A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BULLYING O preconceito a ser evitado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BULLYING O preconceito a ser evitado."— Transcrição da apresentação:

1 BULLYING O preconceito a ser evitado

2 O QUE É BULLYING? O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s),causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

3 ORIGEM DA PALAVRA De origem inglesa e sem tradução ainda para o português. Dicionário inglês: BULLY Indivíduo valentão, tirano, mandão e brigão. A expressão BULLYING corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ ou psicológica praticada por um BULLY (agressor).

4 FORMAS DE BULLYING

5 VERBAL Insultar Colocar apelidos ofensivos
Falar mal de outro pelas costas

6 FÍSICO E MATERIAL Bater Chutar Espancar Empurrar Ferir Beliscar
Roubar, furtar ou destruir os pertences da vítima Atirar objetos contra as vítimas FÍSICO E MATERIAL

7 PSICOLÓGICO E MORAL Irritar Humilhar e ridicularizar
Ignorar, desprezar ou fazer pouco caso Discriminar Aterrorizar e ameaçar Chantagear e intimidar Perseguir Difamar

8 SEXUAL Abusar Violentar Assediar Insinuar

9 VIRTUAL Aparelhos e equipamentos de comunicação (celular e internet) O CYBERBULLYING é uma forma mais agressiva, pois o alcance da internet é muito maior que no Bullying tradicional, e tem o agravante de o autor ter o anonimato preservado.

10 Quem são os envolvidos? Vítimas - são os alunos que só sofrem BULLYING; Vítimas/ agressores - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; Agressores - são os alunos que só praticam BULLYING; Espectadores - são os alunos que não sofrem nem praticam BULLYING, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.

11 PERFIL DOS ENVOLVIDOS

12 VÍTIMA Alunos que apresentam pouca habilidade social;
Geralmente são tímidos e reservados; Não conseguem reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigidos contra elas; Normalmente são mais frágeis fisicamente ou apresentam alguma “marca” que as destaca da maioria dos alunos.

13 VÍTIMA AGRESSORA Reproduz os maus tratos sofridos como forma de compensação, procurando outra vítima ainda mais frágil e vulnerável. Aciona o efeito cascata ou de círculo vicioso. Transforma o bullying em um problema de difícil controle e que ganha proporções de epidemia mundial de ameaça à saúde pública.

14 AGRESSOR Pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo.
Podem ser de ambos os sexos. Em geral, desde pequeno é um mal seguidor de regras Gosta de ser admirado e de colocar medo nos outros alunos Dificuldade de relacionamento Pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Frequentemente pertencem à famílias desestruturadas ou com pais extremamente permissivos. Precisam mais de ajuda que de punição.

15 ESPECTADOR São a grande maioria dos alunos, que convivem com a
violência e se calam, por medo de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, os alunos que veem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer. Tudo isso pode prejudicar de forma dramática o seu desenvolvimento escolar e social.

16 Vídeo 1 Vídeo 2

17 CONSEQUÊNCIAS PARA OS ENVOLVIDOS

18 AS VÍTIMAS PODEM ... Não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho .

19 OS ESPECTADORES PODEM ... Assumir um comportamento agressivo.
Se vendo afetadas por esse ambiente de tensão, tornarem-se inseguras e temerosas de que possam vir a se tornar as próximas vítimas. Assumir um comportamento agressivo. Desenvolver Transtornos Psiquiátricos como: Transtorno do Pânico, Fobia Escolar, Fobia Social, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, Anorexia e Bulimia, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Transtorno do Estresse Pós – Traumático.

20 OS AGRESSORES PODEM ... Levar para a vida adulta o mesmo comportamento antissocial: atitudes agressivas no seio familiar e no ambiente de trabalho. atitudes delinquentes ou criminosas.

21 PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS
Demonstrar falta de vontade de ir à escola. Sentir-se mal perto da hora de sair de casa. Pedir para trocar de escola. Revelar medo de ir ou voltar da escola. Chegar muitas vezes em casa com machucados inexplicáveis. Tornar-se uma pessoa fechada, arredia; Parecer angustiado, ansioso, deprimido;

22 PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS
Apresentar manifestações de baixa autoestima; Ter pesadelos frequentes; "Perder", repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro; Evitar falar sobre o que está acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes para tudo;

23 O QUE A ESCOLA PODE FAZER?
Escola tem que deixar clara a sua posição sobre o Bullying Promover debates, a fim de disseminar o assunto Estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema. Divulgar os dados das pesquisas. Incentivar os próprios alunos a criarem as regras de disciplina. Permitir que os alunos busquem soluções capazes de modificar o comportamento e o ambiente.

24 O QUE A ESCOLA PODE FAZER?
Se houver algum caso, os pais dos alunoss envolvidos deverão estar cientes. Interferir diretamente nos grupos, sempre que isso for necessário para quebrar a dinâmica de Bullying. Conversar com os alunos sobre as diferenças de cada um. Reflitir com eles sobre como deveria ser uma escola onde todos se sentissem felizes, seguros e respeitados. (Fonte “Diga Não ao Bullying”)

25 VIOLÊNCIA


Carregar ppt "BULLYING O preconceito a ser evitado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google