Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTalita Ruis Alterado mais de 9 anos atrás
1
AULA TÉCNICA 68 2007 INSTRUTOR: SCOPINO
2
SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
4
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
5
JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE MOTOR DE PARTIDA - INTRODUÇÃO Nesta aula veremos: MOTOR DE PARTIDA AULA 02
6
RECAPITULANDO: MOTOR DE PARTIDA
7
MOTOR DE PARTIDA O motor de arranque ou motor de partida é um motor elétrico com escovas que tem a função de acionar o motor do automóvel até que ele tenha condições de funcionar sozinho (ou seja dar a partida no carro). Sendo assim ele fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamentomotor elétricomotor automóvel
8
COMPONENTES
9
1 CARCAÇA E PONTA DE FIXAÇÃO
10
MOTOR DE PARTIDA
11
2 MOLA DE RETORNO E ALAVANCA DE ACIONAMENTO DO PINHÃO
12
EXPLICAÇÃO A CHAVE MAGNÉTICA ACIONA O PINHÃO PARA ESTE ENGRENAR À CREMALHEIRA PARA TRANSMISSÃO DA FORÇA DE GIRO DO INDUZIDO, QUE ESTÁ LIGADO AO PINHÃO, E DO PINHÃO À CREMALHEIRA PARA FAZER O MOTOR GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO.
13
3 INDUZIDO COM BOBINA DE CAMPO
14
MAIS EXPLICAÇÕES Assim que o coletor começa a girar, as escovas fazem contato com o par seguinte de lâminas de cobre, ligadas a outra bobina do induzido que resulta na continuação do movimento. Este processo repete-se ininterruptamente enquanto cada par de lâminas do coletor fizer contato com as escovas. Desta forma, o induzido continua a girar, enquanto as escovas transmitirem corrente a cada bobina do induzido.
15
4 SAPATA POLAR – ÍMÃ PERMANENTE
16
FUNCIONAMENTO O motor de arranque não necessita de quaisquer dispositivos de comando; a mesma ligação alimenta o induzido e os enrolamentos das indutoras (armadura ou ímã permanente) e encontra-se instalada de tal maneira que retira da bateria exatamente a corrente necessária para fazer girar o motor.
17
5 ESCOVAS E MOLAS DAS ESCOVAS
18
MAIS DETALHES As escovas são as peças responsáveis por transmitir a corrente elétrica ao eixo do induzido, mesmo este estando em movimento. Seu material de contato sofre desgaste natural com o atrito ao eixo, e quando acaba por completo, não passa mais a corrente ao eixo do induzido, parando o funcionamento do motor de partida.
19
6 CHAVE MAGNÉTICA OU AUTOMÁTICO
20
AUTOMÁTICO É o componente que aciona o pinhão do motor de partida assim que recebe um sinal positivo do comutador de ignição, quando energiza um eletroímã que aciona a alavanca do pinhão, vencendo a pressão da mola de retorno. É nele em estão as ligações elétricas tanto a linha 30, quanto a linha 50.
21
PERGUNTA EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE MOTOR DE PARTIDA ?
22
RESPOSTA SIM. HÁ MODELOS EF, QB, KB ENTRE OUTROS, AGUARDEM NAS PRÓXIMAS AULAS MAIS DETALHES.
23
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 70 ELÉTRICA E ELETRÔNICA MOTOR DE PARTIDA PARTE 03 - FINAL Instrutor Scopino
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.