A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas"— Transcrição da apresentação:

1 Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas da 3ª Região Escolar do Rio Grande do Sul Projeto desenvolvido pela formadora Ana Virginia Brentano do NTE- Estrela em parceria com as professoras Marilene Magri e Vyvian Ceres Kontz do Instituto de Educação Estrela da Manhã

2 COMUNIDADE E SUAS MARCAS – SOCIALIZAÇÃO DIGITAL
NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Projeto COMUNIDADE E SUAS MARCAS – SOCIALIZAÇÃO DIGITAL

3 Disciplinas envolvidas: Geografia - Professora Marilene Magri
NTE- Estrela 3ª CRE Rio Grande do Sul Disciplinas envolvidas: Geografia - Professora Marilene Magri Sociologia da Educação – Professora Vyvian Ceres Kontz SÉRIE: 1º ano do Ensino Médio – Curso Normal TURMAS: 11A, 11B, 11C ESCOLA: Instituto de Educação Estrela da Manhã TEMPO DE DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 1 semestre

4 CONTEXTUALIZAÇÃO: Este trabalho está inserido no contexto de uma investigação, caracterizada como e ação. Está sendo realizada com alunos do 1º ano do Curso Normal pesquisa do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, nas disciplina de Geografia e Sociologia da Educação. Os alunos demonstraram ter um conhecimento superficial sobre os locais onde moram. Considerando que estes alunos, na sua maioria, vêm de diferentes municípios da região do Vale do Taquari, propôs-se uma investigação dos aspectos histórico-culturais, geográficos, econômicos e políticos de cada um dos municípios de origem dos alunos das turmas.

5 A inserção das TIC na educação é uma realidade da qual os profissionais da área necessitam familiarizar-se e aderir à sua prática pedagógica. O blog ainda é uma novidade como recurso de aprendizagem, mas a sua linguagem é bem conhecida dos adolescentes que o utilizam para publicar suas páginas pessoais na Internet. Aproveitar este conhecimento de nossos jovens no contexto escolar foi a maneira escolhida de divulgar este projeto permitindo a interatividade e a troca de experiências enriquecendo e facilitando a reestruturação de antigos e a construção de novos conhecimentos.

6 CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS:
Orientação; Localização; Construção de mapas; Extensão geográfica, mudanças na organização espacial; Espaço geográfico x espaço natural; Conceitos: morro, vale, planalto, planície, depressão e outros;

7 Setores da economia; Histórico do município; Pontos turísticos; Construção e manutenção do blog; Grupos sociais e a escola; Utilização de recursos tecnológicos.

8 RECURSOS E TIC UTILIZADOS:
TV, Vídeo e filmadora; Computador, multimídia, scanner e Internet – Laboratório de Informática; Materiais bibliográficos; Secretarias Municipais/ EMATER; Pendrive, CD e DVD – músicas e filmes; Data Show. Máquina digital; Softwares;

9 OBJETIVOS: Instigar o educando para a observação de espaço geográfico de sua cidade; Despertar a atenção para a “leitura” da paisagem do lugar onde mora como ponto de partida para interpretação da relação sociedade-espaço geográfico; Ampliar o domínio da leitura e interpretação cartográfica, como instrumento de localização e orientação;

10 Coletar dados para responder as questões propostas;
Elaborar um texto, considerando as informações coletadas; Ampliar os conhecimentos, através do uso da multimídia no desenvolvimento do projeto; Pesquisar e identificar os diferentes grupos sociais existentes na comunidade, seus objetivos e formas de atuação;

11 Inserir o uso das TIC na prática docente para visualizar as etapas no processo ensino e aprendizagem; Divulgar os conhecimentos adquiridos para socializar experiências e informações; Sensibilizar e estimular o uso pedagógico do blog, e da internet; Divulgação universal do projeto elaborado pela turma em parceria com as professoras.

12 METODOLOGIA: Construção de roteiro para pesquisa; Pesquisa de campo; Pesquisa teórica; Filmagem e fotografia; Participação em atividades festivas e culturais; Socialização entre os participantes e na comunidade pesquisada; Redação do texto; Exposição dos trabalhos; Trilha ecológica e acampamento; Encontros no Laboratório do NTE para orientações, construção e manutenção dos blogs; Monitoramento e pesquisas. Acompanhamento do Projeto;

13 POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE: PROJETO DA COMUNIDADE + RECURSOS DAS TIC + CONTEÚDOS CURRICULARES:
Construção e manutenção dos Blogs através de postagens do material coletado; Apresentação e socialização dos conhecimentos adquiridos durante o processo para a comunidade escolar; Parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município em que se realizará a culminância, visando os preparativos e acolhida do grupo visitante; Culminância através de uma trilha ecológica e acampamento em uma das comunidades pesquisadas no dia 19 de dezembro.

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HERNANDEZ, Fernando Ventura Montserat. A Organização do Currículo por Projetos de trabalhos. Traduzido por Jussara Haubert Rodrigues. 5 ed. POA: Artes Médicas, 1998. GANDIN, Adriana Beatriz Franke Silveira. A Organização de Projetos na Escola: Um sonho possível! Ed. Loyola. São Paulo, 2005.

15 Anexos

16

17

18

19

20

21

22 Nossos endereços dos blogs:

23 Anexos

24

25

26

27

28

29


Carregar ppt "Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google