A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SKINNER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SKINNER."— Transcrição da apresentação:

1 SKINNER

2 Behaviorismo BEHAVIOR-COMPORTAMENTO
WATSON

3 O pequeno Albert Exibir vídeo
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA LIÇÃO 3 PARTE 1 (EXIBIR VIDEO)

4 Burrhus Frederic Skinner
Eminente psicólogo contemporâneo nascido nos Estados Unidos em 1904. Lecionou nas universidades de Harvard,Indiana e Minnesota. Em 1932,relatou suas observações sobre o comportamento de pombos e ratos brancos. Inventou um aparelho chamado “Caixa de Skinner”. Influenciado por Watson e Pavlov,passou a estudar o comportamento operante,desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.

5 CAIXA DE SKINNER

6 DUAS ESPÉCIES DE APRENDIZAGEM Para cada espécie de comportamento, Skinner identifica um tipo de aprendizagem ou condicionamento. 1-CONDICIONAMENTO RESPONDENTE “Reflexo” ou “Involuntário” 2-CONDICIONAMENTO OPERANTE Inclui todas as coisas que fazemos e que tem efeito sobre nosso mundo exterior ou operam nele. Ex. Dirigir o carro,fazer sinal para o ônibus. Ex. Dilatação ou contração da pupila dos olhos em contato com a mudança da iluminação, arrepios por causa de ar frio.

7 CONDICIONAMENTO OPERANTE Sd-R-Sr Estímulo discriminativo aumenta a probabilidade da ocorrência de uma resposta,se após a resposta,for apresentado um estímulo reforçador INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA LIÇÃO 3 PARTE 2 (EXIBIR VIDEO)

8 REFORÇO POSITIVO É a presença de um estímulo agradável ao organismo após ele dar a resposta que se quer reforçar. EX: Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio.

9 REFORÇO NEGATIVO É a retirada de um estímulo desagradável do ambiente após o organismo dar a resposta que se quer reforçar.  EX: Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores. EXIBIR VIDEO

10 Punição: e a apresentação de um estímulo após uma resposta indesejada para que ela cesse. Assim como o reforço, a punição pode ser positiva ou negativa.  Punição positiva: apresenta-se um estímulo desagradável após a resposta que se deseja inibir.  EX: Se a criança faz birra leva uma repreensão; Punição negativa: retira-se um estímulo agradável após a resposta que se deseja inibir.  EX: Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana.

11 PUNIÇÃO A punição pode acarretar uma série de problemas: esse tipo de estimulação aversiva, acarreta respostas do sistema nervoso, entendidas como ansiedade, depressão, baixa autoestima.Além do mais, o comportamento punido não é esquecido, ele é suprimido. Pode ser que após a estimulação aversiva ter sido eliminada, o comportamento volte a ocorrer: a criança pode simplesmente aprender a não dizer palavrões em casa, mas continuar a usá-los em outros lugares. Ela também suprime o comportamento indesejado, mas não guia a pessoa para um comportamento mais desejável. A punição diz o que não fazer, o reforço diz o que fazer. Uma punição combinada com um reforçamento positivo de comportamentos desejáveis é mais eficiente Essa estimulação aversiva também pode provocar efeitos colaterais indesejáveis, como ansiedade e ensinar agressividade. Os psicólogos preferem dar mais ênfase ao reforço positivo do que à punição.

12 EXTINÇÃO Assim como podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar uma resposta". Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e denominou-o extinção. O salto do condicionamento operante para a extinção foi curto. Se é o esforço ou o efeito que mantém um comportamento operante, com certeza a ausência desse reforço fará desaparecer a resposta. Deixamos então de paquerar uma menina quando, depois de várias investidas, ela nem nos dirige o olhar,ignora-nos.

13 MÚSICA SEU JORGE MINA DO CONDOMÍNIO

14 SKINNER E A MÁQUINA DE ENSINAR
As máquinas de Ensinar de Skinner e os Computadores Skinner também se debruçou nos problemas do sistema educacional americano. Na década de 50 havia uma grande pressão pública pela melhoria da qualidade do ensino, devido à guerra fria e a competição com os russos pela exploração do espaço. Além disso, havia também um número muito grande de alunos e poucos professores.

15 As máquinas de ensinar e Estudos programados
Skinner acredita que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros métodos. Estudantes podem compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais, e não apenas que reconheçam - que deem respostas e que também vejam quais são as respostas corretas. A máquina assegura que esses passos sejam dados em uma ordem cuidadosamente prescrita.        Embora, é claro, que a máquina propriamente dita não ensine, ela coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o programa. Em muitos aspectos, diz Skinner, é como um professor particular, no sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante. A máquina mantém o estudante ativo e alerta.        A máquina de Skinner permite que o professor dedique suas energias a formas mais sutis de instrução, como discussão.       Materiais Programados (Instrução Programada)        O sucesso de tais máquinas depende, naturalmente, do material nelas usado. Podem hoje, ser encontrados comercialmente numerosos programas em qualquer área de matéria, mas muitos professores estão aprendendo a escrever seus próprios programas.        Os programas não precisam ser necessariamente usados em máquinas; muitos são escritos em forma de livro. Todavia, um programa distingue-se de um livro de texto, pelo fato do livro ser uma fonte de material a que o estudante se expõe.        A instrução programada leva o aluno a estudar sem a intervenção direta do professor.        As características deste método são: a matéria a ser aprendida é apresentada em pequenas partes; estas são seguidas de uma atividade cujo acerto ou erro é imediatamente verificado. O estudo é individual, "mas auxiliado pelo professor", sendo assim o aluno progride em sua própria velocidade.        Em síntese, o instrução programada leva o aluno ao conhecimento e ao aprendizado. 

16 BEHAVIORISMO E SUAS APLICAÇÕES


Carregar ppt "SKINNER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google