A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 68 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 68 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA 68 2007 INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE MOTOR DE PARTIDA - INTRODUÇÃO Nesta aula veremos: MOTOR DE PARTIDA AULA 02

6 RECAPITULANDO: MOTOR DE PARTIDA

7 MOTOR DE PARTIDA O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de acionar o motor do automóvel até que ele tenha condições de funcionar sozinho (ou seja dar a partida no carro). Sendo assim ele fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamentomotor elétricomotor automóvel

8 COMPONENTES

9 1 CARCAÇA E PONTA DE FIXAÇÃO

10 MOTOR DE PARTIDA

11 2 MOLA DE RETORNO E ALAVANCA DE ACIONAMENTO DO PINHÃO

12 EXPLICAÇÃO A CHAVE MAGNÉTICA ACIONA O PINHÃO PARA ESTE ENGRENAR À CREMALHEIRA PARA TRANSMISSÃO DA FORÇA DE GIRO DO INDUZIDO, QUE ESTÁ LIGADO AO PINHÃO, E DO PINHÃO À CREMALHEIRA PARA FAZER O MOTOR GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO.

13 3 INDUZIDO COM BOBINA DE CAMPO

14 MAIS EXPLICAÇÕES Assim que o coletor começa a girar, as escovas fazem contato com o par seguinte de lâminas de cobre, ligadas a outra bobina do induzido que resulta na continuação do movimento. Este processo repete-se ininterruptamente enquanto cada par de lâminas do coletor fizer contato com as escovas. Desta forma, o induzido continua a girar, enquanto as escovas transmitirem corrente a cada bobina do induzido.

15 4 SAPATA POLAR – ÍMÃ PERMANENTE

16 FUNCIONAMENTO O motor de arranque não necessita de quaisquer dispositivos de comando; a mesma ligação alimenta o induzido e os enrolamentos das indutoras (armadura ou ímã permanente) e encontra-se instalada de tal maneira que retira da bateria exatamente a corrente necessária para fazer girar o motor.

17 5 ESCOVAS E MOLAS DAS ESCOVAS

18 MAIS DETALHES As escovas são as peças responsáveis por transmitir a corrente elétrica ao eixo do induzido, mesmo este estando em movimento. Seu material de contato sofre desgaste natural com o atrito ao eixo, e quando acaba por completo, não passa mais a corrente ao eixo do induzido, parando o funcionamento do motor de partida.

19 6 CHAVE MAGNÉTICA OU AUTOMÁTICO

20 AUTOMÁTICO É o componente que aciona o pinhão do motor de partida assim que recebe um sinal positivo do comutador de ignição, quando energiza um eletroímã que aciona a alavanca do pinhão, vencendo a pressão da mola de retorno. É nele em estão as ligações elétricas tanto a linha 30, quanto a linha 50.

21 PERGUNTA EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE MOTOR DE PARTIDA ?

22 RESPOSTA SIM. HÁ MODELOS EF, QB, KB ENTRE OUTROS, AGUARDEM NAS PRÓXIMAS AULAS MAIS DETALHES.

23 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 70 ELÉTRICA E ELETRÔNICA MOTOR DE PARTIDA PARTE 03 - FINAL Instrutor Scopino


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 68 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google