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TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)

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Apresentação em tema: "TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)

2 CARACTERÍSTICAS Prejuízos nas funções executivas (memória de trabalho, planejamento, auto-regulação da motivação e ação dirigida a objetivo definido). Prejuízo no comportamento inibitório e internalização da fala. Falta de controle e motivação intrínseca para completar tarefas. Prejudicada aderência comportamental.

3 ASPECTOS NEUROBIOLÓGICOS
Disfunção no córtex pré-frontal e suas conexões com a rede subcortical e com o córtex parietal.

4 CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS
O TDAH compõe duas dimensões de sintomas: desatenção e hiperatividade/impulsividade. Desatenção - 6 ou mais dos seguintes sintomas devem ocorrer: dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido. dificuldade de manter a concentração nas atividades.

5 não ouvir quando lhe falam diretamente.
ser desorganizado. distrair-se com facilidade por estímulos que não tem relação com o que está fazendo. não persistir nas tarefas que exigem esforço mental continuado. ser esquecido. dificuldade de seguir instruções/ terminar tarefas. perder as coisas necessárias para tarefas e atividades.

6 Hiperatividade/ impulsividade:
ser irriquieto com mãos e pés. não parar sentado. ser um foguete, a mil por hora. falar demais. ser barulhento para jogar e se divertir. ser inquieto, dificuldade em esperar a vez. saltar com as respostas antes que sejam feitas as perguntas. interromper ou se intrometer na conversa dos outros.

7 TIPOS DE TDAH: TDAH com predomínio de desatenção.
TDAH com predomínio de hiperatividade. TDAH do tipo combinado.

8 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- O diagnóstico é fundamentalmente clínico (criança, pais, professores). - Escalas (MTA SNAP-IV). - Avaliação neurológica. Testagem psicológica (WISC-III subtestes números e aritmética, Stroop, Wisconsin). Flexibilização quanto a idade de início e número de sintomas.

9 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Os sintomas não podem ser resultado de problemas na vida da criança, nem estarem associados a outros transtornos. Normalmente há uma história de sintomatologia desde a idade pré-escolar. - Os sintomas devem estar presentes com relativa freqüência.

10 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
- Persistência dos sintomas em vários locais e ao longo do tempo. - Prejuízo clinicamente significativo na vida da criança. - Entender o significado do sintoma.

11 CO-MORBIDADES 30 a 50% - Transtorno de Conduta e Transtorno Desafiador de Oposição. 25% - Transtornos de Ansiedade. 15 a 20% - Depressão. Dependência de drogas na adolescência.

12 ETIOLOGIA PREVALÊNCIA
Vulnerabilidade genética + problemas ambientais. PREVALÊNCIA No mundo: 3,5 a 3,9%. No Brasil (POA): 5,8%.


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