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LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE

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Apresentação em tema: "LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE"— Transcrição da apresentação:

1 LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO EDUCACIONAL DE QUALIDADE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE PERÍODO DA PESQUISA: NOVEMBRO DE 2009 A ABRIL DE 2010 PESQUISADORAS: ADRIANA BRANDINA DE SANTANA E CARMELITA DA SILVA SOUSA ORIENTADORA: KLÍVIA DE CÁSSIA SILVA NUNES JUNHO/2010

2 TEMA GESTÃO ESCOLAR E A INTERDISCIPLINARIDADE: contribuição relevante na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze. PROBLEMA Qual o papel da gestão nas atividades interdisciplinares desenvolvidas como forma de se obter a qualidade do ensino na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze? OBJETIVO GERAL Reconhecer a relevância da participação do gestor nas atividades interdisciplinares para promover melhoria no trabalho didático pedagógico e poder desenvolver uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar a participação do gestor nos trabalhos interdisciplinares; Buscar por atividades que envolva a participação de todos que fazem parte da comunidade escolar; Reconhecer a importância de oficinas de capacitação para trocas experiências; Apresentar a importância de atividades interdisciplinares para o desenvolvimento da aprendizagem; Facilitar o processo de ensino aprendizagem. HIPÓTESES O fato dos gestores não serem escolhidos diretamente pela comunidade extra escolar e não ter clareza do seu real papel na escola, que vai além das questões burocráticas. Formação inicial defasada em relação a construção de conhecimentos propiciada pela interdisciplinaridade.

4 ESTRUTURA DO ARTIGO: CAPA FOLHA DE ROSTO RESUMO PALAVRAS-CHAVE
1 – INTRODUÇÃO 2– GESTÃO ESCOLAR 3 –A GESTÃO E O PROCESSO DE ENSINO 4 – A INTERDISCIPLINARIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 5 – PESQUISA DE CAMPO CONSIDERAÇÕES FINAIS ABSTRACT KEY - WORDS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os autores utilizados para a construção deste estudo foram: LÜCK, Heloísa, Dimensões da Gestão escolar e sua competências. Curitiba: Positivo, 2008. _______2007. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos e metodológicos. 15ª ed. Petrópolis. Vozes 2008. DOURADO, Luiz Fernandes; MORAES, Karine Nunes de e OLIVIERA, João Ferreira de. O papel político-pedagógico do diretor. In.__________. Unidade II: Gestão Democrática da Escola e o Sistema de Ensino -  Sala Ambiente de Políticas e Gestão na Educação (texto de apoio), [200-, p.1].

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
TIPO DE PESQUISA: A pesquisa foi realizada durante os intervalos de aulas e nos horários de planejamento da equipe gestora, foi utilizado um questionário com perguntas direcionadas para os professores e gestor sobre interdisciplinaridade, onde foi possível obter informações que nos ajudaram a perceber que o trabalho interdisciplinar pode contribuir para uma gestão de qualidade. UNIVERSO DA PESQUISA: Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze CONTEXTO INVESTIGADO: a prática pedagógica dos professores e atuação do gestor na área pedagógica na Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze

7 Resultados De acordo com os dados da pesquisa realizada podemos perceber que na escola pesquisada tanto professores como gestor utilizam da interdisciplinaridade para exercerem suas funções. O principal ponto de tensão é a falta da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem como demonstra o gráfico abaixo

8 CONCLUSÕES Na pesquisa realizada pode-se observar que a gestão da escola busca inovar as suas ações e atitudes de forma que atenda as necessidades da comunidade, apesar das dificuldades encontradas, o gestor conta com o apoio dos colegas de trabalho, por acreditar que uma educação de qualidade, é realizada por um conjunto de opiniões e estratégias, sendo justificada pelo dito popular “que uma andorinha sozinha não faz verão”. Sendo assim entendemos que a gestão da escola pesquisada orienta seus trabalhos pela interdisciplinaridade, como parte de um processo contínuo. A participação dos professores na escola para que a interdisciplinaridade aconteça de fato é expressiva, já que a prática comum da escola busca superar o ensino fragmentado.

9 REFERÊNCIAS BRASIL. Constituição da República Federativa. Brasília: MEC, 1988. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Barsília, 1996. DOURADO, Luiz Fernandes; MORAES, Karine Nunes de e OLIVIERA, João Ferreira de. O papel político-pedagógico do diretor. In.__________. Unidade II: Gestão Democrática da Escola e o Sistema de Ensino -  Sala Ambiente de Políticas e Gestão na Educação (texto de apoio), [200-, p.1]. KLEIN, Julie Thompson, Crossing boundaries: Knowledge, disciplinarities, and interdisciplinarities. Charlottesville, Virgínia: University Press of Virginia, 1990. LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização, 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005. ____________________. Organização e gestão da escola: teoria e prática, Goiânia: Alternativa, 2001. LÜCK, Heloísa, Dimensões da Gestão escolar e sua competências. Curitiba: Positivo, 2008. _______2007. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos e metodológicos. 15ª ed. Petrópolis. Vozes 2008. SILVA, Edna Lúcia da, MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa. Ed 3. Florianópolis, 2003. VEIGA, Ilma P. A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papyrus, 1998.


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