDAÇÕES
38
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO R-8O TREINAMENTO DE A/R COMPLETA DEVE ABRANGER TODA A FAIXA DE VELOCIDADE COMPREENDIDA DENTRO DO PERFIL DE DECOLAGEM. R-9O IFI DEVE CONCLUIR O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DO BMLS PERMITINDO SEU USO PELOS ESQUADRÕES DE OPERACIONAIS. RECOMENDAÇÕES
39
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados COMO REDUZIR CUSTO RECOMENDAÇÕES
40
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO ROTEIRO: 1.ORIGEM DO ESTUDO 2.ANÁLISE DE CUSTO x BENEFÍCIO 3.COMO REDUZIR CUSTO
41
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados OBJETIVO: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE AUTO-ROTAÇÃO COMPLETA, BUSCANDO A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SEGURANÇA DE VÔO DO MESMO.OBJETIVO:
42
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados OBJETIVO: IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS NA SUPERVISÃO E GERENCIAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE AUTO-ROTAÇÃO COMPLETA, BUSCANDO A ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SEGURANÇA DE VÔO DO MESMO. OBJETIVO:
43
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados CUSTO REDUZIDO
44
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados PARADOXO DA AUTO-ROTAÇÃO EPEP EPEP P N = P i + P P + P f + P m
45
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados PARADOXO DA AUTO-ROTAÇÃO Dados de Ensaios em Vôo
46
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados “Na Segurança de Vôo há um binômio inseparável : CONHECIMENTO - AÇÃO Dessa interação dependem os resultados efetivos.” IPA
47
Copyright © 2007 GEEV – Todos os direitos reservados PREVER, TESTAR, COMPARAR... Nilton Cícero Alves Ten Cel Av Cmt Esquadrão de Formação em Ensaios em Vôo GEEV / EFEV Fone: (12) 3947-4009 FAX: (12) 3947-4010 e-mail: cmt.efev@geev.cta.br e-mail: niltonca@geev.intraer PREVER, TESTAR, COMPARAR... Nilton Cícero Alves Ten Cel Av Cmt Esquadrão de Formação em Ensaios em Vôo GEEV / EFEV Fone: (12) 3947-4009 FAX: (12) 3947-4010 e-mail: cmt.efev@geev.cta.br e-mail: niltonca@geev.intraer
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.