A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural -"— Transcrição da apresentação:

1

2 Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC Universidade de São Paulo - USP http://www.cdcc.sc.usp.br/cda Endereço: Av. Trabalhador São-Carlense, n.400 Tel: 0-xx-16-273-9191 (Observatório) Tel: 0-xx-16-273-9772 (CDCC) e-mail: cda@cdcc.sc.usp.br Localização: Latitude: 22° 00' 39,5"S Longitude: 47° 53' 47,5"W Crédito do logo: Setor de Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva.

3

4 O Que é a Sessão Astronomia? As Sessões Astronomia são palestras proferidas por monitores do Setor de Astronomia todos os sábados às 21h00. Iniciadas em 1992, foram criadas com o objetivo de falar sobre Astronomia ao nosso público em uma linguagem simples e acessível a todas as faixas etárias. Estas palestras se tornaram uma opção de diversão e informação para a comunidade local e também para visitantes de nossa cidade. Os temas abordados são os mais variados possíveis. O material multimidia contido aqui consiste numa opção áudiovisual complementar que o proferssor do Sistema de Ensino pode utilizar como auxílio a suas aulas. O conteúdo das Sessões Astronomia podem ser Acessos no seguinte endereço: http://educar.sc.usp.br/ciencias/astro/cda/sessao-astronomia/ Crédito do logo: Sessão Astronomia, CDCC-USP/SC, criado por Andre Fonseca da Silva

5 Por Ivan S.P. Marin Os primeiros passos do Homem no Espaço

6 Os Primórdios da Era Espacial Título : Os Primórdios da Era Espacial Autor :Ivan S. P. Marin Data da Apresentação: 05/julho/2003. Apresentador : Ivan S. P. Marin Resumo/ABSTRACT: Os Primeiros Passos do Homem no Espaço:as dificuldades, as lutas e as vitórias das Missões Mercury e Gemini. Crédito da Imagem: boa pergunta! Provavelmente da jsc da nasa. Precisa olhar nos códigos da imagem e procurar na base de dados.

7 Júlio Verne: Da Terra à Lua

8 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:O sonho de voar para os objetos próximos: No livro Da Terra à Luade 1865, Júlio Verne usa a ciência conhecida para a época para levar o homem até o corpo mais próximo da Terra: a lua. O canhão de lançamento se provou mais tarde inviável para o lançamento do homem para o espaço,apesar de ter sido considerado uma alternativa viável e levado a desenvolvimentos de armas mais tarde. tarok31.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

9 Konstantin Tsiolkovsky Os Pioneiros

10 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Rápida biografia de Konstantin Tsiolkovsky: Nasceu em 1857, na Rússia. Com problemas de audição de nascença, foi impedido de frequentar a escola quando novo, e todo o seu conhecimento foi autodidata. Teve contribuições nos campos de engenharia aeronáutica, aerodinâmica, química e outros ramos da ciência. Também foi um prolífico escritor de ficção científica. Viveu praticamente a vida inteira com os rendimentos de professor. Tsiobig.jpg. Disponível em: Acesso em: 07. jul.. 2003.

11 Os Pioneiros

12 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Modelo de foguete feito por Konstantin Tsiolkovsky, um pioneiro russo que calculou (sem calculadoras ou coisas do tipo!) uma maneira de lançar o homem ao espaço usando foguetes. O modelo em questão foi publicado em um paper em 1903, com a descrição sendo feita da seguinte forma: A)Câmara de oxigênio líquido(comburente) B)Câmara de hidrogênio ou hidrocarboneto líquido(combustível) C)Câmara da tripulação D)Câmara de Combustão E)Exaustor F)Aletas Guia. Nota-se que o modelo se assemelha com os atuais projetos de foguetes.. Disponível em:. Acesso em: 04. jul.. 2003.

13 Os Pioneiros Robert Goddard

14 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Outro cientista importante no início da era espacial foi Robert Goddard, norte-americano que propôs modelos de foguetes e fetivamente testou alguns, com sucesso. Professor, tinha medo de que outros cientistas pudessem espionar suas idéias e copiá-las. Fez todo o seu projeto e o primeiro foguete de combustível líquido funcional praticamente sozinho. Registrou 214 patentes relacionadas com foguetes de combustível líquido durante sua vida. Passou o resto da vida aperfeiçoando o foguete de combustível líquido, e foi o primeiro a idealizar o retorno de carga via paraquedas,além de ter aperfeiçoado válvulas para controle de combustível. Goddard.jpg. Disponível em:. Acesso em: 25 jul. 2003.

15 Wernher von Braun - A-4 e V-2

16 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Werher von Braun foi o maior cientista e engenheiro desta época, na Alemanha. Começou como contratado na VfC, a organização criada por Oberth, e continuou tentando a construir foguetes. Entre as duas Grandes Guerras, o exército Alemão forneceu um pequeno orçamento para von Braun criar um foguete a combustível líquido. O teste do foguete falhou, mas o general responsável gostou de von Braun e o contratou como engenheiro civil no exército. Sua pesquisa continuou com um time de engenheiros, até desenvolverem o primeiro foguete a sair realmente da Terra, o modelo A-4, a pedido do exército, logo após ter sucesso com os modelos A-1 e A-2, feitos em 1934. Em 1943, von Braun se encontra com Hitler em plena Segunda Guerra, e Hitler pretende usar o A-4 como míssil balístico, contra a Inglaterra. O nomeia como V-2, de vingaça em alemão. O primeiro V-2 voou no dia 7 de setembro de 1944. A4_v2_transp.jpg.. Acesso em: 26 jul. 2003.

17 A briga política: EUA vs URSS (Rússia) Primeiro, os sobreviventes Depois, a tecnologia No fim, a Corrida Espacial

18 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Cientistas alemães que trabalhavam com von Braun acabaram escolhendo se render para os Americanos, tendo o medo de cair nas mãos dos russos e franceses. Todos foram transferidos para os Estados Unidos. Enquanto isso, os Russos invadiam a Alemanha pela fronteira Oeste atrás exatamente do programa V- 2 de von Braun. Quando chegaram, encontraram apenas restos do que tinha sido o local de desenvolvimento do V-2. Entretanto, também conseguiram reunir parte da tecnologia do V-2. O Exército Norte-Americano usou o conhecimento de von Braun e seus engenheiros para erguer o Projeto Espacial Norte-Americano, lançando vários foguetes trazidos da Alemanha e alguns modificados lá mesmo. O Exército N.A estava muito interessado na tecnologia desenvolvida por ser de extrema utilidade em combate, principalmente com a nova ameaça da URSS. O Projeto para lançadores foguete continuou, sendo criada a série RedStone. Entretanto, os EUA estavam bem atrás dos russos no desenvolvimento de foguetes. O grande motivo foi a bomba atômica. Os EUA tinham bombardeiros que poderiam lançar suas bombas na URSS. Os Soviéticos, não; preferiram desenvolver mísseis de longo alcance, o que catapultou o desenvolvimento espacial.

19 Conteúdodo Diapositivo Visual Continuação:A junção da tecnologia alemã do V-2, a pressão estratégica da bomba atômica e o radar, desenvolvido durante a guerra pelos britânicos levaram a um grande salto na tecnologia necessária para o lançamento do homem ao espaço. Os computadores seriam peça chave para o prosseguimento, mas aind era muito primitivo em 1950. A necessidade militar também pressionou o desenvolvimento espacial, em virtude das possibilidades estratégicas de satélites e foguetes. surrender1.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003. Nuke-bomb1.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

20 O Sputnik - 4 Out 1957 Companheiro de Viagem

21 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Sputnik, o primeiro artefato humano a ir para o espaço, em foto colocada em um Museu na Rússia. Enquanto os EUA continuavam com o seu projeto de ICBM(Intercontinental Balistic Missile), a URSS prosseguia com seus estágios mais avançados de ICBM. Com a morte de Stálin, os cientistas que viviam isolados em kashagas, ganharam sua liberdade, e novas pesquisas não só voltadas para assuntos militares puderam prosseguir. O sonho de lançar um objeto feito pelo homem ao espaço estava próximo. Tendo já a tecnologia, Korolev prosseguiu com o desenvolvimento tanto do lançador como o do satélite. Chegaram a uma estrutura esférica, de 585mm de diâmetro, 460Kg e dois transmissores, na faixa de 20 e 40 GHz. Foi lançado de Tyuratam, Sibéria, de um lançador R- 7.O Sputnik ficou em órbita até 4 de Janeiro do ano seguinte; demorava 92 minutos em cara órbita.

22 Conteúdodo Diapositivo Visual sputnik.jpg. Disponível em:. Acesso em: 02 jul. 2003. sputnik1.wav, sputnik1b.wav. Disponível em:. Acesso em: 05 jul. 2003.

23 Sputnik 2 - Laika - 3 Nov 1957

24 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Enquanto os EUA ainda tentavam se recuperar do lançamento do Sputnik 1, e preparavam seu projeto Vanguard, os russos surpreenderam e lançaram a Sputnik 2, com o primeiro ser vivo a ser lançado ao espaço, a cadela Laika. O experimento foi importantíssimo para verificar as condições no espaço para seres vivos. Mesmo depois da morte de Laika, a espaçonave continuou enviando dados importantes para os cientistas em terra. Não se sabe corretamente o que aconteceu com Laika; algumas fontes dizem que ela viveu durante 6 dias e foi morta por gás; outros dizem que foi posta para dormir após dez dias de missão, e morreu de falta de oxigênio. O que mais importa é o feito do lançamento. Laika.jpg. Disponível em:. Acesso em: 02 jul. 2003.

25 A resposta Americana-Vanguard 31 Jan 1958

26 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:O lançamento do primeiro satélite artificial pelos EUA teve como resultado a destruição completa do veículo lançador, Vanguard 1, com a destruição do satélite Explorer 1, e a falha total da missão, sendo observada por repórteres do mundo inteiro. Em segredo, von Braun trabalhava logo após o lançamento do Sputnik 1 em um lançador e um satélite para o Exército. Com a falha do primeiro, o Pres. Eisenhower prontamente ordenou o lançamento do foguede de von Braun, denominado Jupiter-C. O sucesso da missão colocou novamente os EUA de volta na corrida espacial. O satélite Explorer-I ajudou na descoberta do Cinturão de Radiação de Van Allen. Exlaunch.gif. Disponível em:. Acesso em: 02 jul. 2003.

27 Fundação da NASA

28 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: A NASA (National Aeronautics and Space Administration) foi fundada em cima da NACA, uma organização pré-existente, sendo completamente civil. Tem o objetivo de pacificamente explorar o espaço e desenvolver novas tecnologias. A NASA tem um papel crucial no desenvolvimento posterior do homem no espaço. Logo após a fundação da NASA, o projeto Mercury foi aprovado. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

29 Yuri Gagarin - Missões Vostok - 12 Abr. 1961

30 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Korolev continuou em seu projeto, com a obssessão de atingir a lua. Lançou a série Luna1, 2 e 3, que chegaram na Lua e tiraram várias fotos. Entretanto, o esforço principal era mandar o homem para o Espaço, primeiramente. A Academia Soviética de Ciências apoiou o esforço, e a seleção para Cosmonauta começou. Yuri Gagarin foi selecionado entre muitos para fazer parte do time da missão Vostok. Teve uma biografia conturbada pela guerra, era piloto de caça antes de se voluntariar para o Programa Espacial Russo. O Vôo da Vostok 1, com Gagarin, demorou 108 minutos. A primeira frase dita foi eu vejo a terra. É tão bonita!. gagarin.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

31 Yuri Gagarin - Missões Vostok - 12 Abr 1960

32 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Foto da Espaçonave Vostok 1, que levou Gagarin ao espaço. Note como é pequena!! gararinship.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

33 Projeto Mercury

34 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Finalmente, o projeto Mercury conseguia sair do papel e ir literalmente para o espaço. Apesar da falha da MR-1, os macacos foram lançados perfeitamente e retornaram em segurança, antes do lançamento dos astronautas propriamente ditos. front.jpg. Project Mercury - A Chronology. List of Illustrations. Disponível em:. Acesso em : 07. Jul. 2003.

35 Projeto Mercury - Ham

36 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Antes dos astronautas serem lançados nas cápsulas Mercury, Chimpanzés foram enviados para testar os sistemas da espaçonave, e verificar se tudo estava pronto para o primeiro norte-americano ir para o espaço. Detalhe da Mercury 5, e do chimpanzé Ham. O chimpanzé está dentro de uma espécie de jaula, onde estavam seus biosensores, e para impedir que tocasse nos controles da nave. 10073428.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

37 Projeto Mercury - Os Astronautas

38 Astronautas do Projeto Mercury Comentário: Astronautas do projeto Mercury fotografados ao redor de uma mesa admirando o modelo do foguete Atlas. Estnado em pé da esquerda para a direita Alan B. Shepard, Jr., Walter M. Schirra, Jr., and John H. Glenn, Jr.; e sentados da esquerda para a direita estão Virgil I. Grissom, M. Scott Carpenter, Donald Slayton, and L. Gordon Cooper, Jr. Abaixo da foto a assinatura de cada Astronauta. 10073465.jpg. NASA Photo ID S62-02704. Disponível em:. Acesso em: 07. Jul. 2003.

39 Projeto Mercury - O Veículo 1,9 m!

40 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Detalhe do habitáculo da Mercury 7, Liberty Bell. Novamente notem o pequeno espaço para o tripulante, que quase não podia se mover dentro da nave. Mercury7.jpg, Disponível em:. Acesso em: 18 Jun 2003.

41 Projeto Mercury - Diagrama

42 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Diagrama do projeto original da cápsula Mercury. Note as marcas confidential nas bordas superiores e inferiores do canto direito, e o desenho para o cockpit do piloto, com o espaço exíguo. Note também a ausência de qualquer módulo propulsor, existindo apenas os módulos de controle. mercury1.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

43 Projeto Mercury - Primeiro Vôo 5 Mai 1961 Alan Sheppard

44 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Alan Sheppard Jr, o primeiro norte americano a fazer um vôo sub orbital na cápsula Freedom-7, impulsionado por um foguete (projetado por von Braun) RedStone. O vôo durou 15 minutos. 10073486.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

45 Projeto Mercury - Terceiro Vôo Jonh Glenn - o quase acidente

46 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:O terceiro norte-americano a ir para o espaço foi John Glenn. A missão teve duração de 4 horas. Perto do momento de reentrada, os sistemas em Terra detectaram que o escudo contra o calor, usado na reentrada, estava se soltando da espaçonave. Jonh, após receber o aviso, tentou disparar os retrofoguetes para tentar manter o escudo fixo na nave. Durante a fase final, Glenn viu vários pedaços de metal se desprendendo da nave, em uma bola de fogo. Entretanto, Glenn consegui reentrar perfeitamente, constatando um erro na telemetria de Terra. Heatshield.jpg. Disponível em: Acesso em: 04 jul. 2003.

47 Comparação - Titan e RedStone

48 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: uma figura de comparação de tamanhos entre os lançadores do Projeto Mercury e do Projeto Gemini, Redstone e Titan. Note a diferença de tamanhos entre os dois lançadores. Os modelos estão em escala. a1.jpg. Disponível em:. Acesso em: 01 jul. 2003.

49 Projeto Mercury - Redstone

50 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Lançamento do foguete RedStone, da Mercury Redstone 1, nave não tripulada. 10073512.jpg. Disponível em :. Acesso em: 01. jul. 2003.

51 O Discurso de Kennedy 25 Mai 1961 Projeto Apollo

52 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: O Discurso do Pres. Kennedy ao Congresso, em 25 de Maio de 1961, elevou os sonhos dos Norte-Americanos até a Lua. No discurso, Kennedy coloca o desafio do homem chegar na lua antes do final da década. O Discurso era uma consequencia do sucesso do Projeto Mercury,e também como uma resposta à corrida contra a União Soviética pelo domínio do espaço. Kennedy.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

53 Missão VOSKHOD

54 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: As missões Voskhod (Amanhecer) foram as primeiras cápsulas a orbitarem a Terra com mais de um tripulante. Foram adaptadas das cápsulas Vostok, para três passageiros, com mais modificações para uma permanência maior no espaço, além de um túnel especial para a caminhada no espaço. Novamente, a missão Voskhod 1 foi a primeira a levar mais de um homem para o espaço, e a missão Voskhod 2 foi a primeira missão que permitiu ao homem sair para o espaço, for a da nave, apesar do astronauta em questão, Leonov, quase ter morrido (seu traje inchou mais do que o previsto em Terra), o cosmonauta conseguiu entrar na nave. Uma falha no retrofoguete de reentrada os levou a mais de 3000km do local pretendido de pouso, e passaram uma noite a mercê de lobos… foram resgatados na manhã seguinte. voskhod.jpg. Disponível em:. Acesso em: 22. jun. 2003.

55 Projeto Gemini Os sete objetivos da Gemini: 1. Lançar dois homens em órbita. 2. Ser manobrável pelos astronautas e mudar sua órbita. 3. Possibilitar a caminhada espacial 4. Ser capaz de realizar um trabalho no espaço, como consertar a cápsula. 5. Os astronautas devem ser capazes de atracar com uma outra nave no espaço. 6. Provar que é possível permanecer grandes períodos no espaço 7. Ser capaz de localizar muito bem o ponto de reentrada.

56 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: O projeto Gemini foi o precursor para o projeto Apollo. Foi criado para desenvolver a tecnologia e o conhecimento necessário para mandar o homem até a lua, que ainda não existia. Os criadores da missão fixaram sete objetos vitais para uma missão lunar completa, descritos na transparência, para que a missão Apollo fosse possível. Um processo de seleção ainda maior que o do Projeto Mercury foi feita, incluindo Neil Armstrong. 10074244.jpg. NASA Photo ID: S65-63220. Disponível em:. Acesso em: 07 jul. 2003.

57 Gemini 8

58 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:Decomposição da Gemini com a sua revolucionária estrutura modular, que possibilitou um grande avanço na confiabilidade dos Vôos espaciais. Gemini.jpg. Disponível em:. Acesso em: 05 jul. 2003.

59 Primeira Caminhada Espacial - Gemini IV 3 Jun 1965

60 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: A primeira caminhada espacial do Projeto Gemini foi feita em3 de Junho de 1965, pelo astronauta Edward H. White,II. Durou 36 minutos, e consagrou o que as missões Voskhod não tinham conseguido, permanecer no espaço livre por tempo considerável. A missão Gemini IV permaneceu quatro dias em órbita, estabelecendo o recorde de então. Firstspacewalk.jpg. Disponível em:. Acesso em: 02 jul. 2003.

61 Projeto Gemini - Video Primeira Caminhada Espacial

62 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Vídeo filmado no exterior da Gemini IV, na caminhada espacial de Edward White. v10.mpeg. Disponível em:, link gemini IV Spacewalk video, Acesso em: 04 jul. 2003.

63 Gemini 3 - Interior Young

64 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Thomas Young fazendo as últimas checagens antes da decolagem da Gemini 3. Note o pequeno espaço para o astronauta, e as aletas nas laterais. 10073885.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

65 Reentrada - Gemini

66 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Montagem feita em computador da reentrada de uma cápsula Gemini. O escudo de calor, na parte inferior da nave, servia para frear a cápsula e não permitir a combustão da cápsula inteira e a consequente morte dos tripulantes a bordo… A tecnologia do escudo ablativo (que queimava controladamente o material com o que era composto para liberar calor) era semelhante a das cápsulas Mercury. John Glenn, na reentrada da Freedom 7, teve problemas com o seu escudo. gem_reenter.jpg. Disponível em:. Acesso em: 05 jul 2003.

67 Resumo das Missões do Projeto Mercury Mercury Redstone 3 - Freedom 7- 5 Mai 1961 - Alan Shepard - primeiro vôo Mercury Redstone 4 - Liberty Bell 7 - 21 jul. 1961 - Virgil Grissom - nave afundou Mercury Atlas 6 - Friendship 7 - 20 Fev 1962 - Jonh Glenn - reentrada complicada Mercury Atlas 7 - Aurora 7 - 24 Mai 1962 - M. Scott Carpenter Mercury Atlas 8 - Sigma 7 - 03 Out - 1962 - Walther Schirra Mercury Atlas 9 - Faith 7 - 15-16 Mai 1963 - Gordon Cooper - mais de um dia no espaço Resumo das Missões do Projeto Gemini Gemini 3 - Molly Brown - 23 Mar 1965- Virgil Grissom, Jonh Young - Três órbitas completas Gemini 4 - 03-07 Jun 1962 - James McDivvit, Edward White - Primeira caminhada espacial Gemini 5 - 21-29 Aug 1962 - Gordon Cooper, Charles Conrad Gemini 7 - 04-18 December 1965- Frank Borman, James Lovell - 8 dias no espaço Gemini 8 - 16 Mar 1966 - Neil Armstrong, David Scott - mau funcionamento quase acaba mal Gemini 8 A - 03-06 Jun 1966 - Thomas Stafford, Eugene Cernan-docking completo com Agena Gemini 10 - 18-12 jul. 1966 - Jonh Young, Michael Collins - docking completo Gemini 11 - 12-15 Set 1966 - Charles Conrad, Richard Gordon - recorde de altitude. - gravidade Gemini 12 - 11-15 Nov 1966 - James Lovell, Edwin Aldrin - Eva por 5 horas!

68 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário:apenas um sumário para melhor localizar todas as missões da série Mercury e Gemini.

69 O Futuro… Projeto Apollo

70 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: o projeto espacial Norte-Americano tinha um propósito no início: ganhar a corrida contra os russos. Na guerra fria, até este trunfo de publicidade seria importantíssimo, como também o desenvolvimento tecnológico que viria junto. As missões Mercury foram as precursoras; o Projeto Gemini tinha o objetivo bem definido de construir a tecnologia necessária para mandar o homem para a lua, superando as dificuldades técnicas. O Projeto Apollo foi a consequência de todos estes esforços. Entretanto, fica para outra... footprint.jpg. Disponível em:. Acesso em: 04 jul. 2003.

71 Comparação - Mercury, Gemini e Apollo

72 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Comparação artística das três missões iniciais do programa espacial norte-americano. A diferença de tamanho é gritante, e os formatos são dependentes da função que cada nave desempenhou. 10073402.jpg. NASA image: S64-22331. Disponível em:. Acesso em 07. Jul.2003

73 Fim da Apresentação

74 Extra - Atracagem Agena

75 Conteúdodo Diapositivo Visual Comentário: Foto tirada de uma caminhada espacial da Gemini 8. Vemos o foguete Agena, lançado previamente, atracado com a Gemini. 10074508.jpg. Disponível em:. Acesso em: 05 jul. 2003.

76 Resumo Final e outras complementações RESUMO: Vimos nesta apresentação acompanhamos a evolução das tecnologias que propiciaram a ida do homem para o espaço. As missões Vostok, Mercury, Voskhod e Gemini foram as primeiras, com seus pioneiros astronautas e cosmonautas. Vimos também que a guerra, tanto quente quanto fria impulsionou o desenvolvimento das tecnologias, desde o início, com os canhões, até a viagem a lua com as Missões Apollo. O papel dos astronautas e cosmonautas foi de verdadeiros heróis, arriscando a vida por um sonho.

77 Créditos das imagens: Somente as Fontes: …………...

78 v10.mpg - http://www.jsc.nasa.gov/history/gemini.htm>, link gemini IV Spacewalk video, Acesso em: 04 jul. 2003. Créditos das animações: sputnik1.wav, sputnik1b.wav. Disponível em:. Acesso em: 05 jul. 2003.

79 INTERNET SPACE EXPLORATION FROM TALISMAN OF THE PAST TO GATEWAY FOR THE FUTURE Jonh F. Graham http://www.space.edu/projects/book/index.html JSC NASA Center Dados Técnicos http://users.commkey.net/Braeunig/space/specs/gemini.htm


Carregar ppt "Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google