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Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes.

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1 Arcabouço Computacional para Construção de Crivos de Auxílio à Avaliação Cognitiva através de Jogos Psicopedagógicos Aluno: André Luiz Antunes de Moraes andremoraes@ufrj.br Orientadora: Claudia Lage Rabello da Motta, D. Sc. Lilian Markenzon, D. Sc. Maria Luiza Machado Campos, D. Sc UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

2  Introdução  Crianças com déficit cognitivo e sua reinserção na sociedade através da educação  Motivação  Ajudar os profissionais da área de Informática e de Neuropedagogia em seus trabalhos de virtualização de jogos psicopedagógicos e na construção do crivo de identificação e avaliação cognitiva.  Objetivo  Construção de um arcabouço computacional flexível e de uso comum para construir e coletar informações através de jogos eletrônicos psicopedagógicos, construir seus crivos de avaliação cognitiva e fornecer ferramenta para apresentar seus resultados, auxiliando o trabalho do especialista página 2

3  Caracterização do problema  Contextualização Geral  Apresentação de trabalhos que utilizam jogos eletrônicos para identificação e recuperação cognitiva e apresentação de suas deficiências;  Identificar o que existe de comum entre as soluções, contrapondo seus mecanismos de medição de desempenho e a inflexibilidade de alteração dos critérios e de seu reuso entre diferentes jogos  Definição das lacunas e oportunidades existentes  Contextualização Específica  preencher as lacunas e enriquecer trabalhos desenvolvidos no PPGI pelo grupo de Neuroinformática no uso de plataformas computacionais em jogos psicopedagógicos  Hipótese  Possibilidade de modelar através de uma API única de registro os dados gerados pelo jogo e utilizá-los na construção de um modelo flexível de medição de desempenho cognitivo da criança através do jogo  Organização do Trabalho página 3

4  Hipótese  Possibilidade de modelar através de uma API única de registro os dados gerados pelo jogo e utilizá-los na construção de um modelo flexível de medição de desempenho cognitivo da criança através do jogo  Facilitar a construção de computacional do crivo de avaliação cognitiva para jogos psicopedagógicos;  Aumentar a precisão das análises em relação às técnicas tradicionais de observação da criança;  Disseminar o crivo de avaliação cognitiva construído por especialistas para suportar o trabalho de profissionais menos qualificados através de uma ferramenta que traduza visualmente seus resultados;  Flexibilizar a alteração das regras utilizadas pelo crivo, permitindo a realização de novas experiências durante a avaliação  Organização do Trabalho página 4

5  Teorias da Cognição (Piaget, Flavell, Vigotsky e Seminério) ◦ Fundamenta o uso de jogo na recuperação e avaliação Cognitiva  Neurociência cognitiva e neuropedagogia ◦ Canais Morfogenéticos e Linguagens Códigos, Elaboração Dirigida, Fio Condutor ◦ Fundamenta e apresenta as técnicas de aplicação de jogos assistida  Jogos Eletrônicos na Educação e seu uso na Reabilitação e Avaliação Cognitiva (Moratori, Passarino, Melo)  Fundamentação de classificação dos tipos de jogos e o que pode ser medido através deles, fundamentando a idéia de medição de competências e como podem ser alimentadas página5

6  Estado da Arte ◦ Plataformas Computacionais para Jogos Psicopedagógicos –  Marques (Fio Condutor)  Ferreira (Plataforma Computacional),  Moraes (Phidias) ◦ Medição de desempenho através de jogos  Luft, Takase, Gomes, Priori (Plataforma ProA);  Gera & Linhares – (Perguntas de Busca com Figuras Diversas (PFBD)) ◦ Máquina de regras aplicados a sistemas e jogos  Bali (Uso de máquina de regras em sistemas corporativos) ◦ Apresentação de lacunas nos trabalhos acima página6

7  Plataforma de Jogos Psicopedagógicos ◦ Apresentação da plataforma criada por Marques e o uso do Fio Condutor ◦ Classificação dos jogos e sua capacidade de dar informações sobre as competências trabalhadas pela criança ◦ Identificação das competências trabalhadas pelo jogo ◦ Necessidade organização e padronização das informações que são coletadas pelo jogo ◦ Definição de um formato de medição de desempenho através de jogadas, estratégias e questionários  Processo de Virtualização do Jogo ◦ Projeto de Interface, Projeto Psicopedagógico e Projeto Computacional ◦ Modelo de Avaliação através de Jogos Psicopedagógicos  Definição e mapeamento de competências, eventos, estratégias e questionário do jogo  Validação do Jogo  Construção do Crivo de Avaliação Cognitiva (Medição das competências através de eventos, estratégias e questionário através de construção de critérios) página7

8  Arquitetura da Solução ◦ Características pretendidas ◦ API Universal de Coleta para Jogos Psicopedagógicos  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso ◦ API de Construção de Crivo de Avaliação Cognitiva  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso ◦ Ferramenta de execução do crivo de Avaliação Cognitiva  Objetivo  Ferramentas e tecnologias utilizadas  Modelagem de Classes  Modelo de Arquitetura de Uso página8

9  Apresentação do Jogo da Roda da Linguagem  Apresentação do Crivo construído por especialistas  Construção computacional do Crivo através da API  Apresentação das análises e resultados apresentados pelo Crivo  Definir metodologia e especificar o experimento de validação da proposta ( Será construído um questionário, que será respondido por profissionais da área de Neuropedagogia que trabalham com crianças com déficit cognitivo, com o objetivo de avaliar e comparar as ferramentas e os resultados apresentados pela solução a seus métodos tradicionais de avaliação. ) página9

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11 Cronograma página 11 Atividades 2011 JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez Codificação (Codificação da API de Critérios e finalização da Ferramenta de Execução do Crivo) Preparação do estudo de caso (Jogo da roda da Linguagem) Preparação do questionário de validação Experimento (uso de ferramenta e aplicação de questionários) Análise de resultados Validação da proposta Escrita da dissertação de mestrado (Finalização do Estado da Arte, Proposta e Experimento) Revisão e preparação da defesa Defesa


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