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USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009

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Apresentação em tema: "USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009"— Transcrição da apresentação:

1 USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009
Alunos: Andrea, Fábio, Fernanda e Talita

2 Localização A USF Jardim Peabiru localiza-se na Rua Afonso Fernandes Martins, s/n (próximo ao Educandário Joana DÁngelis) e é responsável por uma área de habitantes (2000).

3 Características geográficas
Presença de habitações simples, em sua maioria de alvenaria Ruas asfaltadas Presença de saneamento básico Presença de transporte público (linhas de ônibus) Alguns terrenos baldios abandonados

4 Fotos do bairro

5 Características demográficas

6 História Ano de criação da UBS: Mudança de sede:
Maio/06: transição UBS-USF

7 Equipe Jardim Peabiru

8 Quadro de funcionários
A USF Jd. Peabiru conta com 2 equipes, tendo cada uma delas: 1 médico (a); 1 enfermeira; 3 auxiliares de enfermagem; 1 dentista; 1 auxiliar odontológico; 1 auxiliar administrativo; 1 auxiliar de serviços gerais; 7 agentes comunitárias;

9 Detalhando as funções Médicos (formação)
Dra. Romana = formada na UFRJ, especialização em pediatra; Dr. Paulo = formado pela FMB, clínico geral pela UFPR e infectologista pela FMB. Trabalham no atendimento de consultas de rotina, domiciliares, extras, assessorando o trabalho de pré-natal feito pelas enfermeiras

10 Funções Agentes comunitárias Todas mulheres
Cada agente é responsável por cerca de 150 famílias e 650 pessoas. Realizam visitas para observação de adesão ao tratamento proposto; entrega de pedidos de exames, exames, mudança de datas de consultas, medicamentos, dentro outros.

11 Funções Dentistas Realizam consultas odontológicas de rotina, urgências, emergências; desenvolvem trabalhos de prevenção junto a crianças e adultos.

12 Funções Enfermeiras Realizam consultas de enfermagem, prevenção do câncer ginecológico, organizam o atendimento e supervisionam o trabalho das auxiliares de enfermagem.

13 Funções Auxiliares de enfermagem
Rodiziam-se entre a farmácia, sala de vacinas, aferição de P.A. e HGT, administração de medicamentos, coleta de exames. Durante o nosso estágio houve defasagem no quadro (licença maternidade, afastamento por motivos de saúde) – sobrecarga de trabalho

14 Aspectos do trabalho em equipe
Vivência da dificuldade do trabalho em equipe Boa relação interpessoal da equipe Funções bem divididas

15 Atendimento

16 Entrada na USF CONSULTAS EXTRAS CONSULTAS AGENDADAS

17 O caminho do paciente na USF
Consultas Extras

18 Entrada da USF

19 Recepção e Arquivo Anotação dos procedimentos e consultas realizadas
Colocação de numeração nos prontuários Anotação dos procedimentos e consultas realizadas Posso pegar um extra?

20 Acolhimento

21 Acolhimento Realizado por auxiliares de enfermagem
Horário: 7:30h-8:30h, mas há flexibilidade Geralmente é em ordem de chegada Por dia: extras/dia

22 Acolhimento Pontos positivos Aferição de PA e peso;
“História inicial” do paciente; Vínculo com os pacientes Encaminhamento a consultas de rotina s/n

23 Acolhimento Pontos negativos Falta de autonomia das profissionais
A grande maioria dos casos são encaminhados à consulta médica – sobrecarga Algumas vezes a “história inicial” é equivocada

24 Sala de Espera Confortável Possui bebedouro
2 banheiros (1 masculino e 1 feminino) Local de informação em saúde (cartazes, murais, etc)

25 Consultórios Possuem mesa e cadeira para médico
2 cadeiras para paciente e acompanhante Maca Armário

26 Principais queixas Dor, queixas respiratórias em crianças e adultos, doenças relacionadas ao trabalho; “Atestadite”.

27 Extras - principais problemas
Sobrecarga da equipe médica Não educação da população para a prevenção “Burlar” a fila de consultas Prejuízo para com a qualidade de consultas agendadas

28 Farmácia

29 Farmácia Horário de atendimento: 9-11h e 14-16h
Responsável pela pós-consulta Atendimento por auxiliar de enfermagem Recebimento de medicações e orientações sobre o tratamento Marcação de consultas de rotina, PCG, puericultura

30 Farmácia Aspectos negativos Não há privacidade na pós-consulta
Espaço físico limitado Sistema de informática lento e de difícil manejo Falta de medicação (Ex: Cinarizina)

31 Sala de Inalação

32 Sala de curativos

33 Caminho do paciente na USF
Consultas agendadas

34 Caminho do paciente agendado
Recepção e arquivo; Sala de Espera; Consultório; Farmácia; Sala de inalação, de medicação (s/n).

35 Detalhamento do atendimento
Cada médico: 14 consultas agendadas por dia, de 30 em 30 minutos Cada enfermeira: 10 consultas agendadas por dia Geralmente os retornos são intercalados médicos/enfermeiras Atendimentos programados: pré-natal, puericultura

36 Diagnósticos principais
HAS DM DLP Lombalgia Anemia

37 Referência Alta resolutividade (?) , sendo necessários poucos encaminhamentos Especialidades de principal encaminhamento: Ortopedia, Dermatologia, Oftalmologia Serviços de Saúde: Unesp, Sorocabano e ARE.

38 Contra-Referência Muito pouca efetividade
Especialidades que mais respeitam (segundo depoimento dos médicos): Endocrinologia, Reumatologia, Infectologia

39 Outras dependências

40 Consultório odontológico

41 Sala de medida de PA, HGT e administração de medicamentos

42 Sala de Vacinação As vacinas são ministradas diariamente
Há doses previamente agendadas É realizada a busca ativa para pacientes faltosos

43 Sala de esterilização de materiais

44 Cozinha

45 Visitas domiciliares

46 Sala das Agentes Comunitárias

47 Visualização de uma nova realidade

48 Já estou indo realizar o exame físico!!!

49 Visitas domiciliares Realizadas por agentes comunitárias de saúde, com ou sem acompanhamento de enfermeira ou médico Bom vínculo das ACS com a população Aspectos negativos: Baixa resolubilidade de algumas visitas Mau preparo das profissionais Espaço físico inadequado em algumas vezes

50 Característica das famílias

51 Diabetes Mellitus 252 pessoas: 2 crianças 116 adultos
132 idosos (> 60 anos)

52 Hipertensão arterial 728 pessoas:
0,2% crianças, 56,5% adultos e 43% idosos)

53 Crianças 221 crianças

54 Projetos Sociais

55 CRAS Centro de Referência de Assistência Social
Terças de manhã: exercícios físicos orientados pela fisioterapeuta da USF Quintas de manhã: terapia de grupo Público-alvo: todas as pessoas da comunidade Atualmente: quase sempre apenas mulheres

56 CRAS

57 Horta Comunitária

58 Campanhas e atividades
Hiperdia; Prevenção do Câncer de Próstata; Prevenção do Câncer de Cólo de Útero; Detecção e prevenção do DM e HAS; Câncer de boca; Grupo de bebês.

59 Vigilância Epidemiológica

60 Vigilância Diária – auxiliares de enfermagem
Semanal – através de relatórios realizados pela auxiliar de enfermagem

61 Muito obrigado!


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