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Curso de Correspondência Oficial

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Apresentação em tema: "Curso de Correspondência Oficial"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Correspondência Oficial
Correspondência Oficial (1ª parte A)

2 Curso de Correspondência Oficial
: Curso de Correspondência Oficial Instrutoria: Maria Beatriz Bastos Cardoso Câmara

3 Curso de Correspondência Oficial
Objetivos: auxiliar assessores de gabinete, servidores da CMBH e demais participantes na elaboração de documentos de Redação Oficial.

4 Curso de Correspondência Oficial
promover o uso de referenciais padronizados; ressaltar a clareza, a precisão, a coerência, a concisão e a uniformidade – características dos trabalhos de assessoramento legislativo; compatibilizar a redação de documentos oficiais com os princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade e da eficiência; disseminar a máxima transparência dos atos do poder público e da atuação parlamentar.

5 Curso de Correspondência Oficial
Programação do Curso

6 Redação de Correspondências na Modernidade
Entre o papel e o virtual - importância política da internet; Novos parâmetros de correspondência; Princípios da Administração Pública= Princípios dos documentos públicos; Formatação de Correspondência Oficial: *Ofício ; *Requerimento; * /Twitter

7 Curso de Correspondência Oficial
Não se pode prescindir de uma reflexão sobre o novo formato do texto oficial em um momento de transição neste início de século, caracterizado pela disseminação intensa de novas formas de tecnologia da informação.

8 Comunicação empresarial

9 Curso de Correspondência Oficial
Exige-se a formação de um novo leitor/redator de textos que saiba transitar pelos espaços virtuais – daí a necessidade de um verdadeiro “letramento digital”.

10 Entre o papel e o virtual
“(…) A peça-chave disto tudo é My.BarackObama.com, onde simpatizantes podem aderir a grupos locais, criar eventos, registrar-se para novidades da campanha e configurar páginas pessoais de arrecadação de doações. “Se nós não tivéssemos ferramentas de organização on line, seria muito mais difícil estar aonde estamos agora,” afirmou o Chris Hughes, um dos fundadores do Facebook e membro do time de Obama.

11 Curso de Correspondência Oficial
“Uma das minhas crenças mais fundamentais dos meus dias como líder comunitário é que mudanças reais vêm de baixo pra cima,” disse Obama. “E não há ferramenta mais poderosa para organizações locais que a Internet.”

12 A “era” das redes sociais
Redação oficial X comunicação A “era” das redes sociais

13 Twitter Twitter é uma soma de rede social e microblog.Suas postagens são de no máximo 140 caracteres; atualmente, a rede social Twitter é usada por diversas razões: para contatos com amigos, profissionais ou para entretenimento e notícias; é o sítio eletrônico que mais cresce no Brasil e no mundo “Tráfego do Twitter cresce 96,8% em março no Brasil, afirma Ibope”

14 A “era” das redes sociais
Para o analista Chris Spence, Diretor de Tecnologia do Instituto Democrático Nacional, em Washington, nos EUA, a rede social vai além do sentido da conversação: "O Twitter serve como um poderoso canal de comunicação alternativo para monitorar e comentar ativamente eventos atuais, da mesma forma que permite organizar e coordenar pequenos grupos de ações coletivas e de protestos", afirmou.

15 A “era” das redes sociais
Para Nathan Freitas, professor do programa de telecomunicações interativas, da Universidade de Nova York, há que ficar atento ao controle do Estado a este tipo de "informação livre e pública". "No caso do Tibete, as supostas manifestações pacíficas de março de 2008 foram recebidas no exterior como 'distúrbios de rua', dada a habilidade da China de controlar a informação por meio de restrições de acesso à imprensa e das formas de bloqueio das comunicações telefônicas e da internet", exemplificou.

16 Links – uso político do Twitter
Para Freitas, é necessária "a criação de uma 'Carta de Direitos de Tecnologia Global' que promova o uso das novas tecnologias para levar a liberdade de expressão e de imprensa, direitos humanos e democracia.

17 Uso político do Twitter
O conteúdo apresentado nas lâminas seguintes foi retirado do sítio eletrônico:

18 Uso político do Twitter
Distribuição rápida de informação: quando você “Twitta” algo interessante, essa informação se espalha de forma exponencial e extremamente veloz; Consciência de grupo: no Twitter, todos têm direito a falar. Ao encontrar pessoas que compartilhem a mesma visão, um debate muito valioso é iniciado, criando interação entre pessoas que lutam por uma mesma causa;

19 Uso político do Twitter
Organização e coordenação de ações: existem casos, como na China, que manifestantes se organizam pelo Twitter para enfrentar a censura; Criar vínculos com a sociedade: por ser um canal aberto ao público, permite um elevado nível de interação e aproximação;

20 Uso político do Twitter
Oportunidade única para debate: as pessoas adoram discutir assuntos relacionados a sua vida. Promova discussão sobre temas pontuais de campanha, descobrindo a opinião das pessoas sobre o assunto e chamando atenção para a campanha; Informação: seja o primeiro a repassar informações que sejam interessantes aos eleitores, para que eles também possam repassar adiante;

21 Uso político do Twitter
Por favor, sem discursos: ninguém lhe dará atenção se sua intenção é fazer um discurso de TV no Twitter. Participe da conversa normalmente e, principalmente, preste atenção no que eles falam; Mudar a imagem dos políticos: responda às críticas com atenção e respeito. É uma ótima oportunidade de ganhar respeito por parte do eleitor, que consegue ver que você não foge da conversa, gerando interesse por parte de outras pessoas.

22 Uso político do Twitter
Existe vida além da política: fale sobre outros assuntos também. Um político também é um ser humano, que assiste filmes e tem opiniões próprias sobre outros assuntos; Transparência sempre: se não for o próprio político que “Twitta”, deixe isso bem claro no perfil. Isso é uma exigência. Não há problema algum em ter uma equipe que responde. As pessoas apenas gostam de saber com quem estão falando.

23 Uso político do Twitter
Não é necessário responder tudo: reúna questões parecidas e responda. Quanto a outras questões, não necessita responder todas, pois as pessoas sabem que você é uma pessoa ocupada com outras tarefas; Faça parte do todo: repasse aos seus seguidores informações que achar interessante. Faça a informação circular.

24 Uso político do Twitter
Links para projetos, audiências, atuação legislativa; considerações sobre acontecimentos da Câmara; solicitação de sugestões; contato com eleitores; denúncias.

25 Atualização do Twitter
A atualização deve, se possível, ser diária; A atualização pode ocorrer por ou por celular.


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