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PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.

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1 PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC
CONSELHO DE CLASSE

2 Diretamente relacionado à avaliação.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC Diretamente relacionado à avaliação. Espaço... ...precisa ser ressignificado e a sua real função resgatada; ...rico para a discussão dos avanços, progressos, necessidades dos estudantes; ...para traçar estratégias de atuação em conjunto que favoreçam os processos de aprender; ...para tomada de decisões.

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“...conselho de classe, em boa parte das escolas, ou tornou-se uma récita de notas e conceitos, palco de lamúrias e reclamações ou, simplesmente, inexiste. Acontecendo dessa forma, o conselho de classe coaduna-se com a perspectiva da avaliação classificatória e seletiva, perdendo seu potencial.” “ ... o conselho não deve mais ser entendido como momento de fechamento de notas e decisões acerca da aprovação ou reprovação de alunos. É também um espaço privilegiado para o resgate da dimensão coletiva do trabalho docente. O conselho existe para que as decisões sejam compartilhadas.” (Indagações sobre o Currículo – MEC p. 37)

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No Regimento Escolar... - Órgão consultivo, normativo e deliberativo para assuntos didático-pedagógicos; Objetivo de: avaliar o processo ensino–aprendizagem, propondo procedimentos adequados para sua melhoria; analisar, discutir, interpretar e planejar as intervenções necessárias a partir de dados relativos aos aspectos do desenvolvimento integral do aluno, no processo de ensino-aprendizagem, conforme segue: a) metodologia; b) adequação curricular e de todo o processo de avaliação; c) aspectos comportamentais; d) hábitos e atitudes; e) interesses; f) habilidades; g) aspectos relativos à saúde e outros.

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No Regimento Escolar... Como será constituído (diretor, pedagogos, professores que atuam com a turma, secretário); Quem coordena (diretor, vice-diretor, pedagogos); Como será organizado (bimestral, trimestral, semestral); Quando deve ser realizado (reuniões ordinárias e extraordinárias); Da finalidade do conselho de classe; Das atribuições do conselho de classe; Atribuições específicas pedagogos, professores e secretário.

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DA FINALIDADE – estudar e interpretar os dados da aprendizagem na sua relação com o trabalho do professor, na direção do processo ensino-aprendizagem, de acordo com a Proposta Pedagógica; – realizar diagnósticos, acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos; – analisar os resultados da aprendizagem, contextualizando-os na seleção e organização dos conteúdos e no encaminhamento metodológico proposto e desenvolvido. – analisar o cumprimento dos objetivos e metas da Proposta Pedagógica tendo em vista sua realimentação;

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DAS ATRIBUIÇÕES - verificar o cumprimento dos objetivos, dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e das relações estabelecidas na Proposta Pedagógica da escola. - analisar as informações apresentadas pelos professores sobre o aproveitamento escolar de cada aluno; - propor medidas que contribuam para assegurar melhoria permanente da qualidade do trabalho pedagógico; - realizar o acompanhamento do processo de avaliação de cada turma, debatendo e analisando os dados do processo ensino e aprendizagem; propor medidas para melhoria do aproveitamento escolar;

8 DAS ATRIBUIÇÕES (continuação)
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC DAS ATRIBUIÇÕES (continuação) estabelecer procedimentos de recuperação de estudos, concomitantemente ao processo de aprendizagem, que atendam às reais necessidades dos alunos e em consonância com a Proposta Pedagógica da escola; - colaborar com a equipe pedagógico-administrativa na elaboração e execução de planos de adaptação de alunos transferidos, quando se fizer necessário - atuar em corresponsabilidade na decisão sobre o avanço ou a retenção do aluno, após apuração dos resultados finais, levando-se em consideração o desenvolvimento integral do estudante; - receber, analisar e emitir pareceres sobre situações específicas de alunos, dando ciência aos pais sobre os encaminhamentos recomendados;

9 DAS ATRIBUIÇÕES (continuação)
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC DAS ATRIBUIÇÕES (continuação) - receber, analisar e emitir parecer sobre pedidos de revisão de resultados em 48 horas (quarenta e oito horas) úteis, após sua divulgação em edital. - estabelecer critérios para decisão coletiva quanto à progressão de alunos que, após apuração dos resultados finais, apresentem situações especiais;

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- O aluno que ao final do ciclo, apresentar dificuldades pedagógicas acentuadas efetivados os procedimentos indicados nos artigos anteriores, deverá ser submetido a parecer de uma equipe multidisciplinar, para fins de progressão. ARTIGOS ANTERIORES... - O aluno que apresentar durante o ciclo dificuldades pedagógicas significativas, constatadas pelo Conselho de Classe deverá passar pelo seguintes procedimentos: a) avaliação pedagógica individualizada dos professores e equipe pedagógico-administrativa; b) auxilio pedagógico do co-regente para recuperação de estudos; c) encaminhamentos especializados quando necessários; d) convocação dos pais. - O aluno que durante o Ciclo ainda demonstrar dificuldades significativas de aprendizagem, após efetivados os procedimentos elencados no artigo anterior, alíneas a), b), c) e d), será encaminhado pelo Conselho de Classe, para avaliação diagnóstica psicoeducacional.

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- A equipe multidisciplinar é composta pela equipe pedagógico-administrativa da escola, representante do Núcleo Regional de Educação, representante da equipe avaliadora do Centro Municipal de Atendimento Especializado e professores do ciclo, no qual o aluno está matriculado.


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