Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFilipe Ramon Alterado mais de 9 anos atrás
1
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar
2
Net Aula Unicanto Tecle Enter para continuar Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo
3
Net Aula Unicanto Disciplina: Física Partindo do pressuposto de que o conhecimento é o resultado da interação do homem com seu meio, o estudo da Física deve proporcionar ao aluno condições e atividades que lhe permitam realizar as ações descritas a seguir:. Identificar relações entre conhecimento cientifico, produção de tecnologia e condições de vida no mundo de hoje e sua evolução histórica, relacionado-a com a história do pensamento do homem; · Formular questões a partir de elementos da Física, identificando seus conceitos no cotidiano; · Dar ênfase às leis gerais, reduzindo substancialmente as informações de caráter específico, utilizando uma linguagem simples, de maneira a torná-la acessível; · Saber relacionar os conceitos físicos associados à concepção de energia, espaço e tempo; · Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades básicas do ser humano, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da Natureza e do homem. Tecle Enter para continuar
4
Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. Tecle Enter para continuar
5
Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. Tecle Enter para continuar
6
Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) Tecle Enter para continuar
7
Net Aula Unicanto Como resolver os exercícios de Física? Em primeiro lugar é necessário estar inteirado do conteúdo de Física. Antes de tentar resolver os exercícios, deve-se ao menos ler o teoria sobre cada assunto daquele exercício que se está estudando. Após ler o conteúdo, siga 3 passos. 1º - Entenda o exercício, saiba o que está acontecendo, tenha uma idéia geral do fenômeno, exemplo: “Um carro estava parado e começou a correr!”, “Um vaso de planta caiu de um prédio”. Se possível faça um desenho. 2º - Retire todos os dados do exercício, inclusive aquele que o problema quer que você encontre, exemplo: vo = 20m/s (velocidade inicial), v=60m/s (velocidade final), t=8s (tempo), m=5kg (massa), a=? (aceleração) 3º - Encontre uma fórmula onde você possa encaixar todos os dados que você tem e mais o dado que você quer descobrir. Tecle Enter para continuar
8
Net Aula Unicanto Leis de Newton
9
Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática
10
Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática A partir de agora iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja, vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento.
11
Net Aula Unicanto Leis de Newton Até agora, nós estudamos movimentos com velocidade e/ou aceleração, sem levar em consideração o motivo, ou a causa que gerou este movimento. Para este tipo de movimento, demos o nome de Cinemática A partir de agora iremos levar em conta a causa do movimento, ou seja, vamos desvendar o motivo pelo qual um carro, uma bola de boliche, uma pessoa, ou qualquer outro objeto entra em movimento. Para todas essas situações em que nós sabemos a origem do movimento, vamos chama-la de Dinâmica. A Dinâmica é tem seu início nas famosas Leis de Newton!
12
Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?
13
Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?
14
Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?
15
Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?
16
Net Aula Unicanto Leis de Newton Você já passou por algumas dessas situações?
17
Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia!
18
Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!”
19
Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu?
20
Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Entendeu? Não!
21
Net Aula Unicanto Leis de Newton Todas essas situações, são explicadas pela 1º Lei de Newton, também conhecido como lei da Inércia! Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Calma que eu explico! Entendeu? Não!
22
Net Aula Unicanto Leis de Newton Ou seja, “Se as resultantes das forças que agem sobre um corpo for nula, este corpo tende a manter seu estado repouso ou de movimento retilíneo uniforme!” Quando uma pessoa está correndo sobre o cavalo, tanto o cavalo como o jóquei, estão a mesma velocidade! Quando o cavalo para bruscamente, o jóquei mantêm a mesma velocidade(resultante das forças é nula) e é arremessado para frente(movimento retilíneo e uniforme)!
23
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos
24
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=?
25
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º
26
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º A B A+B=?
27
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º A B A+B=?
28
Net Aula Unicanto Soma Vetorial Existem três formas de se somar vetor Quando os vetores estão paralelos A B A+B=? Quando os vetores fazem um ângulo de 90º Quando os vetores fazem um ângulo diferente de 90º A B A+B=? A B
29
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos.
30
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N
31
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B
32
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N
33
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N
34
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N
35
Net Aula Unicanto Para somar vetores paralelos, basta colocar um vetor na frente do outro e somar seus módulos. A=20N B=30N O Vetor C=A+B A=20N B=30N C=50N O Vetor C é a soma algébrica de A e B.
36
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido.
37
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N
38
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B
39
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B A=20N
40
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30NA=20N
41
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N A=20N
42
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B. A=20N
43
Net Aula Unicanto Para Subtrair vetor, basta apenas trocar o seu sentido. A=20N B=30N O Vetor D=A-B B=-30N D=10N O Vetor D é a subtração algébrica de A e B. A=20N O Vetor – B e igual ao Vetor B com o sentido contrário
44
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras.
45
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N
46
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N A=3N
47
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? A=3N
48
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
49
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2
50
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa
51
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa Cateto A
52
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N R 2 =A 2 +B 2 Hipotenusa Cateto A Cateto B
53
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
54
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
55
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
56
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
57
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo. A=3N
58
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo de 90º, não pense muito. Desloque um dos vetores para formar um triângulo retângulo e aplique o teorema de Pitágoras. A=3N B=4N A=3N R=? Agora que já sabemos a posição do vetor resultante R=? Podemos usar Pitágoras para fazer o cálculo.
59
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos
60
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! 60º
61
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! A=3N 60º
62
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
63
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ
64
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa
65
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A
66
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A Cateto B
67
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º R 2 =A 2 +B 2 +2 · A · B · cosΘ Hipotenusa Cateto A Cateto B Co-seno do ângulo
68
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
69
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
70
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
71
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
72
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
73
Net Aula Unicanto Quando os vetores formam um ângulo diferente de 90º, não tem outra saída, o jeito é usar a lei dos co-senos B=2N A=3N Da mesma forma que descobrimos a posição do vetor resultante com o ângulo de 90º, usaremos aqui! R=? A=3N 60º
74
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial F x y α
75
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo.
76
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,
77
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,
78
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α,
79
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:
80
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:
81
Net Aula Unicanto A decomposição vetorial, é feita com a ajuda da matemática, ou melhor, com a ajuda das relações trigonométricas! Decomposição Vetorial Fy Fx F x y α F é a hipotenusa do triângulo retângulo. Fy é o cateto oposto ao ângulo α, Fx é o cateto adjacente ao ângulo α. Logo:
82
Net Aula Unicanto COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.